Durão Barroso “sempre recusou representar” a Goldman Sachs na UE

Depois de o vice-presidente da Comissão Europeia ter revelado que esteve com Durão Barroso enquanto representante do banco de investimento, o Goldman Sachs saiu em defesa do responsável português.

De acordo com o jornal i, o Goldman Sachs emitiu um comunicado no qual garante que Durão Barroso sempre recusou representar o banco junto de responsáveis da União Europeia.

“Enquanto presidente do Goldman Sachs International, José Manuel durão Barroso representa a nossa empresa junto de clientes, figuras públicas e outros importantes stakeholders. Desde que está connosco, sempre se recusou a representar a empresa em quaisquer interações com responsáveis da União Europeia”, lia-se na nota que contraria a versão adiantada por Jyri Katainen.

O Goldman Sachs garantiu ainda que “quaisquer reuniões desse tipo estão relacionadas com a sua competência pessoal construída ao longo da sua carreira de serviço público”.

O vice-presidente da Comissão Europeia, no entanto, garantiu ter-se encontrado com o português numa ação de lóbi. “Encontrei-me com o Dr. Barroso no Hotel Silken Berlaymont em Bruxelas, a 25 de Outubro de 2017. O sr. Barroso e eu fomos os únicos participantes nesta reunião, onde discutimos sobretudo assuntos de comércio e de defesa“, frisa Katainen numa carta de 31 de janeiro e enviada ao Observatório Corporativo da Europa, uma organização sem fins lucrativos que inspeciona o lóbi.

O Comité de Ética da Comissão Europeia que analisou o caso de Durão Barroso concluiu que o ex-político português tomou uma decisão pouco sensata, quando rumou ao Goldman Sachs, mas que não violou as regras de conduta da UE.

No entanto, a investigadora e ativista do Corporate Europe Observatory, Margarida Silva, defende que “Barroso claramente quebrou o compromisso, então a opinião do Comité de Ética tem de ser considerada inválida“.

O Comité de Ética da Comissão Europeia concluiu que, apesar de Barroso não ter mostrado “bom senso” ao tornar-se chairman da Goldman Sachs, não tinha quebrado a regra do artigo 245º do Tratado Europeu, que obriga os ex-membros da Comissão Europeia a não agir contra os interesses e a integridade do cargo, por garantir que não iria fazer lóbi, numa carta enviada a Jean-Claude Juncker, o seu sucessor.

Depois de Katainen confirmou ter-se encontrado com Barroso, enquanto representante da Goldman Sachs, para falar de “comércio e defesa”, o Corporate Europe Observatory quer que esta decisão seja revista.

Segundo o ECO, no entanto, Katainen já desmentiu ter sido alvo de lóbi, tendo o comissário dito que, em vez disso, os dois “só beberam uma cerveja”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …