Eanes, Sampaio e Soares apoiam Sampaio da Nóvoa

Eduardo Costa / Lusa

António Sampaio da Nóvoa, candidato às Presidenciais de 2016

A candidatura de António Sampaio da Nóvoa às presidenciais, que já conta com o apoio manifesto de Mário Soares, pode vir a ser apoiada por mais dois ex-Presidentes da República.

O semanário Sol avança que Ramalho Eanes vai declarar o seu apoio à candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, depois da sua oficialização, e que também Jorge Sampaio o fará brevemente.

Ao contrário de Soares, que deverá marcar presença na cerimónia pública da candidatura – dia 29 de abril, no Teatro da Trindade, em Lisboa -, o apoio de Ramalho Eanes será concretizado posteriormente, num acto isolado.

Jorge Sampaio, que não marcará presença na cerimónia, admite manifestar o seu apoio, “se for caso disso, daqui a 20 dias ou dois meses”, apurou o Sol.

Há duas semanas, em entrevista ao Expresso, o ex-Presidente da República tinha afirmado que apenas interviria nas presidenciais após as legislativas: “há um tempo próprio para tudo e também para uma eventual declaração de apoio público a candidatos presidenciais: este momento ainda não chegou e não parece provável nos próximos meses”. No entanto, terá decido antecipar o apoio a Nóvoa tendo em conta a convergência socialista para a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, após António Guterres ter anunciado que não seria “candidato a candidato”.

A candidatura do ex-reitor ainda não é unânime no seio do partido, mas o “não” de Guterres reduziu as alternativas do PS. No entanto, e apesar dos elogios do presidente do PS, Carlos César, que já veio admitir publicamente que “Sampaio da Nóvoa representa aquilo de que Portugal precisa”, o apoio oficial ainda tarda.

Quanto à cerimónia de oficialização da candidatura, o jornal i escreve que o antigo reitor “sempre teve a intenção de formalizar a candidatura na semana simbólica que começa a 25 de abril e acaba a 1 de maio, mas excluiu o dia 25 de abril para anunciar a entrada na corrida a Belém, o que chegou a estar na cabeça de alguns dos seus apoiantes, para não se apropriar de uma data de significado nacional”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • O português tem destas ‘coisas’… O alcance da estima pl’o General! Talvez por isso “rasca” enraíza-se em certos círculos de procissões ao adro 44 – É só ver quem lá foi, o que disse da magistratura e quem lá decididamente já não volta! Não é pá?

RESPONDER

"Very nice!". Cazaquistão inspira-se em Borat para o seu novo slogan turístico

O Cazaquistão criou uma série de pequenos vídeos para promover o turismo do país. Para tal, recorreu a uma das mais icónicas frases da personagem fictícia Borat. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar no …

Teoria da Relatividade não rendeu um Nobel a Einstein. Para o comité sueco, "não era Física"

A Teoria da Relatividade Geral (1905), um dos principais avanços científicos do século XX, não rendeu um prémio Nobel ao físico Albert Einstein, tendo o comité sueco argumentado que o trabalho não era sobre Física. …

Jogadora do Valladares criou pânico durante jogo

Yasmín Fernández não consegue recordar todos os momentos que se viveram na reta final do duelo com o Mos. Mas cedo descobriu que sofreu apenas uma lesão muscular. Decorria o minuto 88' do jogo entre UD …

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …