Dois repórteres americanos foram mortos a tiro em direto

Dois jornalistas do canal televisivo WDBJ do estado norte-americano de Virgínia foram mortos a tiro, na manhã desta quarta-feira, durante uma transmissão em direto, segundo a AFP.

No vídeo transmitido pela afiliada local da CBS, são ouvidos cerca de oito tiros antes de o operador de câmara, Adam Ward, de 27 anos, cair no chão.

Alison Parker, de 24 anos, jornalista que apresentava a reportagem, que fazia parte do programa matinal do canal televisivo, também foi morta.

A entrevistada, Vicki Gardner, diretora de uma Câmara de Comércio regional, foi atingida nas costas e está a ser submetida a uma cirurgia, segundo o jornal local Roanoke Times.

“Não sabemos o motivo”, declarou o diretor, acrescentando que o atirador, cuja identidade também se desconhece, ainda está em fuga.

Durante breves momentos, a câmara filmou a cara do atirador e, segundo a AFP, a polícia está a procurar o atacante.

Não se conhecem os motivos que levaram ao crime.

Após o tiroteio, o suspeito do ataque, Vester Flanigan, partilhou vídeos do crime nas redes sociais.

Segundo uma notícia avançada pelo WDBJ7, canal em que trabalhavam os dois jornalistas, o suspeito terá tentado suicidar-se depois de ter sido confrontado pela polícia, que destacou cerca de 40 agentes para o local.

Flanigan, de 41 anos, também conhecido por Bryce Williams, era um antigo repórter do canal, ex-colega das duas vítimas mortais do ataque.

O atacante foi levado ainda com vida para o hospital, mas morreu após duas horas nos cuidados intensivos, em estado crítico.

Segundo as autoridades locais, a morte do atirador foi consequência dos ferimentos auto-infligidos.

O presumível autor dos homicídios alegou ter sido vítima de discriminação racial e sexual, algo negado por ex-colegas e ex-empregadores.

Num documento de 23 páginas enviado por fax à cadeia televisiva ABC após o tiroteio, Vester Lee Flanagan indicou que a sua ira “foi crescendo pouco a pouco” por causa de episódios de discriminação racial e de assédio sexual a que alegou ter sido sujeito.

No documento enviado à ABC, Flanagan expressa a sua admiração pelos autores de massacres nos Estados Unidos, como o da escola secundária de Columbine em 1999 e o da Universidade Virginia Tech en 2007, cujo autor, o coreano Seung-Hui Cho, afirmou ter conhecido.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Agora e mais uma vez vêm as lamentações de circunstância a começar pelas do senhor presidente Obama em relação ao uso e porte de armas como se não sejam eles e sobretudo a pura malvadez do povo americano na teimosia de tal ideia em relação ás armas, isto é um mal que deveria ser banido de qualquer país e apenas forças policiais as deveriam poder utilizar.

  2. Fui ei que li mal, ou está notícia parece ter sido escrita ao longo do tempo, já que no início não se sabia quem era o atirador(atacante), depois a polícia cercou-o(se não sabiam quem era, como o iam cercar). Depois já se sabe quem é e até o levaram para o hospital….

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …