Em dois anos, 21 guardas foram investigados e 9 expulsos por tráfico nas cadeias

Como é que as drogas e os telemóveis entram nas prisões? E as agulhas? E as armas brancas? Em dois anos, 21 guardas foram alvo de processos e nove foram expulsos por introduzirem nas cadeias drogas, telemóveis e outros objetos ilícitos.

Celso Manata, diretor geral dos serviços prisionais denuncia ao Público que  maior parte das pistas sobre o tráfico de objetos ilícitos dentro das cadeias chega através de reclusos e não de guardas prisionais.

“Quando temos informação, a lógica não é espantar a caça. Temos uma estratégia montada”, diz. A informação é trabalhada e remetida para a Polícia Judiciária. “Temos uma articulação muito afinada com a PJ, que é quem pode fazer escutas, verificar contas bancárias…”.

O diretor que entrou em funções há um ano e meio “foi ouvindo uma e outra coisa” até mandar fazer “uma investigação geral”. O resultado: falhas de segurança no acesso às prisões. “Verificámos que havia várias situações de guardas que não cumpriam as suas obrigações”.

E continua: “Já disse que ia andar em cima das pessoas que traficam drogas, telemóveis e outras coisas. Agora, digo que vou andar em cima das pessoas que estão nas portarias”.

As declarações surgem na sequência da notícia avançada pelo Expresso durante o fim de semana que dá conta de que a grande parte do tráfico que se verifica dentro das cadeias portuguesas é feito pelos guardas prisionais e não por visitas dos reclusos, segundo o relatório do Serviço de Auditoria e Inspeção da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

O relatório nota ainda uma “intolerável flexibilização” nos procedimentos de segurança nas portarias. Por todo o país há guardas, sobretudo à noite e ao fim de semana, que deixam entrar colegas sem antes fazer “uma verificação minuciosa” do que transportam.

Devido à introdução de drogas e outros objetos proibidos, entre 2014 e 2016 foram instaurados 21 processos disciplinares a guardas prisionais: nove foram expulsos, três suspensos, três multados e três repreendidos. Os restantes três ainda estão pendentes.

Quem entra num estabelecimento prisional tem de transpor o pórtico e de entregar o que tem para revista. Os guardas conhecem a regra. “Existe um manual de procedimentos, que foi aprovado pelo anterior diretor-geral”, sublinha Manata. “Não houve instruções para não o cumprir, pelo contrário. Eu próprio dou o exemplo. Quando vou a uma cadeia, passo sempre pelo raio-x.”

Não quer que ninguém se refugie na ignorância. Proferiu um despacho com o resultado da auditoria e a ordem para respeitar os mecanismos de controlo. “Mandei ler em três formaturas seguidas, na presença de diretores e chefias”, enfatiza. Com o despacho seguiu também um exemplar do manual.

Entretanto, Jorge Alves, presidente do sindicato Nacional do Corpo da guarda Prisional, aparece a apontar o dedo aos diretores, afirmando que estes são “os primeiros a violar as normas”.

Segundo o presidente do Sindicato, alguns não passam pelo pórtico, outros dão instruções no sentido de deixar passar pessoas sem revista. “Se um diretor diz para não revistar, os guardas não revistam”, salientou.

Celso Manata, por sua vez, rejeita a justificação apresentada por Jorge Alves: “Não estou a dizer que não acontece, estou a dizer que se acontece os guardas devem participar”, declara. “Cada um é pago para exercer as suas funções. Quem está na portaria tem de controlar a entrada. Se é impedido de o fazer, deve participar”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tirar-lhes a droga, telemóveis, tabaco e Internet é cruel. Já não chega estarem presos??? LOL. Acho muito bem que se cumpra o castigo previsto na Lei e acho que após o castigo legal cumprido devemos todos ter uma segunda oportunidade. Mas muito cuidado quando chegar o momento da ressaca lá dentro…

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …