Fábio Silva blindado com a cláusula mais alta de sempre em Portugal

O FC Porto realizou esta quinta-feira a cerimónia anual de entrega dos Dragões de Ouro. O destaque foi para Marega, que recebeu o prémio de futebolista do ano. Fábio Silva venceu o prémio de revelação do ano.

Moussa Marega mostrou-se divertido aquando a receção do prémio, agradecendo ao treinador, colegas e adeptos, lembrando um episódio do início da época em que foi acusado de estar fora de forma.

“Queria agradecer ao grande presidente, ao treinador, ao staff técnico, aos meus companheiros, a todos os dirigentes da nossa equipa e a todos os adeptos que nos apoiam sempre nos bons e maus momentos. Para terminar, não tenho uma barriga grande“, disse perante a gargalhada geral.

Magnus Andersson (andebol) venceu o Dragão de Ouro Treinador do Ano, Daymaro Salina (andebol) recebeu a distinção de Atleta de Alta Competição. O prémio de Atleta Jovem foi para Romário Baró enquanto Fábio Silva venceu o Dragão de Ouro Atleta Revelação.

Durante o seu discurso, Pinto da Costa aproveitou o momento para anunciar que Fábio Silva renovou contrato do clube e ficou ‘blindado’ pela maior cláusula de rescisão de sempre do futebol português: 125 milhões de euros.

“O jovem revelação do ano, o Fábio Silva, é um menino que aos 16 anos já vencia um título europeu, já era campeão nacional, já sabia o que era a glória no FC Porto. E com 17 anos passou a ser o mais jovem marcador de golos em jogos oficiais do FC Porto. Com 17 anos apenas. Não foi o primeiro a marcar com 17 anos, foi o quinto, mas de todos os que marcaram com 17 anos ele foi o mais novo”, começou por dizer Pinto da Costa.

“Por isso, é mais um recorde na vida deste atleta, que mesmo jovem, sente o FC Porto e que fez questão que antes de receber o galardão que hoje recebeu, junto de mim, renovar o seu contrato e prolongar o seu contrato com o FC Porto“, acrescentou o presidente ‘azul e branco’.

De acordo com o Record, Fábio Silva vê assim o seu salário melhorado, mantendo-se a duração do contrato até junho de 2022. Como é menor de idade, não é permitido um contrato com maior extensão do que esta.

A cerimónia começou com a atribuição do Dragão de Ouro à Casa do FC Porto de Esposende, seguindo-se Dick Jaspers (bilhar) que ganhou o Dragão de Ouro de Atleta Amador do Ano.

Nélson Puga (médico da equipa de futebol sénior) conquistou o Dragão de Ouro Carreira, já o Dragão de Ouro de Atleta do Ano foi conquistado por João Rodrigues (ciclismo).

O Dragão de Ouro Dedicação foi para Joana Teixeira (responsável pela secção de desporto adaptado), já a W52-FC Porto recebeu a distinção de Parceiro do Ano, enquanto a FC Porto TV recebeu o Dragão de Ouro para Projeto do Ano.

Lista completa de vencedores:

Dragão de Ouro Casa FC Porto Nacional: Casa FC Porto de Esposende.
Dragão de Ouro Atleta Amador do Ano: Dick Jaspers (bilhar).
Dragão de Ouro Carreira: Nélson Puga (médico da equipa sénior de futebol).
Dragão de Ouro Atleta do Ano: João Rodrigues (ciclismo).
Dragão de Ouro Dedicação: Joana Teixeira (desporto adaptado).
Dragão de Ouro Parceiro do Ano: W52-FC Porto.
Dragão de Ouro Atleta Revelação: Fábio Silva (futebol).
Dragão de Ouro Atleta Jovem do Ano: Romário Baró (futebol).
Dragão de Ouro Atleta de Alta Competição: Daymaro Salina (andebol).
Dragão de Ouro Projeto do Ano: FC PortoTV.
Dragão de Ouro Treinador do Ano: Magnus Andersson (andebol).
Dragão de Ouro Funcionário do Ano: Ana Lima (Secretaria da Administração).
Dragão de Ouro Futebolista do Ano: Marega.
Dragão de Ouro Dirigente do Ano: António Borges (Diretor do Andebol).
Dragão de Ouro Sócio do Ano: Bispo D. Américo Aguiar.
Dragão de Ouro de Honra: Paulo Nunes de Almeida.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este puto ainda não mostrou nada e o Pintinho está a pô-lo nos píncaros. Se o rapaz não dá nada quero ver o que diz depois o “Pintinho fuga para Vigo”.

  2. Que imitação! Esse sr. anda descontrolado de memória. O João Félix saiu por 120 M e o Benfica fica à espera da sua parte. Engraçadinho mas é da idade.

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …