Durão Barroso prometeu mas não cumpriu (e fez lóbi pelo Goldman Sachs)

PSD / Flickr

José Manuel Durão Barroso

Durão Barroso tinha prometido que não faria lóbi pelo banco de investimento Goldman Sachs junto das autoridades europeias mas não conseguiu cumprir a sua promessa, como revela um comissário da União Europeia.

A saída de Durão Barroso da Comissão Europeia para o banco de investimento Goldman Sachs deu muito que falar, gerando controvérsia e muitas críticas ao antigo primeiro-ministro português.

Na altura, Durão Barroso viu-se obrigado a escrever uma carta à Comissão Europeia onde assinalava que se comprometia a “não fazer lóbi em nome do Goldman Sachs”. Noutra missiva a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Durão reafirmava que não tinha sido “contratado para fazer lóbi em nome da Goldman Sachs”.

Mas um comissário europeu revela agora que manteve um encontro com Durão Barroso num hotel, num acto que é visto como uma acção de lóbi do conselheiro português do Goldman Sachs.

“Encontrei-me com o Dr. Barroso da Goldman Sachs no Hotel Silken Berlaymont em Bruxelas, a 25 de Outubro de 2017”, refere o comissário Jyri Katainen, que preside à comissão de Emprego e Crescimento da UE, numa carta citada pelo EU Observer.

“O sr. Barroso e eu fomos os únicos participantes nesta reunião, onde discutimos sobretudo assuntos de comércio e de defesa“, frisa ainda Katainen na carta datada de 31 de Janeiro de 2018 e enviada ao Observatório Corporativo da Europa, uma organização sem fins lucrativos que inspecciona o lóbi.

O Comité de Ética da Comissão Europeia que analisou o caso de Durão Barroso concluiu que o ex-político português tomou uma decisão pouco sensata, quando rumou ao Goldman Sachs, mas que não violou as regras de conduta da UE.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Esta é para rir, não fosse a atitude pouco transparente, de “ perseguição” em relação ao antigo Presidente da CE.
    A pergunta é porque é que o sr Comissário aceitou estar com o antigo Presidente!
    Fosse qual fosse a razão deve demitir-se imediatamente, se acha que não deveria ter acontecido . Esquisito ?

  2. E novidades?!
    Este parasita mafioso também se comprometeu com o povo português e depois fugiu para a EU; agora “fugiu” da EU para se (nos) vender à Goldman Sucks!…
    Para quem era comunista, deu uma grande volta!…

RESPONDER

Microsoft revela novos detalhes da Xbox Series X

A Microsoft revelou novos detalhes da Xbox Series X, a principal corrente à Playstation 5 e à Nintendo Switch. A consola vai ser equipada com "12 Teraflops" e memória interna SSD. A Microsoft quer apostar forte …

OMS sobre Covid-19: O mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia

O especialista que liderou a equipa da Organização Mundial de Saúde (OMS) enviada à China disse hoje que o mundo "simplesmente não está pronto" para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Bruce Aylward, médico canadiano especialista …

Um quinto das florestas australianas arderam devido a seca extrema

Os incêndios recentes "sem precedentes" que destruíram um quinto das florestas australianas estão ligados a uma seca de vários anos, devido às alterações climáticas, segundo um estudo publicado na segunda-feira. Os climatólogos estão, atualmente, a estudar …

Auditorias aos estádios da I Liga devido a casos de racismo começam amanhã

As auditorias aos estádios onde se realizam jogos da I Liga de futebol, motivadas pelos recentes atos de violência e racismo, vão decorrer até março, diz o Ministério da Administração Interna. As auditorias à segurança dos …

Liverpool já tem tantas vitórias como o invencível Arsenal de Wenger

O Liverpool operou esta segunda-feira a reviravolta sobre o West Ham (3-2) e evitou a primeira derrota na Liga inglesa de futebol, repondo a vantagem de 22 pontos para o Manchester City, no jogo que …

Lenine Cunha campeão de triplo e pentatlo em atletismo adaptado

O atleta paralímpico português Lenine Cunha sagrou-se, esta terça-feira, campeão mundial de triplo-salto e pentatlo, em Torun, na Polónia. Ana Filipe venceu a prova de triplo-salto no feminino. Lenine Cunha venceu a medalha de ouro, esta …

Kroos: Não foi fácil "adaptar-nos à falta de 40 ou 50 golos" de Ronaldo

Toni Kroos assumiu que foi difícil para o Real Madrid superar a saída de Cristiano Ronaldo. O alemão realçou a falta dos 40 ou 50 golos marcados pelo português fizeram-se sentir. Em entrevista ao The Athletic, …

Companhias aéreas querem conclusão das "obras urgentes" no aeroporto de Lisboa

A associação das companhias aéreas em Portugal (RENA) pediu ao Governo e à concessionária do aeroporto de Lisboa (ANA) a conclusão imediata "das obras urgentes" na infraestrutura, para além do "desenvolvimento do novo aeroporto" no …

Um em cada três venezuelanos não tem acesso aos alimentos para uma vida saudável

Um em cada três venezuelanos não tem acesso a todos os alimentos necessários para ter uma nutrição saudável, segundo um estudo realizado pelo Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, divulgado na segunda-feira. De acordo com o …

Barcelona está de olho em Plata (enquanto Sporting o tenta segurar)

Gonzalo Plata tem impressionado ao serviço do Sporting e, por isso, os 'leões' querem comprar a outra metade do passe do jogador. O Barcelona está de olho no jogador. O Sporting está a fazer de tudo …