Em setembro, um drone de reconhecimento ucraniano voou para território russo e capturou imagens de centenas de tanques, ‘howitzers’ e veículos de combate danificados durante o conflito.
Os militares ucranianos divulgaram as imagens capturadas pelo drone na sua página oficial, tendo sido depois partilhadas pelos media, incluindo o Interesting Engineering.
Os ucranianos têm utilizado drones durante todo o conflito. Nos primeiros dias, quando a Rússia alegou que os seus ataques estavam a decorrer como planeado, os drones ucranianos mostraram como os seus tanques estavam a travar os comboios russos quando estes se dirigiam para Kiev.
A Ucrânia também divulgou imagens dos seus ataques de artilharia em postos russos avançados. À medida que os meses foram passando, a resistência ucraniana transformou-se em ataque, empurrando as forças russas para fora dos territórios ocupados.
O equilíbrio do conflito tem mudado nos últimos meses, sendo a extensão dos danos russos visível nas imagens capturadas pelo drone.
O drone voou para território russo e encontrou o cemitério de veículos militares na cidade de Biryuch, na região de Belgorod, a menos de sete quilómetros de Kharkiv, na Ucrânia.
De acordo com o relatório ucraniano, o local pode ter sido criado como uma instalação para restaurar e renovar veículos avariados ou danificados. Contudo, ao longo do tempo, foram sendo acrescentados mais veículos, dando-lhe uma aparência de cemitério.
Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Adesão da Ucrânia à NATO nunca será imediata, diz Rangel
-
2 Dezembro, 2024 Problema para a Ucrânia: 50 mil soldados desertaram neste ano
-
30 Novembro, 2024 Rússia já iniciou “guerra secreta” com Ocidente. Mapa mostra como
foram acrescentados foram sendo acrescentados mais veículos, dando-lhe uma aparência de cemitério.
Tem um “foram acrescentados” a mais.
Obrigado pelo reparo, Raul.
Foi corrigido.