Explosão de drones no Kremlin: quem são as duas pessoas que estavam a escalar?

12

Yuri Kochetkov/EPA

Kremlin

Rússia acusa Ucrânia de tentar assassinar Putin e a escala da guerra poderá aumentar devido a este incidente. Vídeo mostra momento estranho.

O Comité de Investigação da Rússia abriu um processo criminal pelo que classifica de “ataque terrorista” com ‘drones’ contra o Kremlin e pelo qual a Presidência russa responsabiliza a Ucrânia.

“O principal departamento de investigação do Comité de Investigação da Rússia iniciou um processo criminal (…) relacionado com uma tentativa de ataque à residência do Presidente da Rússia no Kremlin”, disse o organismo estatal em comunicado.

A Rússia acusou a Ucrânia de ter atacado o Kremlin com dois ‘drones’ e de tentativa de assassínio do Presidente russo, Vladimir Putin, que Kiev rejeitou categoricamente.

Não estamos a atacar Putin ou Moscovo, estamos apenas a lutar no nosso território, estamos a defender as nossas vilas e cidades”, reagiu o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Helsínquia numa conferência de imprensa conjunta com os líderes da Finlândia, Dinamarca, Suécia, Noruega e Islândia.

“Não atacamos Putin, deixamos isso para um tribunal”, insistiu o chefe de Estado ucraniano, referindo-se aos esforços de Kiev para que a comunidade internacional encontre mecanismos para processar o Presidente russo pela agressão militar contra a Ucrânia.

Ordem dos EUA

Já nesta quinta-feira, Dmitry Peskov envolveu a Casa Branca no assunto, sugerindo que esta alegada tentativa de assassinato de Putin foi uma ordem dos EUA.

“Tentativas de negar isto, tanto em Kiev quanto em Washington, são absolutamente ridículas. Sabemos muito bem que as decisões sobre estas acções, sobre estes ataques terroristas, não são tomadas em Kiev, mas em Washington”, disse o porta-voz da presidência da Rússia.

Sem dúvida que os EUA estão por detrás disto”, assegurou, citado na agência Reuters.

Outra escala?

O Kremlin advertiu que a Rússia “reserva-se ao direito de tomar medidas de retaliação onde e quando considerar apropriado“.

Várias vozes nas esferas políticas de Moscovo argumentaram que a resposta russa não pode consistir apenas num processo criminal dentro do que é considerado um procedimento rotineiro.

Altos funcionários russos, incluindo o presidente da Duma (Câmara Baixa), Vyacheslav Volodin, e o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, instaram Putin a agir com firmeza através do uso de armas capazes de destruir as autoridades de Kiev ou a “eliminação física” do líder ucraniano.

Duas pessoas a escalar

Os vídeos que mostram a explosão de um dos drones multiplicaram-se nas últimas horas.

Mas alguns dos vídeos mostram algo inusitado: no segundo em que um drone explode, há duas pessoas a subir a cúpula do edifício em Moscovo.

As duas pessoas vistas a escalar apercebem-se da explosão, a poucos metros, mas aparentemente continuam a subida depois disso.

Não há qualquer explicação oficial, não se sabe quem eram as pessoas – mas pergunta-se o que estariam a fazer ali às 3h da madrugada, a hora da explosão.

Pela internet, especula-se que são funcionários de Defesa Aérea do Governo russo – há alguém nesse departamento 24 horas por dia.

ZAP // Lusa

12 Comments

  1. Grande filme! Os Ruzzos estão empenhadissimos em arranjar pretextos para a escalada da guerra, mas continuam a apresentar falhas (neste caso, os homens no telhado são “gato escondido com o rabo de fora”).

    • é esta é igual à bomba suja que em 2022 os Ucranianos iam usar…..? estes russos, estou a falar do regime nazi de putim não valem nada cambada de cobardes e cá para mim o tal de merdemedev tem um piquinho azedo para alem de ser ou bêbado drogado ou algo assim

  2. O genocida Putin mata pessoas todos os dias com mísseis de toneladas e agora está todo borrado e ofendido porque explodem uns brinquedos que não podem ter vindo da Ucrânia. Os povo está a começar a apertar o cerco ao ditador.

  3. O criminoso, genocida, drogado, narco-traficante, corrupto, e homossexualista/pedófilo, Zelenskyy já fugiu para a Finlândia.

    • era bom que o teu comentário fosse parar à barra dos tribunais, para aprenderes figueiredo, o que é maltratar com infâmia seja quem for.
      Se não gostas de democracia, mas pelo ciontrário és e gostas de comunismo, porque não vais para a Rússia ? ou para a Venezuela ?

      • Existem pessoas só com serradura nos miolos para não dizer outra coisa. Nem sabem sabem comentar uma notícia: insultam em vez de analisar o comentário, mandando atoardas nem nexo e fora do contexto.

      • Há pessoas que adoram exibir a sua ignorância, escondendo-se por detrás de ‘aparentes’ consensos.

      • Não vale a pena perder tempo a responder a estes figueiredos.
        Eles lançam estas atoardas bombásticas e depois ainda se riem da reação que criam.
        Não lhes respondam que não vale a pena.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.