“Draghi faz parte da troika que continua a assaltar o país”

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, não tem moral para dar “conselhos” a Portugal porque “faz parte da ‘troika’ que quer assaltar o país e que continua a assaltar o país”, acusa o Bloco de Esquerda, depois de Louçã ter falado na “sobranceria” do banqueiro italiano.

A presença de Mário Draghi no Conselho de Estado, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, continua a dar que falar e a gerar críticas, nomeadamente do Bloco de Esquerda, que considera que é “duplamente estranha e duplamente perigosa para a nossa democracia”.

As declarações são de Catarina Martins, a porta-voz bloquista, citada pelo site Esquerda.net, gerido pelo partido, durante uma sessão pública sobre o tema “Que reformas para o país?”, que decorreu no Porto.

Mario Draghi faz parte da ‘troika’ que quer assaltar o país e que continua a assaltar o país”, atirou ainda Catarina Martins, realçando que o banqueiro italiano foi ao Conselho de Estado “dizer que o nosso país precisa das reformas que foram feitas pelo anterior Governo PSD/CDS-PP, ou seja de cortes nos custos de trabalho”.

Culpando o presidente do BCE por decisões que “têm vindo a prejudicar” o país, nomeadamente no âmbito do Banif, Catarina Martins refere que “o que Mario Draghi devia ter vindo fazer a Portugal era explicar exactamente as suas responsabilidades num sistema financeiro cada vez mais frágil”.

Louçã acusa Draghi de “sobranceria”

Também Francisco Louçã alinha por estas críticas, considerando em entrevista à TSF que “não é muito normal que a primeira reunião do Conselho de Estado seja aberta a um representante de uma entidade estrangeira” e que a intervenção de Draghi foi “totalmente desadequada”.

O ex-líder do Bloco fala de “uma exibição de poder que é totalmente descartada pelas regras constitucionais portuguesas e até pela elegância mais elementar”, depois de na SIC Notícias, na sua rubrica semanal de comentário, ter acusado Draghi de “sobranceria face à República Portuguesa”.

Louçã refere ainda que as políticas da Comissão Europeia têm “uma lógica de destruição” e alerta o governo de António Costa de que não pode permitir a “continuação da destruição porque pura e simplesmente Portugal não aguenta“.

O economista acusa a Comissão Europeia de estar a pressionar o governo para privatizar a CGD – algo que seria “um disparate do ponto de vista da economia portuguesa, e um perigo para o sistema financeiro”, refere.

“O governo só pode manter-se firme nesta matéria”, resistindo a quaisquer pressões da CE, conclui Louçã.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mudou o presidente mas o ADN é da mesma familia não esperem melhoras e o bombom está pra vir quando ele conseguir correr com o caçapo trapaça.

RESPONDER

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …