Dono da Zara continua a ser o mais rico na Europa

Inditex.es

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

Amancio Ortega, fundador do Grupo Inditex / Zara

O espanhol Amancio Ortega, fundador da cadeia de lojas Inditex, dona da Zara, continuou a ser o europeu mais rico no ano passado, com uma fortuna de 66.400 milhões de dólares (48.154 milhões de euros), segundo a Bloomberg.

Segundo o índice dos 300 mais ricos do mundo da Bloomberg, que é actualizado diariamente, no ano passado o fundador da Microsoft, Bill Gates, foi o homem mais rico do mundo.

Amancio Ortega é o homem mais rico da Europa, tendo visto a sua fortuna aumentar 8.900 milhões de dólares (6.454 milhões de euros) no ano passado.

Também a sua filha, Sandra Ortega, que ocupa a 180.ª posição no índice da Bloomberg, viu o seu império aumentar mais de 500% no ano passado, para um total de 7.300 milhões de euros (5.294 milhões de euros), depois da morte da mãe, Rosario Mera, em Agosto último.

As 300 pessoas mais ricas do mundo acrescentaram à sua fortuna, durante 2013, 524.000 milhões de dólares (380.000 milhões de euros), num total de 3,7 biliões de dólares.

Durante 2013, Bill Gates aumentou a sua fortuna em 15.800 milhões de dólares (11.458 milhões de euros), graças à valorização das acções da Microsoft (cerca de 40%).

Além disso, o fundador da multinacional tecnológica, que recuperou em Maio do ano passado o título de mais rico do mundo das mãos do investidor mexicano Carlos Slim, beneficiou também da valorização em bolsa dos seus investimentos noutras empresas, como os casos da Ecolab e Canadian National Railway Company.

Slim, o segundo homem mais rico do mundo, foi dos poucos da lista que registou uma descida da sua fortuna, tendo perdido 1.400 milhões de dólares (1.015 milhões de euros), o que para os analistas não deve ser um problema, já que o seu império está avaliado em 73.800 milhões de dólares (53.521 milhões de euros).

O investidor especializado em casinos Sheldon Adelson foi o segundo empresário mais beneficiado em 2013, uma vez que a sua fortuna subiu 14.400 milhões de dólares (10.443 milhões de euros), em boa parte devido ao desempenho do jogo na Ásia, com a sua fortuna a totalizar 37.100 milhões de dólares (26.905 milhões de euros).

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Achados da Idade do Bronze descobertos em Mafra

Vestígios da Idade do Bronze foram encontrados durante a construção do Centro de Saúde de Mafra e são os mais antigos até agora descobertos na vila, disse esta segunda-feira à Lusa a arqueóloga Ana Catarina …

Filho de José Eduardo dos Santos em prisão preventiva

O filho do ex-Presidente angolano está em prisão preventiva por suspeita de vários crimes. Vários jornais estão a avançar que José Filomeno dos Santos, filho do ex-Presidente angolano, está em prisão preventiva. Em causa estão os crimes …

Metallica regressam a Portugal

A banda americana regressa a Portugal a 1 de maio de 2019, num concerto no estádio do Restelo, em Lisboa. O concerto em solo luso da digressão WorldWired será o primeiro de 20 concertos agendados …

Jovem indonésio sobreviveu 48 dias à deriva no Pacífico

Um jovem indonésio sobreviveu 48 dias com a ajuda de uma plataforma para captura de peixe até ter sido resgatado por um cargueiro a cerca de dois mil quilómetros do território norte-americano de Guam, no …

Câmara de Braga condenada a pagar mais 4 milhões pelo Estádio

Construído nos mandatos de Mesquita Machado, o estádio tinha um orçamento inicial de 65 milhões, mas acabou por custar mais de 150 milhões. O Tribunal Administrativo e Fiscal condenou a Câmara de Braga a pagar mais …

Movimento de Rui Moreira confronta António Costa sobre Infarmed

A Associação Cívica Porto, o Nosso Movimento pediu, este domingo, ao primeiro-ministro que esclareça se apoiou o ministro da Saúde na decisão de reavaliar a eventual transferência do Infarmed para o Porto. A associação Porto, o …

Nova acusação de assédio sexual contra juiz nomeado por Trump para o Supremo

O juiz nomeado pelo Presidente dos EUA para o Supremo Tribunal foi acusado por uma segunda mulher, este domingo, de assédio sexual na década de 80.  A New Yorker noticiou, este domingo, que os democratas que …

"Hard Brexit" pode ser o fim do Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, tem sido alertada por elementos do seu Executivo para o possível desmembramento do Reino Unido, num cenário de saída da União Europeia sem acordo, o chamado ‘hard Brexit’. Após …

Duas sondas japonesas pousaram num asteróide e fizeram História

Pela primeira vez na história, o Homem conseguiu aterrar dois rovers não tripulados num asteróide. A proeza histórica aconteceu este sábado e deveu-se aos japoneses. "Fiquei impressionado com o que conquistamos no Japão. Este é apenas …

Milionário da Somague declara falência e pede perdão de 67 milhões de euros

O ex-presidente da Somague, Diogo Vaz Guedes, declarou falência, pedindo o perdão de dívidas superiores a 67 milhões de euros. O Novo Banco e o BCP estão entre os credores do milionário. O jornal Correio da …