Doentes estiveram dois dias sem comer, denuncia bastonária dos enfermeiros

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros denunciou, esta segunda-feira, o facto de vários doentes terem estado dois dias sem comer e sem receber medicação, sem nunca revelar, no entanto, o hospital público onde isso aconteceu.

Vários doentes estiveram dois dias sem comer e sem receber a devida medicação num hospital do Serviço Nacional de Saúde. A denúncia foi feita, esta segunda-feira, pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, durante um debate na Ordem dos Médicos do Porto.

Em declarações à Renascença, a bastonária não quis revelar qual é o hospital público em causa mas alertou para o facto disto acontecer por causa do baixo número de profissionais face à elevada afluência de utentes nas urgências nos meses de inverno.

“Isto é uma denúncia concreta que recebemos dos profissionais que querem manter a segurança dos seus doentes. É uma grande preocupação dos enfermeiros que trabalham no terreno, sobretudo nas urgências dos hospitais, numa altura de grande afluência por causa do Inverno e da gripe”, afirma.

“Se tenho um espaço vocacionado para 10 ou 12 doentes e ponho lá 40, 50 ou 60 pessoas, não tenho condições”, acrescenta ainda.

Sobre essa situação, Ana Rita Cavaco diz que isso aconteceu “porque não havia recursos e também não havia pessoas: as macas e as paredes não lhes dão de comer“, ironiza.

Questionada pelo Público, a bastonária informou que o conselho de administração do hospital já foi inquirido, estando a aguardar uma resposta da sua parte.

“Podem acusar-me de ser alarmista, mas enquanto não tivermos dispostos a dizer a verdade, não vamos a lado nenhum”, concluiu.

Denúncias são de “grande intensidade dramática”

O ministro da Saúde considerou esta quarta-feira que as declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros foram de “grande intensidade dramática”, tendo já pedido a intervenção da inspetora da Saúde.

“A bastonária teve essa informação, que é de grande intensidade dramática. Eu, quando ouvi essas declarações nas notícias, telefonei à inspetora das Atividades na Saúde (Inspeção-Geral das Atividades em Saúde IGAS), que já falou com a bastonária”, disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, não especificando se foram já tomadas eventuais medidas.

“Nós temos todos a obrigação de melhorar o sistema de saúde e sinalizar as situações que estão menos bem mas também temos todos a obrigação de sermos muito responsáveis“, acrescentou o ministro, referindo-se à bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

Na sequência da revelação da bastonária, o CDS-PP pediu já uma audição com a responsável para esclarecimentos sobre a ausência de alimentação e medicação aos doentes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpem, mas não acredito.
    Poderá haver atrasos e deficiências de funcionamento por pessoal a menos, isso acredito, agora, dizer que os doentes estiveram sem comer 2 dias e sem medicação, não acredito minimamente.
    Quanto ä alimentação, as empresas que fornecem os hospitais não deixaram de o fazer e tarefa de distribuir a alimentação pelos doentes está na esfera de competência dos auxiliares de enfermagem. Não houve greves nesse setor e continuam a ser os mesmos, em numero de profissionais, logo, não é plausivel aceitar que houve falhas na entrega da alimentação aos doentes. No dominio da medicação passa-se exatamente o mesmo, exclusão feita á medicação por via endovenosa bem como, a nível alimentar, alguns doentes com patologias especiais que não lhes é possivel a alimentação normal, de faca e garfo, e que por isso sejam alimentados por sonda nasogastrica, ( comida pastosa).
    Se dissessem que houve doentes a quem não foram dados alguns cuidados básicos que, estes sim, se encontram na esfera de competências dos enfermeiros, designadamente, pensos, aspiração e drenagem em doentes, aplicação de medicação endovenosa, alimentação pelas vias que referi, um acompanhamento personalizado dos doentes por via da visita regular que os enfermeiros fazem nas enfermarias, aí sim acreditava que poderiam existir falhas de 1 ou 2 dias.

RESPONDER

Caracóis estão a ficar amarelos para se adaptarem às alterações climáticas

Nas áreas urbanas, os caracóis estão a ficar com as cascas amarelas para se adaptarem às alterações climáticas. Os cientistas vão agora analisar os padrões das penas dos pássaros, para perceberem se também há uma …

Os terrenos contaminados de Fukushima vão tornar-se num centro de "energia verde"

Fukushima, local que sofreu um dos maiores desastres nuclear do mundo, vai reinventar-se e tornar-se num centro de energia renovável. Depois de ser atingido por um terramoto e um tsunami de 15 metros em 2011, três …

Cientistas identificaram neurónios específicos que mapeiam memórias

Neurocientistas descobriram um aspeto curioso de como a nossa memória funciona: Quando o cérebro precisa de recuperar informação relacionada com um lugar específico, neurónios individuais podem atingir memórias específicas. De acordo com o estudo publicado na …

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …