Durão Barroso prometeu mas não cumpriu (e fez lóbi pelo Goldman Sachs)

PSD / Flickr

José Manuel Durão Barroso

Durão Barroso tinha prometido que não faria lóbi pelo banco de investimento Goldman Sachs junto das autoridades europeias mas não conseguiu cumprir a sua promessa, como revela um comissário da União Europeia.

A saída de Durão Barroso da Comissão Europeia para o banco de investimento Goldman Sachs deu muito que falar, gerando controvérsia e muitas críticas ao antigo primeiro-ministro português.

Na altura, Durão Barroso viu-se obrigado a escrever uma carta à Comissão Europeia onde assinalava que se comprometia a “não fazer lóbi em nome do Goldman Sachs”. Noutra missiva a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Durão reafirmava que não tinha sido “contratado para fazer lóbi em nome da Goldman Sachs”.

Mas um comissário europeu revela agora que manteve um encontro com Durão Barroso num hotel, num acto que é visto como uma acção de lóbi do conselheiro português do Goldman Sachs.

“Encontrei-me com o Dr. Barroso da Goldman Sachs no Hotel Silken Berlaymont em Bruxelas, a 25 de Outubro de 2017”, refere o comissário Jyri Katainen, que preside à comissão de Emprego e Crescimento da UE, numa carta citada pelo EU Observer.

“O sr. Barroso e eu fomos os únicos participantes nesta reunião, onde discutimos sobretudo assuntos de comércio e de defesa“, frisa ainda Katainen na carta datada de 31 de Janeiro de 2018 e enviada ao Observatório Corporativo da Europa, uma organização sem fins lucrativos que inspecciona o lóbi.

O Comité de Ética da Comissão Europeia que analisou o caso de Durão Barroso concluiu que o ex-político português tomou uma decisão pouco sensata, quando rumou ao Goldman Sachs, mas que não violou as regras de conduta da UE.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta é para rir, não fosse a atitude pouco transparente, de “ perseguição” em relação ao antigo Presidente da CE.
    A pergunta é porque é que o sr Comissário aceitou estar com o antigo Presidente!
    Fosse qual fosse a razão deve demitir-se imediatamente, se acha que não deveria ter acontecido . Esquisito ?

  2. E novidades?!
    Este parasita mafioso também se comprometeu com o povo português e depois fugiu para a EU; agora “fugiu” da EU para se (nos) vender à Goldman Sucks!…
    Para quem era comunista, deu uma grande volta!…

RESPONDER

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …