Uma rapariga de 16 anos e um rapaz de 14 foram temporariamente detidos, nos arredores de Manchester, na Grã-Bretanha, sob suspeita de envolvimento na preparação de um acto de terrorismo.
O rapaz, que vive na região de Blackburn, em Lancashire, foi detido a 2 de abril. A jovem foi detida em Manchester, a 3 de abril. Ambos foram entretanto já libertados, sob caução, até 28 de maio.
A polícia afirmou ter encontrado provas, em computadores e outros aparelhos electrónicos dos jovens, de que teriam participado na “preparação de um acto de terrorismo” – crime punível por lei, previsto no diploma Anti-Terrorista aprovado no Reino Unido em 2006.
No caso de adultos, a pena prevista para este tipo de crime pode chegar a prisão perpétua.
Segundo a BBC, a investigação envolveu agentes da North West Counter-Terrorism Unit, uma unidade contra-terrorista, e das polícias de Manchester e Lancashire.
As autoridades não deram informações sobre a natureza do plano no qual os jovens estariam envolvidos.
A semana passada, um grupo de cinco adultos e quatro crianças britânicas foram detidos na fronteira da Turquia com a Síria. O grupo estaria a tentar chegar a regiões controladas pelo auto-procalmado Estado Islâmico.
Segundo as autoridades britânicas, os dois casos não têm ligação.
ZAP / BBC