/

Documentos secretos do Governo em loja de artigos usados na Austrália

thejointstaff / Flickr

Malcolm Turnbull, primeiro-ministro da Austrália

Um canal australiano conta a história que considera ser “uma das maiores falhas de segurança nacional” do país. Centenas de documentos secretos do Estado foram encontrados numa loja de artigos em segunda mão, no interior de um armário fechado à chave. O Governo já pediu uma “investigação urgente”.

Centenas de documentos secretos do Estado foram encontrados numa loja de bens em segunda mão, na Austrália, naquela que já é considerada uma das maiores falhas de segurança nacional da história do país. O sucedido foi contado pelo canal australiano ABC (Australian Broadcasting Corp), esta quarta-feira.

Pouco depois de o canal televisivo ter revelado a história, o secretário do gabinete do primeiro-ministro ordenou uma “investigação urgente” de modo a apurar como é que os documentos secretos foram parar a uma loja, em Camberra.

Segundo o Público, o conteúdo dos “The Cabinet Files” denuncia várias falhas de segurança ao longo dos vários governos australianos, nomeadamente a respeito de Tony Abbott e Kevin Rudd.

As páginas colocam em xeque dez anos de governo, e tratam de assuntos da responsabilidade de cinco executivos australianos, denunciando falhas de segurança interna e externa.

Os jornalistas da ABC descrevem a falha como “alarmante e reveladora”, porém destaca que não se tratou de uma “fuga de informação“, falando em preocupações quanto à segurança do país.

Quando um novo governo toma posse na Austrália, é habitual vender a mobília do executivo anterior a lojas de artigos em segunda mão. Os documentos foram transportados para a loja no interior de um armário que terá sido comprado. Desse armário fazia parte um arquivo, cujas gavetas se mantiveram fechadas durante meses.

O armário acabou por ser comprado e arrombado e foi então que o conteúdo dos documentos foi enviado para o canal australiano, conta o Público.

As revelações dos The Cabinet Files

Uma das revelações que consta nos “The Cabinet Files” tem a ver com a perda de cerca de 400 ficheiros de segurança nacional entre 2008 e 2013, pela Polícia Federal australiana. Uma troca de emails denuncia que os documentos foram perdidos à data em que o Partido Trabalhista australiano estava no poder.

Embora o conteúdo não tenha sido revelado, a ABC destaca que os temas mais sensíveis nesse período diziam respeito ao número de militares no Afeganistão e no Iraque, a antiterrorismo e à proteção das fronteiras australianas.

Em 2013, a ministra Penny Wong deixou no seu gabinete cerca de 200 ficheiros altamente secretos que continham pormenores de planos para proteger os Emirados Árabes Unidos do Irão, atualizações sobre a guerra no Afeganistão e perfis suspeitos de terrorismo.

Além disso, são reveladas também informações e decisões políticas dos anteriores governos. Entre elas, o facto de o ex-primeiro-ministro trabalhista australiano Kevin Rudd ter sido avisado quanto aos sérios riscos em relação à segurança de um programa governamental de eficiência energética no isolamento doméstico.

O programa, suspenso em 2010, acabou por provocar a morte de quatro funcionários responsáveis pela sua instalação, vítimas de eletrocussão e hipotermia.

Consta ainda que o Governo de Tony Abbott estudou a possibilidade de negar apoio social a menores de 30 anos e que Scott Morrison tentou atrasar a entrega de vistos permanentes a refugiados, em 2013.

O Governo ainda não prestou declarações. “Dado que a investigação está em curso, não é adequado comentarmos mais este momento”, lê-se num comunicado.

Antigo primeiro-ministro processa ABC

Kevin Rudd vai avançar com um processo contra o canal australiano pelas revelações do conteúdo de centenas de documentos secretos do Estado. O ex-líder federal do Partido Trabalhista acusa o canal de estar “a mentir”, avança o Público.

De acordo com a ABC, Rudd foi avisado quanto aos “sérios riscos” de segurança de um programa governamental de eficiência energética no isolamento doméstico. No entanto, o ex-governante afirmou que a aplicação do programa teria sido adiada caso tivesse sido avisado sobre os riscos de segurança.

“Até fevereiro de 2010, todos os relatórios mensais garantiam que estava tudo bem com o programa governamental de eficiência energética”, afirmava Rudd há quatro anos, segundo a ABC.

Esta quarta-feira, o antigo primeiro-ministro australiano afirmou que o conteúdo citado pelo canal televisivo era falso. Num comunicado, o político nega ter conhecimento sobre os riscos.

“Qualquer afirmação de que o sr. Rudd foi avisado sobre os riscos de segurança para os funcionários responsáveis pela instalação das estruturas – ou que não atuou perante tais avisos – não tem qualquer fundamento e é falsa“, refere o comunicado enviado pelo seu representante legal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.