“Draghi faz parte da troika que continua a assaltar o país”

Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, não tem moral para dar “conselhos” a Portugal porque “faz parte da ‘troika’ que quer assaltar o país e que continua a assaltar o país”, acusa o Bloco de Esquerda, depois de Louçã ter falado na “sobranceria” do banqueiro italiano.

A presença de Mário Draghi no Conselho de Estado, a convite de Marcelo Rebelo de Sousa, continua a dar que falar e a gerar críticas, nomeadamente do Bloco de Esquerda, que considera que é “duplamente estranha e duplamente perigosa para a nossa democracia”.

As declarações são de Catarina Martins, a porta-voz bloquista, citada pelo site Esquerda.net, gerido pelo partido, durante uma sessão pública sobre o tema “Que reformas para o país?”, que decorreu no Porto.

Mario Draghi faz parte da ‘troika’ que quer assaltar o país e que continua a assaltar o país”, atirou ainda Catarina Martins, realçando que o banqueiro italiano foi ao Conselho de Estado “dizer que o nosso país precisa das reformas que foram feitas pelo anterior Governo PSD/CDS-PP, ou seja de cortes nos custos de trabalho”.

Culpando o presidente do BCE por decisões que “têm vindo a prejudicar” o país, nomeadamente no âmbito do Banif, Catarina Martins refere que “o que Mario Draghi devia ter vindo fazer a Portugal era explicar exactamente as suas responsabilidades num sistema financeiro cada vez mais frágil”.

Louçã acusa Draghi de “sobranceria”

Também Francisco Louçã alinha por estas críticas, considerando em entrevista à TSF que “não é muito normal que a primeira reunião do Conselho de Estado seja aberta a um representante de uma entidade estrangeira” e que a intervenção de Draghi foi “totalmente desadequada”.

O ex-líder do Bloco fala de “uma exibição de poder que é totalmente descartada pelas regras constitucionais portuguesas e até pela elegância mais elementar”, depois de na SIC Notícias, na sua rubrica semanal de comentário, ter acusado Draghi de “sobranceria face à República Portuguesa”.

Louçã refere ainda que as políticas da Comissão Europeia têm “uma lógica de destruição” e alerta o governo de António Costa de que não pode permitir a “continuação da destruição porque pura e simplesmente Portugal não aguenta“.

O economista acusa a Comissão Europeia de estar a pressionar o governo para privatizar a CGD – algo que seria “um disparate do ponto de vista da economia portuguesa, e um perigo para o sistema financeiro”, refere.

“O governo só pode manter-se firme nesta matéria”, resistindo a quaisquer pressões da CE, conclui Louçã.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mudou o presidente mas o ADN é da mesma familia não esperem melhoras e o bombom está pra vir quando ele conseguir correr com o caçapo trapaça.

RESPONDER

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …