Durão Barroso prometeu mas não cumpriu (e fez lóbi pelo Goldman Sachs)

PSD / Flickr

José Manuel Durão Barroso

Durão Barroso tinha prometido que não faria lóbi pelo banco de investimento Goldman Sachs junto das autoridades europeias mas não conseguiu cumprir a sua promessa, como revela um comissário da União Europeia.

A saída de Durão Barroso da Comissão Europeia para o banco de investimento Goldman Sachs deu muito que falar, gerando controvérsia e muitas críticas ao antigo primeiro-ministro português.

Na altura, Durão Barroso viu-se obrigado a escrever uma carta à Comissão Europeia onde assinalava que se comprometia a “não fazer lóbi em nome do Goldman Sachs”. Noutra missiva a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Durão reafirmava que não tinha sido “contratado para fazer lóbi em nome da Goldman Sachs”.

Mas um comissário europeu revela agora que manteve um encontro com Durão Barroso num hotel, num acto que é visto como uma acção de lóbi do conselheiro português do Goldman Sachs.

“Encontrei-me com o Dr. Barroso da Goldman Sachs no Hotel Silken Berlaymont em Bruxelas, a 25 de Outubro de 2017”, refere o comissário Jyri Katainen, que preside à comissão de Emprego e Crescimento da UE, numa carta citada pelo EU Observer.

“O sr. Barroso e eu fomos os únicos participantes nesta reunião, onde discutimos sobretudo assuntos de comércio e de defesa“, frisa ainda Katainen na carta datada de 31 de Janeiro de 2018 e enviada ao Observatório Corporativo da Europa, uma organização sem fins lucrativos que inspecciona o lóbi.

O Comité de Ética da Comissão Europeia que analisou o caso de Durão Barroso concluiu que o ex-político português tomou uma decisão pouco sensata, quando rumou ao Goldman Sachs, mas que não violou as regras de conduta da UE.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta é para rir, não fosse a atitude pouco transparente, de “ perseguição” em relação ao antigo Presidente da CE.
    A pergunta é porque é que o sr Comissário aceitou estar com o antigo Presidente!
    Fosse qual fosse a razão deve demitir-se imediatamente, se acha que não deveria ter acontecido . Esquisito ?

  2. E novidades?!
    Este parasita mafioso também se comprometeu com o povo português e depois fugiu para a EU; agora “fugiu” da EU para se (nos) vender à Goldman Sucks!…
    Para quem era comunista, deu uma grande volta!…

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …