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E inesperadamente, a Apple lançou novos produtos com estrondo

Monica Davey / EPA

O CEO da Apple, Tim Cook, durante a apresentação de novos produtos Apple de 9 de Setembro 2015

O CEO da Apple, Tim Cook, durante a apresentação de novos produtos Apple de 9 de Setembro 2015

A Apple acaba de fazer lançamentos estrondosos em São Francisco. Entre o lançamento dos novos iPhone, o regresso da Apple TV e o renascimento do iPad, a Apple realizou aquele que pode ter sido o evento mais significativo da sua história.

Comecemos pelos iPhones. Os smartphones da Apple, o 6S e o 6S Plus, em muito se assemelham aos antecessores iPhone 6. No entanto, a diferenças que existem são bastante significativas.

O CEO da Apple, Tim Cook, caracterizou os novos iPhones 6S e 6S Plus como os mais avançados alguma vez feitos pela Apple.

Aliás, Cook foi mais longe ainda, afirmando que são os smartphones mais avançados de sempre.

Ambos os modelos estão disponíveis em 4 cores: dourado, prateado, dourado com uns toques de rosa e cinzento-escuro (ao que a Apple chama de Space Gray).

O 6S tem um ecrã Retina de 4,7 polegadas e o 6S Plus um de 5,5 polegadas. Tanto um como o outro estão equipados com o novo processador A9 de 64-bit, que confere um desempenho otimizado e uma experiência de utilização que supera todos os iPhone precedentes.

Os dois novos smartphones têm uma câmara traseira iSight de 12 MP, com autofoco mais rápido e preciso que as versões anteriores e com capacidade para capturar vídeo em 4K. A câmara frontal é de 5 MP de alta resolução.

Os novos iPhones dispõem de conectividade LTE Advanced e conexão Wi-Fi duas vezes mais rápida que os modelos anteriores.

Agora, os preços. O iPhone 6S de 16 GB está disponível a 199 dólares, o de 64 GB a 299 dólares e o de 128 GB a 399 dólares.

Já o 6S Plus de 16 GB fica a 299 dólares, o de 64 GB a 399 dólares e o de 128 GB a 499 dólares.

As pré-encomendas começam dia 12 de setembro e começam a ser distribuídos no dia 24 do mesmo mês.

A Apple estima que, até ao final do ano, o iPhone 6s e o 6S Plus tenham chegado a mais 130 países.

iPad renasce das cinzas melhor do que nunca

Cook caracteriza o iPad como a epítome da computação pessoal aos olhos da Apple.

Monica Davey / EPA

Tim Cook apresenta o novo iPad Pro

Tim Cook apresenta o novo iPad Pro – um tablet do tamanho de um notebook

O novo iPad Pro, com 12,9 polegadas, o tablet tem o maior ecrã alguma vez desenvolvido para um dispositivo iOS. Corre iOS 9 e é o mais potente de todos os produtos da Apple, com um processador A9X de 64-bit.

O iPad Pro é mais rápido que 80% dos laptops à venda hoje no mercado.

Tem uma bateria com autonomia de até 10 horas com um único carregamento, 6,9 mm de espessura e, pela primeira vez num produto Apple, tem um sistema de áudio suportado por 4 altifalantes.

Adicionalmente, o iPad Pro tem um câmara iSight de 8 MP.

O iPad Pro de 32 GB estará disponível a 799 dólares e o de 128 GB a 949 dólares, e chega ao mercado a partir de novembro.

O teclado amovível Smart KeyBoard e a caneta Apple Pencil – ambos produtos de tecnologia avançada e concebidos especialmente para o iPad Pro – levam a experiência de utilização deste tablet a um nível bastante superior, comparativamente aos modelos anteriores.

Estes assessórios também chegam ao mercado em novembro.

Apple TV está de volta

A Apple TV também está de volta. Este serviço que, em tempos, fora considerado pela própria Apple como um mero “hobby”, parece ser agora uma das suas grandes apostas.

“É a Era Dourada da TV”, declara Cook, afirmando que hoje se fazem mais conteúdos televisivos do que nunca.

No entanto, o executivo diz que a experiência de consumo de TV tem-se mantido estática, enquanto a inovação tecnológica floresce a olhos vistos.

Cook acredita que o futuro da TV passa pelas apps – razão pela quala App Store está agora alojada na Apple TV, com a mesma facilidade de utilização que experienciamos no iPhone..

A Siri desempenha um papel crucial na nova versão do serviço de TV. A assistente digital permite-nos navegar pelas bibliotecas de filmes através de comandos vocais, filtrando os conteúdos, por exemplo, por realizador, ano, elenco e género.

Esta pesquisa é feita ao longo dos arquivos da Netflix, da Hulu, do Showtime e do iTunes.

A Apple TV corre sobre o novo tvOS, o novo sistema operativo da Apple otimizado para o serviço, também lançado hoje.

A nova set-top box também leva o comércio eletrónico do PC e dos dispositivos móveis até ao ecrã de televisão, com aplicações que permitem realizar compras online.

Quanto a preços, a Apple TV (com processador de 64-bit) de 32 GB custa 149 dólares, enquanto a de 64 GB chega até aos 199 dólares.

A renovada Apple TV estará disponível no final de outubro.

A par de todas estas novidades, a Apple desenvolveu novas braceletes para o Apple Watch, permitindo uma maior personalização do relógio inteligente.

B!T

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