Doze países do Pacífico criam a maior zona de comércio livre do mundo

Erik S. Lesser / EPA

Doze países – Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, México, Peru, Chile, Japão, Vietname, Malásia, Singapura e Brunei – assinaram o Acordo de Associação Transpacífico, criando a maior zona de comércio livre do mundo

Doze países da costa do Pacífico fecharam esta segunda-feira um acordo para criar a maior zona de comércio livre do mundo.

Vários dias após o prazo definido, os ministros do Comércio anunciaram que tinham chegado a um entendimento para o ambicioso Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla inglesa), após cinco anos de difíceis negociações lideradas pelos Estados Unidos.

Abrangendo cerca de dois quintos da economia global, o acordo tem como objetivo estabelecer regras para o comércio e investimento do século XXI e pressionar a China, que não está entre os 12 países, a adaptar o seu comportamento no que toca ao comércio, investimento e regulações empresariais, de modo a estar de acordo com os padrões do TPP.

Obama elogiou o acordo, defendendo que “fortalece as relações estratégicas com os nossos parceiros e aliados na região, o que será vital no século XXI”.

“Quando mais de 95% dos nossos potenciais clientes vivem fora das nossas fronteiras, não podemos deixar países como a China escrevem as regras da economia global“, disse Obama, em comunicado.

No Canadá, o primeiro-ministro Stephen Harper aplaudiu o acordo “histórico”, dizendo que abre acesso ao mercado japonês para os agricultores canadianos.

O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, também afirmou que o TPP iria trazer benefícios aos negócios do seu país, e na Nova Zelândia, John Key salientou que o acordo se traduz em “mais empregos, rendimentos mais elevados e melhores condições de vida”.

Por seu lado, Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, garantiu que negociou os “melhores resultados possíveis para o país”.

“Pudemos obter os melhores resultados possíveis no que toca ao interesse nacional”, afirmou o chefe do Governo japonês.

Os países integrantes do TPP são o Japão, Estados Unidos, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …

Turismo, indústria e energia fazem do Norte região que mais cresceu em 2018

O Norte foi a região portuguesa que mais cresceu em 2018, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,9%, impulsionado pelo turismo, indústria e energia, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística …

Um milhão de assinaturas contra sátira de Natal da Porta dos Fundos

A petição online contra o filme “Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo”, uma sátira da produtora brasileira Porta dos Fundos, exibido na Netflix, conta com mais de um milhão de assinaturas. Lançada na semana …

Sondagem: 81% dos brasileiros defende continuidade da operação Lava Jato

Uma sondagem aponta que 81% dos brasileiros consideram que a investigação levada a cabo pela Lava Jato, maior operação contra a corrupção no país, ainda não cumpriu o seu objetivo e que deve continuar. A sondagem, …