Um duplo assassinato na Suécia foi resolvido 16 anos depois (com a ajuda de dados de sites de genealogia)

European Parliament / Flickr

O mistério de um duplo assassinato na Suécia foi resolvido, no ano passado, com a ajuda de dados de sites de genealogia, um método usado pela primeira vez para identificar e capturar o “Golden State Killer”, em 2018.

No dia 19 de outubro de 2004, uma criança de 8 anos foi assassinada quando fazia o trajeto de sua casa até à escola, na cidade de Linköping, no sul da Suécia. Uma mulher, de 56 anos, testemunhou o crime e acabou por ser assassinada pelo mesmo agressor no mesmo dia.

Para trás, no local do crime, ficou o boné e a faca que o agressor usou para matar as vítimas. Apesar de terem sido encontrados alguns vestígios de ADN, os detetives não conseguiram resolver o caso, conta o IFL Science.

Em 2018, Joseph James DeAngelo, também conhecido como “Golden State Killer”, foi detido depois de a polícia ter usado informações genéticas do site de genealogia GEDmatch. Intrigada com esta história, a polícia sueca decidiu resolver os assassinatos de Linköping usando o mesmo método de genealogia.

Nas plataformas GEDmatch e FamilyTree, os investigadores encontraram vários parentes distantes com o ADN obtido na cena do crime. Uma investigação posterior usou essa pista para identificar dois principais suspeitos: dois irmãos, sendo que um deles, soube-se mais tarde, tinha uma correspondência direta com o ADN obtido pelas autoridades.

No ano passado, Daniel Nyqvist foi a julgamento e acabou por ser condenado.

Este método tem sido cada vez mais usado pelas autoridades, mas nunca foi formalmente descrito para referência futura. É essa a intenção de um grupo de investigadores, que publicou recentemente um artigo científico na Forensic Science International: Genetics.

“Queremos contar os problemas que enfrentamos ao trabalhar neste caso piloto. Podemos evitar que outros reinventem a roda e garantir que o conhecimento disponível é ampliado e aprimorado”, disse Andreas Tillmar, autor principal do estudo e professor de genética forense no Departamento de Ciências Biomédicas e Clínicas da Universidade de Linköping.

Apesar de garantirem que o método é extremamente útil, os investigadores dizem que está repleto de dilemas legais e éticos.

Muitas pessoas que usam plataformas genealógicas comerciais não sabem que os seus dados genéticos e relações de parentesco estão disponíveis às autoridades. “Existe o risco de conflito entre esses dois princípios importantes: o direito do indivíduo à privacidade contra a aspiração da sociedade em resolver crimes graves”, afirmou Tillmar.

“É uma área cinzenta. A tecnologia está, normalmente, um passo à frente da lei”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …