Dono da Zara continua a ser o mais rico na Europa

Inditex.es

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

O espanhol Amancio Ortega, fundador da cadeia de lojas Inditex, dona da Zara, continuou a ser o europeu mais rico no ano passado, com uma fortuna de 66.400 milhões de dólares (48.154 milhões de euros), segundo a Bloomberg.

Segundo o índice dos 300 mais ricos do mundo da Bloomberg, que é actualizado diariamente, no ano passado o fundador da Microsoft, Bill Gates, foi o homem mais rico do mundo.

Amancio Ortega é o homem mais rico da Europa, tendo visto a sua fortuna aumentar 8.900 milhões de dólares (6.454 milhões de euros) no ano passado.

Também a sua filha, Sandra Ortega, que ocupa a 180.ª posição no índice da Bloomberg, viu o seu império aumentar mais de 500% no ano passado, para um total de 7.300 milhões de euros (5.294 milhões de euros), depois da morte da mãe, Rosario Mera, em Agosto último.

As 300 pessoas mais ricas do mundo acrescentaram à sua fortuna, durante 2013, 524.000 milhões de dólares (380.000 milhões de euros), num total de 3,7 biliões de dólares.

Durante 2013, Bill Gates aumentou a sua fortuna em 15.800 milhões de dólares (11.458 milhões de euros), graças à valorização das acções da Microsoft (cerca de 40%).

Além disso, o fundador da multinacional tecnológica, que recuperou em Maio do ano passado o título de mais rico do mundo das mãos do investidor mexicano Carlos Slim, beneficiou também da valorização em bolsa dos seus investimentos noutras empresas, como os casos da Ecolab e Canadian National Railway Company.

Slim, o segundo homem mais rico do mundo, foi dos poucos da lista que registou uma descida da sua fortuna, tendo perdido 1.400 milhões de dólares (1.015 milhões de euros), o que para os analistas não deve ser um problema, já que o seu império está avaliado em 73.800 milhões de dólares (53.521 milhões de euros).

O investidor especializado em casinos Sheldon Adelson foi o segundo empresário mais beneficiado em 2013, uma vez que a sua fortuna subiu 14.400 milhões de dólares (10.443 milhões de euros), em boa parte devido ao desempenho do jogo na Ásia, com a sua fortuna a totalizar 37.100 milhões de dólares (26.905 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …