Doentes com cancros em estado avançado viram as suas cirurgias adiadas devido à greve

Rodrigo Antunes / Lusa

Nove doentes com cancros de grau 3 e 4 viram as suas cirurgias adiadas devido à segunda greve cirúrgica dos enfermeiros,  apesar de urgentes e abrangidas pelos serviços mínimos.

Segundo a argumentação enviada esta terça-feira ao Supremo Tribunal Administrativo (STA) pelo Governo, os serviços mínimos foram desrespeitados em cerca de 450 cirurgias em quatro centro hospitalares durante a greve em cursos dos enfermeiros nos blocos operatórios.

No documento, a que a Lusa teve acesso, o Governo apresenta casos concretos ocorridos nas quatros instituições abrangidas pela requisição civil: Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga; Centro Hospitalar Tondela-Viseu; Centro Hospitalar e Universitário de São João e Centro Hospitalar e Universitário do Porto.

Entre as cirurgias adiadas, encontram-se nove casos de intervenções a doentes oncológicos classificados com nível de prioridade 3 ou 4, os mais graves e com potencial de risco de vida.

A ação enviada para o Supremo Tribunal Administrativo para contestar a intimação apresentada pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) pretende que seja invalidada a requisição civil decretada pelo Conselho de Ministros e pelo Ministério da Saúde.

Na resposta, a tutela argumenta que, além do não cumprimento dos serviços mínimos em cerca de 450 cirurgias, há dezenas de exemplos de doentes cujas cirurgias foram adiadas, apesar de estas estarem incluídas nos serviços mínimos definidos pelo tribunal arbitral.

De acordo com o jornal Público, um dos exemplos é o de um paciente com 74 anos, com intervenção marcada para lobectomia do cérebro no hospital de Santo António, no Porto,  classificado como doente oncológico “com nível de prioridade 4”.

Também no hospital de S. João são referidos outros exemplos de doentes oncológicos grau 3 e também o de uma paciente com 68 anos com uma angioplastia marcada que teve que ser adiada, apesar de a doente estar “numa situação de risco de dano irreparável/irreversível”.

Na mesma lista surgem ainda situações clínicas pouco prioritárias, como as cirurgias às cataratas. Nestes casos, o ministério argumenta que havia o risco de incumprimento dos prazos máximos de resposta.

No entanto, apesar de concretizar muitas situações de incumprimento de serviços mínimos, na resposta à intimação o Governo admite que esse não foi o único fundamento que o levou a decretar a requisição civil, sublinhando uma situação de emergência para o serviço público de saúde, face à sucessão de greves prolongadas.

O Governo insiste que “dessa sucessão resultou não apenas o adiamento pontual de este ou daquele ato cirúrgico, mas sobretudo a disrupção generalizada dos serviços cirúrgicos como um todo”.

O Conselho de Ministros decretou a 7 de fevereiro uma requisição civil na greve dos enfermeiros em curso desde 31 de janeiro nos blocos operatórios de quatro centros hospitalares, alegando incumprimento dos serviços mínimos.

A greve cirúrgica” foi convocada pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e pelo Sindicato Democráticos dos Enfermeiros (Sindepor) em dez centros hospitalares, até 28 de fevereiro, depois de uma paralisação idêntica de 45 dias no final de 2018.

As duas greves foram convocadas após um movimento de enfermeiros ter lançado recolhas de fundos numa plataforma online para financiar as paralisações, conseguindo um total de 740 mil euros.

A requisição civil foi contestada pelo Sindepor no Supremo Tribunal Administrativo, que se deverá pronunciar nos próximos dias.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mudem de profissão ou… mudem de País já que não se sentem bem em Portugal! Além de cilindrarem, ignorarem e ridicularizarem o Juramento dos Enfermeiros que efectuam no final do curso, como muitos médicos também o fazem, retirem-lhes as carteiras profissionais e proíbam-nos de exercerem a profissão em Portugal. Colocarem em risco a Vida de doentes oncológicos, ou quaisquer outros, é crime de homicídio premeditado.

RESPONDER

O cofre do Banco de Espanha inundado em La Casa de Papel existe mesmo

Aquilo que parecia uma fantasia é, afinal, bastante real: o cofre da terceira temporada de La Casa de Papel existe mesmo. Uma fonte oficial do Banco de Espanha revelou à revista Bloomberg que o cofre que …

O ainda jovem Júpiter "engoliu" um outro planeta gigante

Segundo um estudo publicado esta semana na revista científica Nature, uma colisão colossal entre Júpiter e um planeta ainda em formação no início do Sistema Solar, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, pode …

Sporting 2-1 Braga | Leões agarram primeira vitória da temporada

Sporting alcançou a primeira vitória na temporada 2019/20, uma difícil recepção ao Sporting de Braga. Os “leões” entraram muito fortes no jogo, marcaram cedo, por Wendel, e em cima do intervalo por Bruno Fernandes, mas …

Na Coreia do Sul, são as mulheres que mais compram com criptomoedas

Fazer compras online com criptomoeadas é uma prática cada vez mais comum na Coreia do Sul. São as mulheres que mais frequentemente o fazem, comprando artigos como roupa, café e toalhetes. O Terra é um sistema …

Greve desconvocada. Motoristas de matérias perigosas suspendem protesto

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou hoje que decidiu desconvocar a greve que se iniciou na segunda-feira, dia 12. A decisão anunciada pelo presidente do SNMMP, Francisco São Bento, foi tomada durante …

Criança encontra dente gigante de mamute com 12 mil anos

Jackson Hepner, de 12 anos, encontrou um dente gigante de mamute lanoso enquanto passava férias com a sua família no estado norte-americano de Ohio. Foi em junho passado que a criança encontrou o dente, no condado …

Febre do lítio pede licença para chegar a Portugal

Com o potencial de ter as maiores reservas da Europa, a febre do lítio chegou a Portugal, onde se registaram duas dezenas de solicitações de prospecção este ano, embora as empresas mineiras continuem à espera …

Virgin Galactic abre as portas do primeiro aeroporto espacial do mundo

A empresa norte-americana Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson, está a preparar o primeiro aeroporto espacial comercial do mundo, tendo revelado esta semana algumas das imagens daquelas que vão ser as instalações. O aeroporto, localizado …

A Internet está a regar esta planta há três anos

A comunidade online do Reddit tem tratado de uma planta durante três anos. Os utilizadores escolhem diariamente se a planta de ou não ser regada. Tudo começou com uma pequena brincadeira no Reddit, um dos maiores …

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …