Documentos revelam que o PSOE usou dinheiro público para comprar votos na Andaluzia

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O PSOE comprou votos na Andaluzia com dinheiro público, revelam documentos a que o jornal ABC teve acesso. São dezenas de manuscritos atribuídos ao antigo vice-presidente do município, o socialista Francisco Martín González Bejarano.

Segundo noticiou o diário espanhol nesta quarta-feira, citado pelo Expresso, os documentos foram encontrados no município de Huévar del Aljarafe e ilustram os procedimentos do partido para manter o poder na Câmara Municipal.

As eleições de maio acabaram com a hegemonia de 36 anos do PSOE na localidade, abrindo caminho ao Partido Popular (PP), que ali governa pela primeira vez.

Durante as semanas em que decorreu a transferência de poderes, a ainda presidente da autarquia, Áurea María Borrego Moreno, colocou no seu escritório uma máquina trituradora para destruir milhares de documentos, revelou o jornal.

No entanto, a máquina acabou por queimar e ficaram ainda várias caixas de documentos por destruir. O PP impediu a sua destruição graças a uma medida que ninguém esperava: a secretária municipal entregou as chaves à nova presidente de Câmara na tarde anterior ao seu início de funções e ela ordenou a mudança urgente de todas as fechaduras antes de os socialistas chegarem na manhã seguinte.

Ainda de acordo com o ABC, o PSOE comprava votos através de “um sistema clientelar que controlava cada vizinho rua a rua, porta a porta, com indicações da sua ideologia e das suas necessidades laborais”. Desta forma, o socialismo andaluz se consolidou. Em todo o território espanhol, foi na Andaluzia que o PSOE se manteve mais anos no poder.

Recentemente, a nova presidente da autarquia, María Eugenia Moreno, e a líder do PP em Sevilha, Virginia Pérez, revelaram não ter encontrado “30 milhões de euros” nos cofres municipais. As dirigentes disseram que levariam o caso ao Ministério Público por “possível desfalque do erário público” depois de terem encontrado “faturas pagas pelo município para a organização de um encontro do PSOE”.

ZAP // //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes partidos ditos «socialistas» constituem uma verdadeira CONFRARIA, que tem por patrono S.DIMAS. A secção espanhola da confraria de S. DIMAS procura dar testemunho também da sua inabalável fé na doutrina de S. Josemaria Escrivá… A secção portuguesa esforça-se por proclamar a canonização de S. José do Telhado.

RESPONDER

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …