“Se as pessoas de esquerda forem votar, haverá duas candidatas à frente de Ventura”, apela Marisa

GUE/NGL / Flickr

Marisa Matias, candidata a Presidente da República

Marisa Matias elevou a fasquia e sugeriu que, além de Ana Gomes, também ela pode superar o líder do Chega. Catarina Martins tentou mobilizar os eleitores com um apelo ao voto anti-Ventura: “Domingo é dia de deixar bem claro que em Portugal não há caminho para aprendizes de Trump”, apelou.

Ainda falta um dia para o final da campanha para as presidenciais, mas na prática o ponto culminante da volta de Marisa Matias pelo país terá acontecido esta quinta-feira.

Catarina Martins abriu o caminho com um apelo ao voto anti-André Ventura, sendo que e a candidata falou ao coração da esquerda (e das mulheres) antecipando um cenário em que também ela possa superar o deputado do Chega.

No comício de quinta-feira, o nome de Ventura deixou de ser tabu e desta vez a candidata do Bloco de Esquerda disse, letra por letra, o apelido do adversário que a insultara na semana passada. E tentou arregimentar as tropas que parecem estar longe da mobilização de há cinco anos, noticia o Expresso.

“Se as pessoas de esquerda forem votar, haverá duas candidatas à frente de Ventura, e não só uma”, fazendo referência a Ana Gomes.

Apelou, vincando que a “política do ódio” terá de ser derrotada pela democracia e pela solidariedade. Sublinhou ainda que o momento é de “emergência”: “emergência covid”, “emergência desemprego”, “emergência racismo”, “emergência climática” e “emergência liberdade”.

Assumindo-se como uma das “filhas da liberdade”, a eurodeputada lamentou o “insulto grosseiro” que pautou a mensagem de Ventura e reforçou o repto para um voto no domingo “contra a boçalidade” dos “pseudo valentes”, um sintoma de “ignorância dos que têm medo”.

Dirigiu-se também aos mais jovens, e sobretudo aos estreantes em sufrágios presidenciais: “Se vais votar pela primeira vez, vota pela liberdade que nos deram os nossos pais e os nossos avós. Vota pela democracia, que é o ar que respiramos.”

Antes da candidata, foi Catarina Martins a tomar conta do púlpito. A coordenadora nacional do BE apareceu pela segunda vez ao lado de Marisa Matias no período oficial de campanha e quis dar uma ajuda para prevenir uma abstenção que ameaça bater recordes, como o próprio Marcelo Rebelo de Sousa já sinalizou.

“Domingo é dia de deixar bem claro que em Portugal não há caminho para os aprendizes de Trump”, apelou Catarina Martins, que trouxe à tona a corrente #vermelhoembelem para alavancar a companheira de partido.

“A Marisa incomoda muito estes aprendizes de Trump. Já repararam? Não é por acaso…”, realçou a líder bloquista, que tratou de apresentar uma solução aos eleitores: “Um país que vota Marisa é um país onde os aprendizes de Trump não têm caminho.”

Tal como Marisa, Catarina também apelou ao voto dos mais novos. “Em nome dos vossos pais e avós, que lutaram para que pudéssemos votar, e também dos pais e avós que não podem sair no domingo, vão votar”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhosa esta campanha das extremas-esquerdas e esquerda contra André Ventura, incapazes de reconhecerem os problemas e erros que afetam a sociedade e não na cor da pele, não é aí que está o problema! Procuram intitulá-lo de racista e fascista quando eles próprios não passam de tentáculos dos regimes comunistas mundiais responsáveis pelos mais horrorosos crimes praticados contra a humanidade.

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …