/

Dois menores detidos no Reino Unido suspeitos de planear atentado

Uma rapariga de 16 anos e um rapaz de 14 foram temporariamente detidos, nos arredores de Manchester, na  Grã-Bretanha, sob suspeita de envolvimento na preparação de um acto de terrorismo.

O rapaz, que vive na região de Blackburn, em Lancashire, foi detido a 2 de abril. A jovem foi detida em Manchester, a 3 de abril. Ambos foram entretanto já libertados, sob caução, até 28 de maio.

A polícia afirmou ter encontrado provas, em computadores e outros aparelhos electrónicos dos jovens, de que teriam participado na “preparação de um acto de terrorismo” – crime punível por lei, previsto no diploma Anti-Terrorista aprovado no Reino Unido em 2006.

No caso de adultos, a pena prevista para este tipo de crime pode chegar a prisão perpétua.

Segundo a BBC, a investigação envolveu agentes da North West Counter-Terrorism Unit, uma unidade contra-terrorista, e das polícias de Manchester e Lancashire.

As autoridades não deram informações sobre a natureza do plano no qual os jovens estariam envolvidos.

A semana passada, um grupo de cinco adultos e quatro crianças britânicas foram detidos na fronteira da Turquia com a Síria. O grupo estaria a tentar chegar a regiões controladas pelo auto-procalmado Estado Islâmico.

Segundo as autoridades britânicas, os dois casos não têm ligação.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.