E-mail: De um a cem milhões por minuto em 45 anos

Joel Bombardier / Flickr

-

O primeiro e-mail foi enviado há 45 anos, e nem sequer chegou completo porque o sistema se desligou, nada comparado com a atualidade e com os 100 milhões de e-mails enviados por minuto.

Os números têm tendência para se tornarem maiores ainda, à medida que a internet vai expandindo. De acordo com o site Mashable, a cada dia são criados 144,8 mil milhões de e-mails.

Hoje, em determinadas profissões, 28 por cento do trabalho semanal é gasto a ver o e-mail, ainda que, de todas essas mensagens, só 14 por cento possam ser consideradas importantes. Publicidade não solicitada, mensagens falsas, recados de amigos e notificações de redes sociais, a dizer que alguém comentou alguma coisa, representam o resto.

De acordo com a mesma fonte, só em 2012 foram criadas 3,3 mil milhões de novas contas de e-mail, sendo apenas um terço delas criadas por motivos profissionais.

Tudo começou há menos de meio século, a 29 de outubro de 1969, quando Leonard Kleinrock, investigador da Universidade da Califórnia, enviou a mensagem LO para um seu colega, Douglas Engelbart. Leonard queria escrever LOGIN mas o sistema foi abaixo a meio.

Nos anos seguintes, este novo tipo de comunicação desenvolveu-se e apenas dois anos depois, em 1971, se criaram os primeiros programas para envio de e-mail e também o símbolo arroba (@). Até à década de 80 do século passado, a técnica foi-se aperfeiçoando, começou a ser possível, por exemplo, enviar uma mensagem para mais do que um destinatário, ordenar e salvar mensagens, reencaminhar ou responder automaticamente ou anexar ficheiros.

E por essa altura surgiu também o chamado SPAM (o primeiro mail não autorizado e com um conteúdo publicitário enviado ao mesmo tempo para milhares de pessoas foi enviado a 1 de maio de 1978, nos Estados Unidos, lê-se na página Living Internet), algo que não parou de crescer desde então.

Hoje o e-mail substitui muita correspondência que antes era enviada pelo correio. Tem a vantagem de não implicar esforço, ser rápido e praticamente gratuito, não ter necessariamente de ser respondido e poder ser breve e sem formalismos, além de que pode ser enviado a qualquer hora e lido em qualquer momento e em (quase) qualquer lugar.

É certo que também pode carregar vírus. Em 1999, foi famoso o Melissa que se espalhou via e-mail e provocou danos de milhões de euros. A página livinginternet deixa ainda um conselho: nunca enviar um e-mail quando se está irritado.

É que antes uma pessoa irritada tinha de arranjar papel e caneta, escrever a carta, mete-la num envelope, sela-la e ir ao correio para a enviar. A irritação tinha tempo de passar. Hoje um e-mail cheio de irritação escreve-se e manda-se em segundos. E pode ser salvo, impresso, reencaminhado e ficar exposto permanentemente.

Pormenores

Hoje trocam-se mais e-mails e mensagens e mandam-se menos cartas. Dados oficiais indicam que, no segundo trimestre deste ano, o tráfego total dos serviços postais em Portugal diminuiu 7,3 por cento, com as encomendas a ser o único objeto postal com aumento de tráfego, face ao primeiro trimestre.

E é ainda o começo. Num mundo com mais de sete mil milhões de pessoas, são menos de três mil milhões os que têm acesso à internet, 39 por cento da população, a mesma que terá acesso ao correio eletrónico.

Todos os dias escasseiam mais as cartas na caixas de correio mas há mais pessoas a aceder à internet, a criar um endereço eletrónico, a receber e a enviar mensagens, sejam pessoais ou profissionais, sejam a desejar um bom natal ou aniversário, a enviar um currículo, uma informação importante, uma anedota ou uma fotografia.

Ainda que a música e a poesia não fale de e-mails de amor, mas sim de cartas de amor. Ainda que ridículas.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …