Há uma doença misteriosa a matar cães na Noruega

Pelo menos 25 cães já morreram na Noruega, vítimas de uma doença cuja origem ou contornos se desconhecem por agora, anunciaram as autoridades locais.

Nas últimas semanas, uma doença misteriosa, desconhecida os veterinários, tem sido responsável pela morte de vários cães por toda a Noruega. As autoridades afirmam que 40 animais começaram a apresentar sinais de instabilidade, vómitos, diarreia, sendo que alguns acabaram mesmo por morrer.

Segundo a BBC, até ao momento há a confirmação de pelo menos 25 mortes. Os médicos veterinários que estão a acompanhar a situação identificaram sangue nos intestinos de alguns dos animais, um elemento comum quando há contaminação por salmonelas.

Os primeiros casos reportados aconteceram em Oslo, a capital do país, e os outros foram registados noutras 13 cidades. O Instituto Veterinário da Noruega está a investigar se duas bactérias encontradas nos cadáveres dos animais serão responsáveis pelas mortes.

O porta-voz da autoridade de segurança alimentar da Noruega, Ole-Herman Tronerud, confirma que se trata de uma “situação muito séria para os cães“. Contudo, até ao momento ainda não há dados suficientes para afirmar se se trata de um caso isolado ou de algum problema contagioso.

Já o diretor do departamento de emergências e segurança das autoridades veterinárias, Jorun Jarp, admitiu que é “naturalmente alarmante” que cães saudáveis estejam a morrer tão rapidamente. “É uma situação muito particular, nunca estive envolvido com nada deste género”, disse, citado pelo Phys.org.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …