/

Desconto na compra de eletrodomésticos será aplicado logo na loja

Promessa do Governo: apoios do novo programa E-Lar serão aplicados diretamente no momento da compra de equipamentos, para todos os consumidores.

Com o novo programa E-Lar – Eficiência Energética e Conforto Térmico do Governo, o apoio à compra de eletrodomésticos vai ser aplicado diretamente no momento da compra do mesmo, ao contrário do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAE+S) anteriormente em vigor.

Os consumidores não terão de avançar com a totalidade do valor e esperar pelo apoio. Em vez disso, os equipamentos serão adquiridos com o desconto já incluído no preço final, através de acordos estabelecidos entre o Governo e os comerciantes de eletrodomésticos, avança o Jornal de Negócios esta terça-feira.

O novo modelo segue a lógica implementada nos incentivos à compra de veículos elétricos, que em 2024 passaram a ser aplicados de forma imediata na aquisição, substituindo o sistema anterior de reembolso.

O E-Lar será universal, ou seja, ficará acessível a todos os consumidores, independentemente da sua condição socioeconómica.

O programa apoiará especialmente a “substituição de fogões, fornos e esquentadores ineficientes ou a gás, por equipamentos elétricos de classe A ou superior”, disse fonte do ministério do Ambiente e Energia ao Negócios.

Embora os detalhes sobre os valores exatos dos apoios, percentagens de comparticipação e limites máximos ainda não tenham sido divulgados, o Governo garante que a implementação será simples e transparente, ao contrário do PAE+S, lançado em 2023.

“Todos os novos programas são muito simples. Temos de ter projetos simples e que as pessoas não fiquem à espera, que não tenham de avançar com o dinheiro e ficar à espera” de serem reembolsados, disse a ministra do Ambiente e Energia, Maria de Graça Carvalho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.