Dormidas na hotelaria aumentam 11,4% no primeiro semestre

uniquehotelsgroup / Flickr

-

As dormidas de turistas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses aumentaram 11,4% no primeiro semestre, face ao mesmo período do ano passado, para 19,5 milhões, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quanto ao número de hóspedes, cresceu 12,1% entre janeiro e junho, para um total de 7,1 milhões de indivíduos, mostram os números da atividade turística no primeiro semestre.

Neste mesmo período, foram as dormidas de residentes em Portugal que mais aumentaram face ao período homólogo de 2013, com uma variação de 11,9% subindo para 5,4 milhões.

Ainda assim, os turistas não residentes continuam a ser os grandes responsáveis pelo total de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses, com mais de 14 milhões de noites neste primeiro semestre. Esse número corresponde a uma subida de 11,2% face ao mesmo período em 2013.

Em contrapartida, a estada média dos turistas entre janeiro e junho diminuiu ligeiramente, face ao período homólogo de 2013, descendo 0,6%, para uma média de 2,74 noites por cada hóspede.

Espanha foi o país que originou mais dormidas neste primeiro semestre, com um crescimento de 22,5% no número de noites passadas por quem reside em território espanhol.

França, Reino Unido e Alemanha tiveram também crescimentos importantes, respetivamente de 13,2%, 12,4% e 11%.

Receitas aumentaram 12%

Já os proveitos totais registados na primeira metade do ano aumentaram 12,1%, para um total de 894,4 milhões de euros, enquanto os proveitos de aposento registaram uma subida de 12,8%, para um total de 615,9 milhões de euros.

Por seu turno, também o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) subiu, num total de 8,8%, para 26,9 euros.

Tendo em conta a distribuição de dormidas pelas regiões do país, de acordo com o INE, o aumento foi global, mas foi maior no Alentejo (16,8%), Lisboa (14,5%) e Algarve (13,1%).

Em relação aos dados relativos a junho, as dormidas cresceram 8,6% face ao mesmo mês de 2013, mas a subida foi menor do que a variação homóloga obtida em maio, de 12,8%.

Nesse período, as dormidas de residentes cresceram 6,7% (18% em maio), enquanto as de turistas não residentes registaram um aumento de 9,3% (11,2% em maio).

“Destacaram-se as evoluções verificadas nas dormidas em pousadas (16,7%), nos apartamentos turísticos (15,3%) e nos hotéis (10%), tendo estes últimos assegurado 61,9% do total de dormidas (61,1% em junho de 2013)”, informa ainda o INE.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …

Governo faz ultimato: empresas têm 30 dias para regularizar fundos europeus parados (ou devolver dinheiro)

O Governo vai dar 30 dias para que as empresas que têm fundos comunitários parados regularizem a situação. Findo esse período, terão de devolver o dinheiro. José Mendes, secretário de Estado do Planeamento, garantiu, em entrevista …

Pelo menos 58 mortos em naufrágio ao largo da Mauritânia

Pelo menos 58 pessoas morreram, esta quinta-feira, num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia. Pelo menos 58 migrantes morreram num naufrágio ao largo da costa da Mauritânia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). …

Sá Carneiro, hipocrisia e maçonaria. Após troca de ataques, candidatos à liderança do PSD concordaram (mas pouco)

Os três candidatos à liderança do PSD trocaram esta quarta-feira acusações de hipocrisia e de maus resultados em diferentes momentos da história do partido, com Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz a negarem pertencer à …