Documentos revelam que o PSOE usou dinheiro público para comprar votos na Andaluzia

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O PSOE comprou votos na Andaluzia com dinheiro público, revelam documentos a que o jornal ABC teve acesso. São dezenas de manuscritos atribuídos ao antigo vice-presidente do município, o socialista Francisco Martín González Bejarano.

Segundo noticiou o diário espanhol nesta quarta-feira, citado pelo Expresso, os documentos foram encontrados no município de Huévar del Aljarafe e ilustram os procedimentos do partido para manter o poder na Câmara Municipal.

As eleições de maio acabaram com a hegemonia de 36 anos do PSOE na localidade, abrindo caminho ao Partido Popular (PP), que ali governa pela primeira vez.

Durante as semanas em que decorreu a transferência de poderes, a ainda presidente da autarquia, Áurea María Borrego Moreno, colocou no seu escritório uma máquina trituradora para destruir milhares de documentos, revelou o jornal.

No entanto, a máquina acabou por queimar e ficaram ainda várias caixas de documentos por destruir. O PP impediu a sua destruição graças a uma medida que ninguém esperava: a secretária municipal entregou as chaves à nova presidente de Câmara na tarde anterior ao seu início de funções e ela ordenou a mudança urgente de todas as fechaduras antes de os socialistas chegarem na manhã seguinte.

Ainda de acordo com o ABC, o PSOE comprava votos através de “um sistema clientelar que controlava cada vizinho rua a rua, porta a porta, com indicações da sua ideologia e das suas necessidades laborais”. Desta forma, o socialismo andaluz se consolidou. Em todo o território espanhol, foi na Andaluzia que o PSOE se manteve mais anos no poder.

Recentemente, a nova presidente da autarquia, María Eugenia Moreno, e a líder do PP em Sevilha, Virginia Pérez, revelaram não ter encontrado “30 milhões de euros” nos cofres municipais. As dirigentes disseram que levariam o caso ao Ministério Público por “possível desfalque do erário público” depois de terem encontrado “faturas pagas pelo município para a organização de um encontro do PSOE”.

ZAP // //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes partidos ditos «socialistas» constituem uma verdadeira CONFRARIA, que tem por patrono S.DIMAS. A secção espanhola da confraria de S. DIMAS procura dar testemunho também da sua inabalável fé na doutrina de S. Josemaria Escrivá… A secção portuguesa esforça-se por proclamar a canonização de S. José do Telhado.

RESPONDER

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …

Caio Lucas fez escala de seis meses na Luz e deverá regressar aos Emirados

Após pouco mais de meia época no Benfica, Caio Lucas deverá agora ser emprestado ao Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A cedência do brasileiro vai render 1,5 milhões de euros ao Benfica. Caio Lucas chegou ao …

PGR de Angola admite emitir mandado de captura de Isabel dos Santos

No seguimento das revelações do Luanda Leaks, o procurador-geral de Angola, Hélder Pitta Grós, admite emitir um mandado de captura de Isabel dos Santos. A empresária fala de uma campanha "puramente política". O procurador-geral de Angola …

Wolves quer juntar Nélson Oliveira à armada portuguesa

O Wolves está em negociações com o AEK para a contratação do internacional português Nélson Oliveira. O jogador tem estado em destaque ao serviço do emblema helénico. O Wolverhampton está interessado na contratação do ponta-de-lança português …

Cientistas desvendaram alguns dos segredos do icónico "Ídolo de Pachacamac"

Investigadores revelaram novos detalhes sobre o Ídolo de Pachacamac, uma estátua icónica da arqueologia antiga peruana. O Ídolo de Pachacamac é uma estátua de madeira que se acredita representar um dos principais deuses da cultura Inca. …

Novas tabelas de IRS para 2020. Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte

As novas tabelas de retenção na fonte a aplicar aos salários em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República. Houve uma atualização das tabelas em 0,3%, mas o Governo desceu o montante da …

Paulo Pedroso deixou de ser militante do PS antes das eleições

O ex-ministro e antigo porta-voz do PS, Paulo Pedroso, disse esta segunda-feira à agência Lusa que deixou de ser militante do Partido Socialista antes das eleições legislativas de outubro, sem querer avançar as razões da …

Descoberto o aparelho digestivo fossilizado mais antigo já conhecido

Cientistas descobriram fósseis com 550 milhões de anos, no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, que podem ter os aparelhos digestivos mais antigos já conhecidos. Entre cerca de 580 e 540 milhões de anos atrás, no …

Dois fetos encontrados sem vida em Espinho

Dois fetos foram encontrados esta segunda-feira sem vida em Espinho, adiantaram fontes da PSP à agência Lusa. Uma fonte da PSP de Aveiro avançou ter recebido às 12:22 um alerta para a existência de um …