E a mais recente coisa inteligente é… um relógio de parede

Glance

O Glance é o smartwatch que vais poder pendurar em casa

O Glance é o smartwatch que vais poder pendurar em casa

A tecnologia está a assistir a uma pandemia de “inteligentificação”. Todo e qualquer objecto parece poder tornar-se mais inteligente e passar a dispôr de um leque mais abrangente de funcionalidades que, até agora, pareciam ser impossíveis de conjugar.

A CES mostrou-nos mais uns quantos exemplos desta realidade: frigoríficos com portas transparentes, sensores digitais de glúten e até patos de borracha que se conectam ao teu smartphone.

A fila de utensílios domésticos que ainda não foram explorados por uma empresa tecnológica com o objectivo de o deixar mais “smart” está a encurtar e, desta vez, à custa dos relógios de parede.

O Glance é o smartwatch que vai poder pendurar em casa e a proposta deste relógio é simples: condensar toda a informação dos teus wearables, trackers, apps e gadgets de sua casa num dispositivo simples que se cruza facilmente com o teu olhar.

O mostrador tem 12 polegadas de diâmetro e a sua bateria é capaz de aguentar até 6 meses.

Nele pode consultar coisas como a sua agenda, os teus ciclos de sono ou a chegada de um Uber que chamaste há 10 minutos.

A informação é disponibilizada de forma original e sempre articulada com o mostrador analógico que foi claramente utilizado para não o descaracterizar da sua categoria de “relógio de parede”.

“O problema com os telemóveis é que monopolizam totalmente a tua atenção”, escreve David Rose em The Enchanted Objects, a obra que inspirou o CEO e fundador da Glance, Anton Zriashchev, a criar este relógio.

“Há uma oportunidade de nos descolarmos deste ecrã e espalhar aplicações por objectos do dia-a-dia, como secretárias, roupa, jóias. Simplesmente por todo o lado. Seria uma forma muito mais simpática de interagir com tecnologia”, diz Rose.

E é com base nessa filosofia que podemos olhar para o Glance como um objecto do processo de descentralização tecnológica a que assistiremos nos próximos tempos.

Isto significa que objectos tão simples como o seu relógio de parede podem fornecer informações tão úteis quanto a chegada de um novo e-mail à tua caixa de correio e no futuro, quem sabe, até as paredes do teu quarto o poderão fazer.

É a internet das coisas a funcionar na sua plenitude.

Shifter

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …

Caso do negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos

O processo sobre a alegada corrupção no negócio das golas antifumo já tem 18 arguidos, entre os quais o ex-secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, e o presidente da Proteção Civil, Mourato Nunes. A …

Farmacêutica Pfizer inicia ensaio clínico de vacina para covid-19 com 30 mil participantes

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a biotecnológica alemã BioNTech iniciaram um ensaio clínico de uma potencial vacina para a covid-19 envolvendo cerca de 30 mil participantes, foi anunciado na quarta-feira. Segundo noticiou a agência Lusa, …

Portugal regista mais três mortes e 213 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 213 novos casos de covid-19 em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, dos 213 …