Benfica 1-2 Porto | Dragão volta a dar aula na Luz

7

Campeonato relançado? O Porto foi ao Estádio da Luz impor a segundo derrota ao Benfica na Liga bwin 22/23, a primeira em casa, e reduzir para sete os pontos de desvantagem.

Os “encarnados” marcaram primeiro, num autogolo de Diogo Costa, mas a verdade é que os “azuis-e-brancos” sempre dominaram e controlaram os acontecimentos, souberam pressionar sem nunca se desorganizarem e deram a volta ao resultado, golos de Uribe e Taremi. Os “dragões” foram sempre superiores, tacticamente mais esclarecidos e perigosos e justificaram claramente os três pontos.

Sempre mais Porto

Entrada forte do Porto, a pressionar muito à frente à procura de causar estragos de imediato e apanhar a “águia” desprevenida. Aos dois minutos já Otávio e Taremi haviam rematado, com o iraniano a enquadrar o seu disparo, numa ocasião flagrante falhada. Contudo, o Benfica não perdeu a calma e, aos dez minutos, Alexander Bah fugiu pela direita, cruzou com qualidade, Gonçalo Ramos cabeceou à barra, a bola bateu em Diogo Costa e entrou. Estava feito o primeiro, num autogolo do guardião portista, e na sequência do primeiro remate dos da casa.

O Porto não esmoreceu e voltou a assumir a iniciativa, com o Benfica na expectativa, mas sempre que os “encarnados” pressionavam na frente e desenvolviam o seu jogo com combinações rápidas, o “dragão” tremia um pouco na retaguarda. Os “azuis-e-brancos estavam por cima, criavam alguns lances de perigo, enquanto Roger Schmidt viu-se obrigado a tirar Bah, aos 26 minutos, lesionado, entrando Gilberto. Aos 38 , num dos lances de pressão “encarnados”, Pepe foi fundamental para evitar o golo de Ramos, após erro de Uribe, e aos 41, golo anulado ao Porto e a Manafá, por falta de Taremi sobre Odysseas.

Só que em cima dos 45 contou mesmo, num belo lance de ataque, com Pepê a assistir com o peito para remate indefensável de Uribe. E a seguir, Galeno, fez o 2-1, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo do extremo. Marko Grujić, com um GoalPoint Rating de 6.8, era o melhor em campo, com um passe de ruptura, seis recuperações de posse, três desarmes, duas intercepções e três duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro.

O Porto continuou por cima no segundo tempo e chegou, agora sim, ao 2-1 aos 54 minutos. Otamendi ainda cortou o lance, mas a bola chegou a Taremi que, de fora da área, rematou muito colocado para o fundo das redes – ao sexto disparo portista, terceiro enquadrado, enquanto o Benfica continuava com 3-0 nesta variável.

Os “encarnados”, em desvantagem, atiraram-se para o ataque, mas de forma pouco organizada e, aos 73 minutos, o Porto desperdiçou um lance de três para um no contra-ataque, com Otamendi a cortar o último passe de Taremi. Na frente, os homens da Luz continuavam sei ideias e o primeiro remate enquadrado da equipa aconteceu apenas aos 78 minutos, por Chiquinho, e sem perigo. E foi assim até final. O Porto confortável, a explorar o contra-ataque, o Benfica desconexo, pelo que os da Invicta saíram da Luz com os três pontos e com sete pontos de desvantagem em relação ao líder.

Tiago Petinga / Lusa

MVP GoalPoint: Mehdi Taremi

Durante a semana falou-se na pouca eficácia de Taremi nos últimos jogos do Porto e dos poucos golos que marcou. Porém, a doer, num jogo fundamental na Luz, o iraniano mostrou que não desaprendeu e foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 6.9. Pode ter começado o jogo logo a falhar uma flagrante, mas na segunda parte marcou um excelente golo, fez jogar a equipa na frente e terminou com três remates, dois enquadrados, oito acções com bola na área benfiquista e 11 passes progressivos recebidos, máximo do jogo.

7 Comments

  1. Vitória justa do Porto, o Benfica foi uma caricatura, um jogo vergonhoso do clube da luz, Sr. Schmidt peça desculpa aos Benfiquistas por este descalabro, foi embaraçoso!! Feliz Páscoa a todos!

    • A culpa não foi dele. O FCPorto é superior ao Benfica. Essa é que é a realidade. Não esquecer que na primeira volta, o FCPorto apenas com 10 foi superior, e o Benfica somente ganhou na altura com um golo em contra-ataque. O que não deixa de ser estranho para uma equipa que tinha um a mais. O FCPorto perde este campeonato nos jogos menores, por culpa própria e também pelo mérito de alguns desses pequenos adversários.

  2. O Porto deu uma lição de bom futebol. Grande jogo do Porto. E sou do Benfica. Acho que seremos na mesma campeões, mas hoje o Porto foi muito superior. Há dias menos conseguidos.

  3. O resultado foi curto. O porto merecia ganhar por 3 ou 4. E se não tivesse sido o árbitro tal teria acontecido. O golo anulado ao taremi é totalmente roubado. Um choque perfeitamente natural fora da pequena-area.

    • Não é só o golo anulado ao Taremi. Veja por exemplo os dois penaltis que ficaram por assinalar a favor do FCP. Um feito pelo António Silva e outro pelo Otamendi. Nos dois casos cortam a bola e atingem o jogador. Penaltis claríssimos. Hoje nem o árbitro valeu ao Benfica. O Benfica levou um banho de bola.

  4. O Benfica só pode estar contente com o resultado de ontem. Se não fosse o árbitro teria levado mais dois ou três. O Porto foi roubado em dois penaltis e um golo mal anulado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.