Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão e Ricardo Serrão Santos. Costa e Marcelo reunidos para falar sobre novo governo

(dr) PSocialista / Flickr

António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa

O primeiro-ministro indigitado está esta tarde reunido com o Presidente da República, na habitual reunião semanal, que foi antecipada e que servirá para António Costa entregar a composição do novo governo a Marcelo Rebelo de Sousa.

A lista de António Costa ficará dependente da validação do Presidente da República, antes de ser tornada pública. Da composição do novo executivo, faz parte um novo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, que tinha sido eurodeputado na última legislatura. Serrão Santos é professor universitário e exerceu o mandato entre 2014 e 2019, tendo feito parte da comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

De acordo com o Observador, a até agora secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, deverá ser promovida a ministra de uma nova pasta a criar na orgânica do Executivo. Na Educação, Tiago Brandão Rodrigues deverá permanecer como titular.

Já Duarte Cordeiro deverá subir a ministro dos Assuntos Parlamentares. Como secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, fica Tiago Antunes, que até agora era secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

A reunião acontece depois de o primeiro-ministro ter reunido o núcleo duro do actual executivo, constituído por Mariana Vieira da Silva, Pedro Nuno Santos, Augusto Santos Silva e Siza Vieira, todos ministros que deverão ser reconduzidos nas pastas.

Se não houver obstáculos por parte de Marcelo, ficará agendada a cerimónia de tomada de posse do novo executivo. Essa é uma das prioridades de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, que entendem ser benéfico acelerar o funcionamento regular da nova legislatura. Para isso, ambos estão a aproveitar as janelas do calendário para concluir as formalidades necessárias.

O Presidente da República passou o dia em Coimbra para assinalar o aniversário dos incêndios de outubro, mas regressou a Lisboa para receber o primeiro-ministro. António Costa também está com agenda apertada já que o primeiro-ministro indigitado parte esta quarta-feira à tarde para Bruxelas para o Conselho Europeu do Brexit e só regressa na sexta ao final do dia.

Eu sei que vou receber o primeiro-ministro como recebo todas as semanas, não sei mais nada”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas em Midões, no concelho de Tábua.  Marcelo Rebelo de Sousa explicou que “o primeiro-ministro vai para Bruxelas amanhã (quarta-feira), e estará lá dois dias no Conselho Europeu, que é importante também por causa do Brexit”, sendo “natural que antes de partir essa temática seja tratada na audiência com o Presidente da República”.

No final do dia de quarta-feira estará também encerrada a contagem dos votos dos círculos da emigração o que determinará a contagem final dos deputados atribuída a cada partido. Concluída essa fase, a nova Assembleia da Republica estará em condições de tomar posse, o que deverá acontecer no início na próxima semana — pode fazê-lo até três dias depois de publicados os resultados oficiais em Diário da República.

O objetivo é que na próxima semana já possam estar em funcionamento as principais instituições. Seguir-se-à a apresentação do Programa do Governo no Parlamento e, até ao final deste ano, a entrega do Orçamento do Estado para 2020.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …