Dois detidos e um Ferrari apreendido em fraude com fundos do QREN

A PJ deteve duas pessoas, um advogado e uma secretária, por fraude na obtenção de subsídios, desvio de subsídio e falsificação de documentos no âmbito de uma investigação relacionada com os apoios comunitários QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional).

Em comunicado, a Polícia Judiciária adianta que foram também constituídos 21 arguidos, 12 pessoas singulares e nove empresas, e apreendidos 12 veículos de gama alta, entre os quais um Ferrari e um Mclaren, adianta o Diário de Notícias, além de diverso material relacionado com a prática da atividade criminosa em investigação.

A Polícia Judiciária explica que a fraude consistia “essencialmente na sobrefaturação de máquinas e equipamento com vista ao inflacionamento de incentivos a receber no âmbito do QREN”.

No decurso da operação, denominada “Inovar” e que envolveu 160 elementos da PJ, um juiz de instrução criminal e uma procuradora da República, foram realizadas 53 buscas nas áreas de Leiria, Coimbra, Lisboa e Porto, das quais vinte domiciliárias, duas em escritórios de advogados e trinta e uma não domiciliárias.

Segundo a PJ, foram também realizadas duas buscas não domiciliárias na Alemanha.

A PJ refere ainda que a investigação vai prosseguir com vista à continuação de recolha de prova e ao apuramento dos benefícios económicos ilegitimamente obtidos em prejuízo do Estado português, cujo valor global ultrapassará os cinco milhões de euros.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para primeiro interrogatório judicial no Tribunal Central de Instrução Criminal.

A operação, que contou com a colaboração de várias unidades orgânicas da PJ, foi feita pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Mas é novidade?

    As empresas e as consultoras fazem disto prática de forma a que depois a taxa de incentivo reembolsada seja superior. Todos ganham: empresas financiadas, consultores e empresas que vendem equipamentos e serviços.

    Conheço situações em que se alteram os n.º de série dos equipamentos, o ano de fabrico, etc… para depois os dados “falsos” destes corresponderem ao comunicado…

    Só não vê quem não quer…

    Se uma forma ou de outra contribuímos para os mercedes e bmw dos Patrões Portugueses…

    Mas é bom começar por algum lado a investigar… daqui a algum tempo certamente muitos outros serão incriminados, incluindo, funcionários públicos, peço desculpa, precários do estado que estão à 20 anos nas funções…

    • Sr. Armindo, se conhece situações porque não as denuncia nas entidades competentes? Não lhe custa saber que essas situações saem indirectamente do seu bolso também? Se todos nos uníssemos contra estas ilegalidades, talvez teríamos um Portugal melhor…

  2. e depois claro que não há subsídios para empresas que querem realmente investir no crescimento e na criação de postos de trabalho… começa desde as câmaras municipais, nas quais muitos gabinetes têm que ser abertos com um pontapé, porque as mãos vão cheias… Viva PT, viva os campeões do Euro e vivam os vencedores do festival da canção. que grande país este, cheio de feitos e glória.

  3. O País está igual a si mesmo, no seu melhor.
    Muita gente se aproveita destas situações, até existem pessoas (empresas) que tratam da papelada, com comissões avultadas claro.
    O dinheiro é líquido e transportado em sacos de rede, portanto algum ficará pelo caminho!.

RESPONDER

"Lavar as mãos". Vídeo da DGS é o mais popular do ano no YouTube

2020 foi um ano atípico em vários aspetos do quotidiano, obrigando à introdução de novas rotinas e ao reforço de outras por muitos já descuradas. Reflexo dessa disrupção é o ranking anual do YouTube, divulgado esta …

Drenthe falido: "Não é muito importante"

Antigo futebolista do Real Madrid não está preocupado com a declaração feita por um tribunal dos Países Baixos. Drenthe joga numa equipa da terceira divisão nacional. Royston Ricky Drenthe foi, enquanto adolescente, considerado um dos melhores …

Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar

A sonda chinesa Chang'e 5 concluiu a recolha e armazenamento de rochas e detritos da superfície lunar, e prepara-se para voltar à Terra, informou esta quinta-feira a Administração Espacial Nacional da China. "Às 22 horas de …

Seca obriga Namíbia a por à venda 170 elefantes

A Namíbia, que se encontra em risco de seca, pôs à venda 170 elefantes vivos para reduzir o seu número no território, em parte devido ao crescente conflito entre humanos e animais desta espécie ameaçada …

Benfica 4 - 0 Lech Poznań | “Saco cheio” rumo ao apuramento

Um, dois, três e quatro. Foram estes os golos – apontados por Vertonghen, Darwin Núñez, Pizzi e Weigl – que o Benfica marcou na goleada que aplicou na noite desta quinta-feira ao Lech Poznań, num …

Cientistas encontram evidências de uso de drogas psicadélicas numa caverna com arte rupestre

Uma flor vermelha redemoinhada rabiscada numa parede de uma caverna há cerca de 400 anos é a primeira evidência definitiva de que os nativos norte-americanos consumiam drogas psicadélicas em locais de arte rupestre. Descoberta na caverna …

Musk queria batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas o México disse que não

O multimilionário Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, quis batizar a sua tequila de "Teslaquila", mas as autoridades mexicanas impediram a utilização do nome, invocando os direitos do uso da palavra e …

Namíbia acaba de eleger um deputado chamado Adolf Hitler. É ativista e "anti-apartheid"

A Namíbia acaba de eleger nas eleições regionais um deputado chamado Adolf Hitler, um conhecido ativista e "anti-apartheid" em Uunona, a sua cidade natal, localizada no norte do país africano. "Adolf Hitler teve uma vitória …

Empresário de media pró-democracia preso por acusação de fraude em Hong Kong

O dono do jornal antigoverno Apple Daily, Jimmy Lai, conhecido pela luta pela democracia em Hong Kong, foi detido sem fiança, acusado de irregularidades no contrato de 'leasing' do edifício onde está o órgão de …

Novos drones de resgate usam Inteligência Artificial para encontrar pessoas perdidas na floresta

Em situações em que as pessoas se perdem na floresta, o tempo é essencial para resgatá-las, pois quanto mais tempo ficam perdidas mais perigosa a situação se torna. Mas será que existem todas as ferramentas …