Durão Barroso prometeu mas não cumpriu (e fez lóbi pelo Goldman Sachs)

PSD / Flickr

José Manuel Durão Barroso

Durão Barroso tinha prometido que não faria lóbi pelo banco de investimento Goldman Sachs junto das autoridades europeias mas não conseguiu cumprir a sua promessa, como revela um comissário da União Europeia.

A saída de Durão Barroso da Comissão Europeia para o banco de investimento Goldman Sachs deu muito que falar, gerando controvérsia e muitas críticas ao antigo primeiro-ministro português.

Na altura, Durão Barroso viu-se obrigado a escrever uma carta à Comissão Europeia onde assinalava que se comprometia a “não fazer lóbi em nome do Goldman Sachs”. Noutra missiva a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Durão reafirmava que não tinha sido “contratado para fazer lóbi em nome da Goldman Sachs”.

Mas um comissário europeu revela agora que manteve um encontro com Durão Barroso num hotel, num acto que é visto como uma acção de lóbi do conselheiro português do Goldman Sachs.

“Encontrei-me com o Dr. Barroso da Goldman Sachs no Hotel Silken Berlaymont em Bruxelas, a 25 de Outubro de 2017”, refere o comissário Jyri Katainen, que preside à comissão de Emprego e Crescimento da UE, numa carta citada pelo EU Observer.

“O sr. Barroso e eu fomos os únicos participantes nesta reunião, onde discutimos sobretudo assuntos de comércio e de defesa“, frisa ainda Katainen na carta datada de 31 de Janeiro de 2018 e enviada ao Observatório Corporativo da Europa, uma organização sem fins lucrativos que inspecciona o lóbi.

O Comité de Ética da Comissão Europeia que analisou o caso de Durão Barroso concluiu que o ex-político português tomou uma decisão pouco sensata, quando rumou ao Goldman Sachs, mas que não violou as regras de conduta da UE.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta é para rir, não fosse a atitude pouco transparente, de “ perseguição” em relação ao antigo Presidente da CE.
    A pergunta é porque é que o sr Comissário aceitou estar com o antigo Presidente!
    Fosse qual fosse a razão deve demitir-se imediatamente, se acha que não deveria ter acontecido . Esquisito ?

  2. E novidades?!
    Este parasita mafioso também se comprometeu com o povo português e depois fugiu para a EU; agora “fugiu” da EU para se (nos) vender à Goldman Sucks!…
    Para quem era comunista, deu uma grande volta!…

RESPONDER

Otamendi mais 55 milhões. O negócio que pode levar Rúben Dias para o City

Rúben Dias está muito próximo de reforçar o Manchester City. O clube inglês oferece 55 milhões de euros mais Nicolás Otamendi em troca. A oficialização do acordo deve estar para breve. O Manchester City está muito …

Líbano: Após um mês no cargo, primeiro-ministro demite-se perante impasse político

O primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se este sábado do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês depois de ter sido nomeado e da violenta explosão no porto …

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …