Doentes estiveram dois dias sem comer, denuncia bastonária dos enfermeiros

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros denunciou, esta segunda-feira, o facto de vários doentes terem estado dois dias sem comer e sem receber medicação, sem nunca revelar, no entanto, o hospital público onde isso aconteceu.

Vários doentes estiveram dois dias sem comer e sem receber a devida medicação num hospital do Serviço Nacional de Saúde. A denúncia foi feita, esta segunda-feira, pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, durante um debate na Ordem dos Médicos do Porto.

Em declarações à Renascença, a bastonária não quis revelar qual é o hospital público em causa mas alertou para o facto disto acontecer por causa do baixo número de profissionais face à elevada afluência de utentes nas urgências nos meses de inverno.

“Isto é uma denúncia concreta que recebemos dos profissionais que querem manter a segurança dos seus doentes. É uma grande preocupação dos enfermeiros que trabalham no terreno, sobretudo nas urgências dos hospitais, numa altura de grande afluência por causa do Inverno e da gripe”, afirma.

“Se tenho um espaço vocacionado para 10 ou 12 doentes e ponho lá 40, 50 ou 60 pessoas, não tenho condições”, acrescenta ainda.

Sobre essa situação, Ana Rita Cavaco diz que isso aconteceu “porque não havia recursos e também não havia pessoas: as macas e as paredes não lhes dão de comer“, ironiza.

Questionada pelo Público, a bastonária informou que o conselho de administração do hospital já foi inquirido, estando a aguardar uma resposta da sua parte.

“Podem acusar-me de ser alarmista, mas enquanto não tivermos dispostos a dizer a verdade, não vamos a lado nenhum”, concluiu.

Denúncias são de “grande intensidade dramática”

O ministro da Saúde considerou esta quarta-feira que as declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros foram de “grande intensidade dramática”, tendo já pedido a intervenção da inspetora da Saúde.

“A bastonária teve essa informação, que é de grande intensidade dramática. Eu, quando ouvi essas declarações nas notícias, telefonei à inspetora das Atividades na Saúde (Inspeção-Geral das Atividades em Saúde IGAS), que já falou com a bastonária”, disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, não especificando se foram já tomadas eventuais medidas.

“Nós temos todos a obrigação de melhorar o sistema de saúde e sinalizar as situações que estão menos bem mas também temos todos a obrigação de sermos muito responsáveis“, acrescentou o ministro, referindo-se à bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

Na sequência da revelação da bastonária, o CDS-PP pediu já uma audição com a responsável para esclarecimentos sobre a ausência de alimentação e medicação aos doentes.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Desculpem, mas não acredito.
    Poderá haver atrasos e deficiências de funcionamento por pessoal a menos, isso acredito, agora, dizer que os doentes estiveram sem comer 2 dias e sem medicação, não acredito minimamente.
    Quanto ä alimentação, as empresas que fornecem os hospitais não deixaram de o fazer e tarefa de distribuir a alimentação pelos doentes está na esfera de competência dos auxiliares de enfermagem. Não houve greves nesse setor e continuam a ser os mesmos, em numero de profissionais, logo, não é plausivel aceitar que houve falhas na entrega da alimentação aos doentes. No dominio da medicação passa-se exatamente o mesmo, exclusão feita á medicação por via endovenosa bem como, a nível alimentar, alguns doentes com patologias especiais que não lhes é possivel a alimentação normal, de faca e garfo, e que por isso sejam alimentados por sonda nasogastrica, ( comida pastosa).
    Se dissessem que houve doentes a quem não foram dados alguns cuidados básicos que, estes sim, se encontram na esfera de competências dos enfermeiros, designadamente, pensos, aspiração e drenagem em doentes, aplicação de medicação endovenosa, alimentação pelas vias que referi, um acompanhamento personalizado dos doentes por via da visita regular que os enfermeiros fazem nas enfermarias, aí sim acreditava que poderiam existir falhas de 1 ou 2 dias.

RESPONDER

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …