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Dona da Oreo processa Aldi por copiar descaradamente as suas marcas. Descubra as diferenças

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Podem parecer Oreos. A embalagem usa as mesmas cores das Oreos. Mas o produto visto nas prateleiras da cadeia de supermercados Aldi chama-se “sanduíches de chocolate originais com recheio de baunilha” — e são versões de marca branca do icónico biscoito vendido pela Mondelez.

A Mondelez International, multinacional com sede em Chicago por trás das famosas bolachas Oreo, processou a filial norte-americana da cadeia de supermercados alemã Aldi por violação de marca registada.

Segundo a AP News, num processo federal apresentado na semana passada no Illinois, a Mondelez  sustenta que as embalagens da Aldi são “suscetíveis de enganar e confundir os clientes” e ameaçam prejudicar de forma irreparável a Mondelez e as suas marcas.

No processo, no qual são pedidas indemnizações monetárias e uma ordem judicial que impeça a Aldi de vender produtos que violem as suas marcas registadas, a Mondelez apresentou, lado a lado, fotografias de vários produtos da empresa de Chicago — e das imitações vendidas pela Aldi.

Nam Y. Huh / AP Photos

Embalagens de produtos da Mondelez e do Aldi comparadas lado a lado

Muitas das embalagens de marca própria da Aldi usam imagens e esquemas de cores semelhantes aos produtos da Mondelez, e por vezes nomes muito parecidos. As bolachas “Thin Wheat” do Aldi, por exemplo, vêm numa caixa dourada muito semelhante às Wheat Thins da Mondelez — e até o próprio nome parece ser uma simples troca da ordem das palavras do original.

A empresa enfrentou anteriormente processos judiciais sobre as suas embalagens, nota a AP News. No ano passado, um tribunal australiano considerou que a Aldi infringiu os direitos de autor dos snacks infantis Baby Bellies. Nesse caso, a embalagem da Aldi apresentava o desenho de uma coruja e cores semelhantes às da embalagem da marca original.

No início deste ano, um tribunal de recurso do Reino Unido decidiu a favor da Thatchers, uma empresa de sidra, que processou a Aldi devido a semelhanças no design da embalagem da sua sidra de limão.

A Mondelez afirma no seu processo que a empresa tinha contactado a Aldi em várias ocasiões, apontando para a existência de “embalagens confusamente semelhantes”, e que a empresa alemã descontinuou ou alterou a embalagem de alguns produtos — mas continuou a vender outros.

A Aldi, que opera nos EUA há 50 anos, diz ser o retalhista alimentar com o crescimento mais rápido no país, com mais de 2.400 lojas em 2024 e planos para abrir um número recorde de 225 novas lojas em 2025. A empresa mantém os preços baixos vendendo essencialmente produtos com as suas marcas próprias.

ZAP //

3 Comments

  1. O preço dá muito bem para perceber que não há confusão, quanto à embalagem é discutível. Com a Tatchers e Baby Bellies a semelhança também é discutível… Se há quem não consiga perceber a diferença então deviam questionar a capacidade de votar das mesmas, podem estar a fazer confusão com candidatos… é também curioso onde há estes litígios, UK, Australia, agora EUA…

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