Durão Barroso dispensado da Universidade de Genebra

A Universidade de Genebra e o Instituto de Estudos Internacionais não renovaram o contrato de Durão Barroso como professor convidado, devido ao seu vínculo ao Goldman Sachs, revela o jornal suíço Les Temps.

A mesma publicação revela que a decisão do “ex-aluno prodígio” se juntar ao banco de investimento norte-americano não agradou nada à Universidade.

“O mandato de José Manuel Barroso era por dois anos e chega ao final no fim deste ano. Nenhuma disposição no contrato previa a sua renovação”, anunciou o vice-reitor da instituição, Jacques de Werra.

“Cumpriu plenamente o seu mandato”, referiu o vice-reitor da Universidade. Questionado sobre se o novo emprego de Durão Barroso esteve na origem desta decisão, Jacques de Werra disse que essa é uma “questão abstrata, uma vez que não era esperado que o mandato fosse além de 2016″.

A empresa Goldman Sachs International é, segundo os analistas, uma das responsáveis pela crise financeira de 2008 e foi acusada de ter ajudado a Grécia a maquilhar as suas contas para tentar evitar o inevitável resgate financeiro do país.

Em julho, o ex-presidente da Comissão Europeia foi contratado como o novo “chairman” da instituição, tendo como papel principal ajudar a resolver os problemas causados pelo Brexit.

Antes do anúncio do seu novo emprego, Barroso já teria advertido a Universidade de Genebra que teria “menos tempo disponível”.

“Ele disse que, no futuro, teria pouco tempo disponível porque ia começar a trabalhar numa grande empresa. Mas disse que a notícia não nos ia agradar”, afirmou René Schwok, diretor do Global Studies Institute da Universidade de Genebra.

A Universidade enviou uma carta de agradecimento para Durão Barroso, mas o assunto suscitou várias críticas e reações negativas.

Dusan Sidjanski, um antigo professor de Barroso, disse ao Le Temps que encara o novo emprego do ex-aluno como “uma vergonha para a Europa” e “para a sua família”.

“Eu cortei todos os laços com ele, usou as instituições da UE para se lançar no pior banco mundial“, destacou o professor, considerando que Durão Barroso destruiu a sua reputação, e isso “mostra que ele é fraco”.

No entanto, Barroso não reagiu às criticas dos seus velhos amigos de Genebra.

Atualmente, o ex-presidente da Comissão Europeia também é professor convidado na Universidade Católica e professor visitante da Universidade de Princeton, nos EUA.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Petição de Cristina Ferreira contra cyberbullying já reúne mais de 37 mil assinaturas

Cristina Ferreira lançou este sábado (28) uma petição contra o ódio e a agressão na internet que já conta com mais de 37 mil assinaturas. O objetivo é levar este tema à Assembleia da República. Cristina …

Uma das praias mais famosas da Austrália está a desaparecer (e desta vez a culpa não é das tempestades)

https://vimeo.com/444063224 Normalmente, as tempestades ou os ciclones tropicais são os culpados do desaparecimento de grande parte das praias. Contudo, na costa norte de New South Wales em Byron Bay, na Austrália, a causa é outra. Nos últimos …

Prisão preventiva para hacker português suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil

O hacker suspeito de invadir o sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, detido no sábado em Portugal, ficou esta segunda-feira em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo. A PJ, …

Chefe do Governo Hong Kong revela ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, revelou esta semana ter "pilhas de dinheiro" em casa por causa das sanções norte-americanas. Em declarações à International Business Channel, a líder do Executivo de Hong Kong …

António Mexia e Manso Neto vão deixar gestão da EDP

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, António Mexia e Manso Neto, ambos suspensos de funções, manifestaram-se indisponíveis para voltar a integrar os órgãos sociais do grupo num novo mandato. Em comunicado à Comissão …

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …