Dois homens ficaram três horas com água pelo pescoço

fb/algodio.barerestaurante

Estragos da Tempestade Hércules no bar da praia do Algodio

Estragos da Tempestade Hércules no bar da praia do Algodio

Um funcionário do Clube Naval da Ericeira, Mafra, e o gerente do respetivo café foram atingidos por uma onda e ficaram três horas com água pelo pescoço quando desligavam a instalação elétrica e tentavam retirar bens das instalações.

“Iam sendo levados. Não houve danos pessoais por sorte”, relatou hoje à agência Lusa o presidente do Clube Naval da Ericeira, José Simões, referindo-se a este incidente ocorrido na segunda-feira entre as 18:00 e as 21:00.

Na esperança de minimizarem eventuais prejuízos que o mar pudesse fazer, os dois, habituados ao mar, deslocaram-se às instalações do clube naval para desligar a instalação elétrica das instalações, a seu pedido, e retirar alguns bens para não serem destruídos pela força das ondas.

Já antes alertados pela escassa distância a que o mar se encontrava, tiveram de abandonar primeiro o restaurante, o primeiro a ser inundado pelo mar, e refugiar-se em instalações anexas que servem de apoio aos pescadores desportivos.

Sem esperar, “foram atingidos por uma onda e ficaram com água pelo pescoço durante três horas”, à espera da baixa-mar para poderem sair.

Um deles sofreu ainda traumatismos numa perna, ao ser projetado e ficar preso dentro das instalações, e teve de receber assistência hospitalar.

Apesar das lágrimas dos olhos com que ficou hoje de manhã ao ver a destruição quase completa do Clube Naval, onde se fez associado há 27 anos, José Simões, respira de alívio por a tragédia não ter sido pior.

Na sede, o mar danificou uma zona de convívio, onde os pescadores confecionavam os petiscos da pesca, deixou uma casa de banho com “meio metro de areia” e destruiu “por completo” a oficina de reparação das embarcações, levando ferramentas e máquinas.

“O mar entrou pela porta norte e destruiu tudo”, contou.

Os prejuízos ainda estão por calcular, mas são estimados em “milhares de euros”, estendem-se ao restaurante, igualmente propriedade do clube e onde o mar estragou vidros das janelas, a esplanada interior, mobiliário, arcas frigoríficas e o próprio ‘stock’ de bebidas e de géneros alimentares.

Apesar de estar aberto o ano inteiro, estava encerrado há alguns dias por precaução, a pedido das autoridades.

Ainda na Ericeira, o bar da praia do Algodio, um restaurante e uma esplanada de um bar da praia Sul sofreram também danos significativos.

Apesar dos estragos, os seus proprietários ainda não conseguiram concluir as limpezas para voltarem a abrir, devido ao estado do mar.

Cerca de dez embarcações de pesca e recreio ficaram com danos, que estão ainda por calcular, deixando prejuízos estimados em milhares de euros à comunidade piscatória, segundo alguns pescadores contactados pela Lusa.

No hotel Vila Galé, o mar entrou na zona de lazer, sobretudo na piscina, obrigando a unidade a restringir o acesso dos hóspedes.

A Proteção Civil Municipal mantém interdito o acesso às praias da Calada, São Lourenço, Algodio, Sul, Pescadores e de São Julião, para evitar que as pessoas se aproximem da orla costeira, bem como uma rua junto ao mar, na vila da Ericeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada" perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu hoje …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto e pode parar duas semanas. Vieira é um dos infetados

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …