Dois aviões “Jumbo” estiveram prestes a chocar na Escócia

Um Boeing 747 da Qantas voando a cerca de 11.000 metros de altitude (foto: Sergey Kustov / wikimedia)

Um Boeing 747 da Qantas voando a cerca de 11.000 metros de altitude (foto: Sergey Kustov / wikimedia)

Dois aviões Boing 747, mais conhecidos como “Jumbo”, estiveram “prestes a colidir” em Junho, no espaço aéreo escocês, quando os pilotos não seguiram adequadamente as instruções dos controladores aéreos, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades aeronáuticas britânicas.

Segundo um documento elaborado pela UK Airprox Board, organização encarregada de registar este tipo de incidentes ocorridos no espaço aéreo britânico, esse episódio ocorreu no dia 23 de junho.

Estiveram envolvidos dois Boeing 747 que sobrevoavam o Mar do Norte. Em determinado momento do voo, ambos os aparelhos ficaram separados por uma distância de apenas 30,5 metros, um acima do outro.

Um dos “Jumbo” recebeu ordem para subir a uma altura de nível “oceânico”, mas essa manobra resultou numa “potencial colisão”, com outro avião 747 que se encontrava “em trajetória de convergência”.

A UK Airprox Board, que não detalha para onde se dirigiam os aviões, concluiu que os pilotos “não seguiram” as instruções dos controladores e que a possibilidade de choque se evitou “só porque disparou o sistema de Alerta de Tráfego e prevenção de colisões”.

Na informação, que também não identifica a causa pela qual poderia ter ocorrido um grave acidente, considerou-se «surpreendente que os quatro pilotos tenham ouvido ou interpretado mal as instruções para evitar choques».

O Boeing 747, “Jumbo” ou “Rainha dos Céus” é um avião quadrimotor turborreator de carreira projetado e produzido pela norte-americana Boeing. É o avião mais conhecido da história da aviação e manteve o recorde de passageiros transportados durante 37 anos, desde o seu primeiro voo, em 1970. Pode transportar até 585 passageiros.

ZAP/Lusa

RESPONDER

Emmanuel Macron

Macron e Marine Le Pen vão à segunda volta das presidenciais em França

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais francesas confirmam a vitória de Emmanuel Macron e Marine Le Pen. Os números divulgados às 20h em Paris acabam com o suspense de uma das eleições mais …

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

Luís Montenegro não quer primárias no PSD e reafirma apoio a Passos

O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, disse hoje, em Leiria, ser contra a realização de eleições primárias no seu partido e reafirmou o seu apoio ao atual líder do PSD, Pedro Passos Coelho. À margem …

-

UKIP quer proibir uso da burka em público

O Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), anti-imigração, vai incluir no seu programa para as eleições britânicas de 8 de junho próximo a proibição do uso da burka em público. O líder do UKIP, Paul …

-

Venezuelanos fizeram "marcha do silêncio" para homenagear vítimas dos protestos

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática disse este sábado que, apesar de ter podido marchar de forma pacífica até à sede do Episcopado de Caracas, os protestos vão continuar até ser revertido o "golpe" do …

-

PJ confirma que atropelamento mortal no estádio da Luz não foi acidental

Fonte policial revelou que o atropelamento mortal do adepto italiano, que estava na capital para assistir ao dérbi entre Sporting e Benfica, não foi acidental e que as autoridades já sabem quem foi o autor …

-

Jéssica Augusto vence maratona de Hamburgo

A portuguesa venceu, este domingo, a maratona de Hamburgo, na Alemanha, garantindo mínimos para os Mundiais de 2017, que se vão disputar em Londres. Jéssica Augusto correu a distância em 2:25.30 horas, a mais de um minuto …

Heterocephalus glaber, também conhecido por rato-toupeira-nu

Estranho mamífero consegue sobreviver 18 minutos sem oxigénio

O rato-toupeira-nu, batizado com o nome científico Heterocephalus glaber, é um dos mamíferos mais estranhos do mundo, mas é também por isso que tem tantas características raras. Este roedor de sangue frio, oriundo do leste de África, …

Maddie McCann

Dez anos depois, PJ diz que caso Maddie "continua aberto"

A Polícia Judiciária continua a investigar o desaparecimento de Madeleine McCann, ocorrido em 2007 no Algarve, admitindo que se trata de "um caso único na história da PJ e do país". "O caso continua aberto" e …

Marine Le Pen em visita ao Líbano

Mais de 45 milhões de franceses escolhem hoje quem passa à segunda volta

Mais de 45 milhões de eleitores escolhem, este domingo, os dois candidatos que passam à segunda volta das eleições presidenciais, com as sondagens a indicarem que o confronto decisivo vai opor Emmanuel Macron a Marine …

-

Consumo diário de bebidas light aumenta risco de derrame e demência

Bebidas adoçadas artificialmente, como as bebidas light, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra um novo estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com este estudo, …