Durão Barroso dispensado da Universidade de Genebra

A Universidade de Genebra e o Instituto de Estudos Internacionais não renovaram o contrato de Durão Barroso como professor convidado, devido ao seu vínculo ao Goldman Sachs, revela o jornal suíço Les Temps.

A mesma publicação revela que a decisão do “ex-aluno prodígio” se juntar ao banco de investimento norte-americano não agradou nada à Universidade.

“O mandato de José Manuel Barroso era por dois anos e chega ao final no fim deste ano. Nenhuma disposição no contrato previa a sua renovação”, anunciou o vice-reitor da instituição, Jacques de Werra.

“Cumpriu plenamente o seu mandato”, referiu o vice-reitor da Universidade. Questionado sobre se o novo emprego de Durão Barroso esteve na origem desta decisão, Jacques de Werra disse que essa é uma “questão abstrata, uma vez que não era esperado que o mandato fosse além de 2016″.

A empresa Goldman Sachs International é, segundo os analistas, uma das responsáveis pela crise financeira de 2008 e foi acusada de ter ajudado a Grécia a maquilhar as suas contas para tentar evitar o inevitável resgate financeiro do país.

Em julho, o ex-presidente da Comissão Europeia foi contratado como o novo “chairman” da instituição, tendo como papel principal ajudar a resolver os problemas causados pelo Brexit.

Antes do anúncio do seu novo emprego, Barroso já teria advertido a Universidade de Genebra que teria “menos tempo disponível”.

“Ele disse que, no futuro, teria pouco tempo disponível porque ia começar a trabalhar numa grande empresa. Mas disse que a notícia não nos ia agradar”, afirmou René Schwok, diretor do Global Studies Institute da Universidade de Genebra.

A Universidade enviou uma carta de agradecimento para Durão Barroso, mas o assunto suscitou várias críticas e reações negativas.

Dusan Sidjanski, um antigo professor de Barroso, disse ao Le Temps que encara o novo emprego do ex-aluno como “uma vergonha para a Europa” e “para a sua família”.

“Eu cortei todos os laços com ele, usou as instituições da UE para se lançar no pior banco mundial“, destacou o professor, considerando que Durão Barroso destruiu a sua reputação, e isso “mostra que ele é fraco”.

No entanto, Barroso não reagiu às criticas dos seus velhos amigos de Genebra.

Atualmente, o ex-presidente da Comissão Europeia também é professor convidado na Universidade Católica e professor visitante da Universidade de Princeton, nos EUA.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …