/

Duas gralhas num livro raro do Harry Potter rendem 31 mil euros em leilão

(dr) Hansons Auctioneers

Jim Spencer, responsável da Hansons Auctioneers, com a rara primeira edição do primeiro livro da saga Harry Potter

Quando comprou o livro por 1 euro, o inglês de 34 anos estava longe de imaginar que um deles viria a ser disputado em leilão 20 anos depois, por um valor bem maior: 31 mil euros.

Um inglês de 34 anos entrou num alfarrabista, em Staffordshire, para comprar alguns livros para ler durante um feriado. Entre eles, e sem saber, o inglês – que não foi identificado – comprou um dos exemplares da primeira edição da saga Harry Potter, que teve uma tiragem de apenas 500 exemplares porque tinha duas gralhas.

Segundo o Observador, a compra foi uma verdadeira pechincha: 1,10 euros por um livro do “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro livro da saga e a primeira edição. A gralha mais visível está na contracapa: “philospher’s” (devia escrever-se “philosopher’s”).

No entanto, a que mais pode incomodar os fãs é aquela que pede “duas varinhas” aos aprendizes. Na página 53 do livro é apresentada a lista de material para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e, em duas linhas, surge a mesma indicação: “Uma varinha mágica”.

Vinte anos depois de ter comprado a obra,o inglês vendeu-a num leilão, participado por telefone por três licitadores, que chegaram a uma oferta superior a 31 mil euros, no mesmo dia em que J. K. Rowling, a autora da saga, completou o seu 54.º aniversário.

Jill Gallone, da leiloeira Hansons Auctioneers, explicou à CNN que o livro tem um valor muito elevado porque “é o livro do início da viagem“. “Rowling escreveu uma estória que todo o mundo adora.”

“Toda a gente conhece este livro. É o Santo Graal para muitos colecionadores“, referiu Jim Spencer, responsável por livros e trabalhos em papéis da leiloeira britânica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.