Dormidas na hotelaria aumentam 11,4% no primeiro semestre

uniquehotelsgroup / Flickr

-

As dormidas de turistas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses aumentaram 11,4% no primeiro semestre, face ao mesmo período do ano passado, para 19,5 milhões, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quanto ao número de hóspedes, cresceu 12,1% entre janeiro e junho, para um total de 7,1 milhões de indivíduos, mostram os números da atividade turística no primeiro semestre.

Neste mesmo período, foram as dormidas de residentes em Portugal que mais aumentaram face ao período homólogo de 2013, com uma variação de 11,9% subindo para 5,4 milhões.

Ainda assim, os turistas não residentes continuam a ser os grandes responsáveis pelo total de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses, com mais de 14 milhões de noites neste primeiro semestre. Esse número corresponde a uma subida de 11,2% face ao mesmo período em 2013.

Em contrapartida, a estada média dos turistas entre janeiro e junho diminuiu ligeiramente, face ao período homólogo de 2013, descendo 0,6%, para uma média de 2,74 noites por cada hóspede.

Espanha foi o país que originou mais dormidas neste primeiro semestre, com um crescimento de 22,5% no número de noites passadas por quem reside em território espanhol.

França, Reino Unido e Alemanha tiveram também crescimentos importantes, respetivamente de 13,2%, 12,4% e 11%.

Receitas aumentaram 12%

Já os proveitos totais registados na primeira metade do ano aumentaram 12,1%, para um total de 894,4 milhões de euros, enquanto os proveitos de aposento registaram uma subida de 12,8%, para um total de 615,9 milhões de euros.

Por seu turno, também o rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) subiu, num total de 8,8%, para 26,9 euros.

Tendo em conta a distribuição de dormidas pelas regiões do país, de acordo com o INE, o aumento foi global, mas foi maior no Alentejo (16,8%), Lisboa (14,5%) e Algarve (13,1%).

Em relação aos dados relativos a junho, as dormidas cresceram 8,6% face ao mesmo mês de 2013, mas a subida foi menor do que a variação homóloga obtida em maio, de 12,8%.

Nesse período, as dormidas de residentes cresceram 6,7% (18% em maio), enquanto as de turistas não residentes registaram um aumento de 9,3% (11,2% em maio).

“Destacaram-se as evoluções verificadas nas dormidas em pousadas (16,7%), nos apartamentos turísticos (15,3%) e nos hotéis (10%), tendo estes últimos assegurado 61,9% do total de dormidas (61,1% em junho de 2013)”, informa ainda o INE.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …

Desabamento nas obras do Metro de Lisboa provoca quatro feridos

Um desabamento nas obras do Metro de Lisboa, na estação da Praça de Espanha, provocou esta terça-feira quatro feridos ligeiro, desconhecendo-se ainda a gravidade do seu estado, e a interrupção da circulação na linha Azul. Os …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Um campeão categórico, Ronaldo fora do pódio e uma equipa a pé até ao estádio

O FC Porto goleou o vizinho Boavista, o Benfica ficou a lamentar tanto desperdício e o Sporting entrou a ganhar no campeonato. Destaque ainda para o Santa Clara, Rúben Dias, João Félix, Ronaldo e Messi... e …

A mais longa quarentena do mundo vai ser prolongada mais um mês

A quarentena em Manila devido à covid-19, a mais longa do mundo atualmente, será prolongada por mais um mês até 31 de outubro, anunciaram esta terça-feira as autoridades. Mais um mês significa que número total de …

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …