Drone da Greenpeace atinge central nuclear francesa com granada de fumo

Um veículo aéreo não tripulado da organização ambiental Greenpeace lançou uma granada de fumaça sobre a central nuclear de Cape La Hague, em França, informou um porta-voz do grupo Orano, empresa que gere as instalações.

“Esta manhã, o complexo de La Hague detectou uma invasão área por dois drones, um dos quais atirou uma granada de fumo sobre o tecto de um dos tanques da central nuclear”, revelou um porta-voz da empresa, citado pelo Le Monde.

A filial francesa da organização não governamental Greenpeace reivindicou a autoria do ataque, tendo publicado fotos da acção na rede social Twitter, onde afirma que o objectivo da mesma era “destacar a vulnerabilidade e a saturação do edifício“.

Para a Greenpeace, a central nuclear de Cape La Hague, no noroeste da França, não tem condições de segurança, sendo incapaz de “proteger os depósitos, cheios de materiais nucleares, em caso de operações aéreas maliciosas”. Segundo afirma a ONG em nota publicada no seu site, o ataque não colocou em causa a segurança das instalações.

​Um drone do Greenpeace colocou um sinalizador de fumo de emergência no telhado do tanque da instalação nuclear de Orano, em La Hague, para realçar a vulnerabilidade e a saturação deste edifício. A central contém o equivalente a 100 núcleos de reactores nucleares“, afirma a organização num post no Twitter.

https://twitter.com/greenpeacefr/status/1088851907681095681

“​Está tudo muito bem na central nuclear de Orano la Hague. Excepto o facto de o edifício, que acolhe o equivalente a mais de 100 núcleos de reactores nucleares, ser protegido apenas por um telhado de chapa metálica, vulnerável e de fácil acesso, acrescenta a organização no seu perfil na rede social.

O representante da Orano, empresa que gere a central nuclear, adiantou que o incidente já foi denunciado às autoridades, e que a empresa irá avançar com um processo judicial contra a organização ambiental.

PARTILHAR

RESPONDER

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …