Documentos revelam que o PSOE usou dinheiro público para comprar votos na Andaluzia

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O PSOE comprou votos na Andaluzia com dinheiro público, revelam documentos a que o jornal ABC teve acesso. São dezenas de manuscritos atribuídos ao antigo vice-presidente do município, o socialista Francisco Martín González Bejarano.

Segundo noticiou o diário espanhol nesta quarta-feira, citado pelo Expresso, os documentos foram encontrados no município de Huévar del Aljarafe e ilustram os procedimentos do partido para manter o poder na Câmara Municipal.

As eleições de maio acabaram com a hegemonia de 36 anos do PSOE na localidade, abrindo caminho ao Partido Popular (PP), que ali governa pela primeira vez.

Durante as semanas em que decorreu a transferência de poderes, a ainda presidente da autarquia, Áurea María Borrego Moreno, colocou no seu escritório uma máquina trituradora para destruir milhares de documentos, revelou o jornal.

No entanto, a máquina acabou por queimar e ficaram ainda várias caixas de documentos por destruir. O PP impediu a sua destruição graças a uma medida que ninguém esperava: a secretária municipal entregou as chaves à nova presidente de Câmara na tarde anterior ao seu início de funções e ela ordenou a mudança urgente de todas as fechaduras antes de os socialistas chegarem na manhã seguinte.

Ainda de acordo com o ABC, o PSOE comprava votos através de “um sistema clientelar que controlava cada vizinho rua a rua, porta a porta, com indicações da sua ideologia e das suas necessidades laborais”. Desta forma, o socialismo andaluz se consolidou. Em todo o território espanhol, foi na Andaluzia que o PSOE se manteve mais anos no poder.

Recentemente, a nova presidente da autarquia, María Eugenia Moreno, e a líder do PP em Sevilha, Virginia Pérez, revelaram não ter encontrado “30 milhões de euros” nos cofres municipais. As dirigentes disseram que levariam o caso ao Ministério Público por “possível desfalque do erário público” depois de terem encontrado “faturas pagas pelo município para a organização de um encontro do PSOE”.

ZAP // //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes partidos ditos «socialistas» constituem uma verdadeira CONFRARIA, que tem por patrono S.DIMAS. A secção espanhola da confraria de S. DIMAS procura dar testemunho também da sua inabalável fé na doutrina de S. Josemaria Escrivá… A secção portuguesa esforça-se por proclamar a canonização de S. José do Telhado.

RESPONDER

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …