Doze países do Pacífico criam a maior zona de comércio livre do mundo

Erik S. Lesser / EPA

Doze países – Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, México, Peru, Chile, Japão, Vietname, Malásia, Singapura e Brunei – assinaram o Acordo de Associação Transpacífico, criando a maior zona de comércio livre do mundo

Doze países da costa do Pacífico fecharam esta segunda-feira um acordo para criar a maior zona de comércio livre do mundo.

Vários dias após o prazo definido, os ministros do Comércio anunciaram que tinham chegado a um entendimento para o ambicioso Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla inglesa), após cinco anos de difíceis negociações lideradas pelos Estados Unidos.

Abrangendo cerca de dois quintos da economia global, o acordo tem como objetivo estabelecer regras para o comércio e investimento do século XXI e pressionar a China, que não está entre os 12 países, a adaptar o seu comportamento no que toca ao comércio, investimento e regulações empresariais, de modo a estar de acordo com os padrões do TPP.

Obama elogiou o acordo, defendendo que “fortalece as relações estratégicas com os nossos parceiros e aliados na região, o que será vital no século XXI”.

“Quando mais de 95% dos nossos potenciais clientes vivem fora das nossas fronteiras, não podemos deixar países como a China escrevem as regras da economia global“, disse Obama, em comunicado.

No Canadá, o primeiro-ministro Stephen Harper aplaudiu o acordo “histórico”, dizendo que abre acesso ao mercado japonês para os agricultores canadianos.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, também afirmou que o TPP iria trazer benefícios aos negócios do seu país, e na Nova Zelândia, John Key salientou que o acordo se traduz em “mais empregos, rendimentos mais elevados e melhores condições de vida”.

Por seu lado, Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, garantiu que negociou os “melhores resultados possíveis para o país”.

“Pudemos obter os melhores resultados possíveis no que toca ao interesse nacional”, afirmou o chefe do Governo japonês.

Os países integrantes do TPP são o Japão, Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ISCEM não é o único. Há mais 5 politécnicos privados que vão ter de fechar portas

Além da Escola Superior de Comunicação Empresarial, há mais cinco instituições privadas que vão fechar no próximo ano letivo por não terem o aval da Agência de Acreditação do Ensino Superior. Além do encerramento do ISCEM, …

EUA. Depois de 20 anos preso, ADN prova inocência de homem condenado por homicídio e violação

Depois de ter estado 20 anos preso pela violação e assassínio de Angie Dodge, Christopher Tapp foi considerado inocente de todas as acusações. As novas técnicas de análise de ADN e os novos conhecimentos de …

Controlinveste de Joaquim Oliveira falida e com dívida de 750 milhões de euros

A Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, está falida, somando dívidas de 750 milhões de euros para 153 mil euros em ativos, avança o Jornal Económico.  De acordo com o diário de economia, que cita o relatório …

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …

Maria Luís Albuquerque fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da …

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …

VianaPolis chega a acordo com casal. Já só restam sete moradores no prédio Coutinho

A VianaPolis informou, esta terça-feira, ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde ainda permanecem sete pessoas em cinco frações. Em declarações à agência Lusa, …

Ghosn processa Nissan e Mitsubishi na Holanda

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e da Mitsubishi e ex-CEO da Renault, processou as duas fabricantes de automóveis japonesas e reclama uma indemnização de 15 milhões de euros. Carlos Ghosn instaurou à Nissan e à Mitsubishi …

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …