Eanes, Sampaio e Soares apoiam Sampaio da Nóvoa

Eduardo Costa / Lusa

António Sampaio da Nóvoa, candidato às Presidenciais de 2016

A candidatura de António Sampaio da Nóvoa às presidenciais, que já conta com o apoio manifesto de Mário Soares, pode vir a ser apoiada por mais dois ex-Presidentes da República.

O semanário Sol avança que Ramalho Eanes vai declarar o seu apoio à candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, depois da sua oficialização, e que também Jorge Sampaio o fará brevemente.

Ao contrário de Soares, que deverá marcar presença na cerimónia pública da candidatura – dia 29 de abril, no Teatro da Trindade, em Lisboa -, o apoio de Ramalho Eanes será concretizado posteriormente, num acto isolado.

Jorge Sampaio, que não marcará presença na cerimónia, admite manifestar o seu apoio, “se for caso disso, daqui a 20 dias ou dois meses”, apurou o Sol.

Há duas semanas, em entrevista ao Expresso, o ex-Presidente da República tinha afirmado que apenas interviria nas presidenciais após as legislativas: “há um tempo próprio para tudo e também para uma eventual declaração de apoio público a candidatos presidenciais: este momento ainda não chegou e não parece provável nos próximos meses”. No entanto, terá decido antecipar o apoio a Nóvoa tendo em conta a convergência socialista para a candidatura do ex-reitor da Universidade de Lisboa, após António Guterres ter anunciado que não seria “candidato a candidato”.

A candidatura do ex-reitor ainda não é unânime no seio do partido, mas o “não” de Guterres reduziu as alternativas do PS. No entanto, e apesar dos elogios do presidente do PS, Carlos César, que já veio admitir publicamente que “Sampaio da Nóvoa representa aquilo de que Portugal precisa”, o apoio oficial ainda tarda.

Quanto à cerimónia de oficialização da candidatura, o jornal i escreve que o antigo reitor “sempre teve a intenção de formalizar a candidatura na semana simbólica que começa a 25 de abril e acaba a 1 de maio, mas excluiu o dia 25 de abril para anunciar a entrada na corrida a Belém, o que chegou a estar na cabeça de alguns dos seus apoiantes, para não se apropriar de uma data de significado nacional”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

      • O português tem destas ‘coisas’… O alcance da estima pl’o General! Talvez por isso “rasca” enraíza-se em certos círculos de procissões ao adro 44 – É só ver quem lá foi, o que disse da magistratura e quem lá decididamente já não volta! Não é pá?

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …