Documentos revelam que o PSOE usou dinheiro público para comprar votos na Andaluzia

partyofeuropeansocialists / Flickr

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O PSOE comprou votos na Andaluzia com dinheiro público, revelam documentos a que o jornal ABC teve acesso. São dezenas de manuscritos atribuídos ao antigo vice-presidente do município, o socialista Francisco Martín González Bejarano.

Segundo noticiou o diário espanhol nesta quarta-feira, citado pelo Expresso, os documentos foram encontrados no município de Huévar del Aljarafe e ilustram os procedimentos do partido para manter o poder na Câmara Municipal.

As eleições de maio acabaram com a hegemonia de 36 anos do PSOE na localidade, abrindo caminho ao Partido Popular (PP), que ali governa pela primeira vez.

Durante as semanas em que decorreu a transferência de poderes, a ainda presidente da autarquia, Áurea María Borrego Moreno, colocou no seu escritório uma máquina trituradora para destruir milhares de documentos, revelou o jornal.

No entanto, a máquina acabou por queimar e ficaram ainda várias caixas de documentos por destruir. O PP impediu a sua destruição graças a uma medida que ninguém esperava: a secretária municipal entregou as chaves à nova presidente de Câmara na tarde anterior ao seu início de funções e ela ordenou a mudança urgente de todas as fechaduras antes de os socialistas chegarem na manhã seguinte.

Ainda de acordo com o ABC, o PSOE comprava votos através de “um sistema clientelar que controlava cada vizinho rua a rua, porta a porta, com indicações da sua ideologia e das suas necessidades laborais”. Desta forma, o socialismo andaluz se consolidou. Em todo o território espanhol, foi na Andaluzia que o PSOE se manteve mais anos no poder.

Recentemente, a nova presidente da autarquia, María Eugenia Moreno, e a líder do PP em Sevilha, Virginia Pérez, revelaram não ter encontrado “30 milhões de euros” nos cofres municipais. As dirigentes disseram que levariam o caso ao Ministério Público por “possível desfalque do erário público” depois de terem encontrado “faturas pagas pelo município para a organização de um encontro do PSOE”.

ZAP // //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Estes partidos ditos «socialistas» constituem uma verdadeira CONFRARIA, que tem por patrono S.DIMAS. A secção espanhola da confraria de S. DIMAS procura dar testemunho também da sua inabalável fé na doutrina de S. Josemaria Escrivá… A secção portuguesa esforça-se por proclamar a canonização de S. José do Telhado.

RESPONDER

Governo tinha 90 milhões para apoiar criação de emprego (mas pedidos superaram os 487 milhões)

O programa do Governo para apoiar a criação de emprego, lançado em julho, tinha uma verba de 90 milhões de euros. Dois meses depois, a procura excedeu os 487,5 milhões. O jornal Público adiantou esta quinta-feira …

Metade dos portugueses acredita que Portugal está preparado para inverno (mas defende novo confinamento)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF revela que 47% dos portugueses defendem um novo confinamento, apesar de 50% acreditar que o país está melhor preparado para o inverno. De acordo …

Corona o melhor, Pizzi a perder bolas: as curiosidades da Liga

A I Liga 2020/2021 começa nesta sexta-feira, ainda com muitas incertezas. Entretanto, voltámos a espreitar o relatório 'Futebol em números', publicado no final de agosto pela própria Liga Portugal. Desta vez deixámos aqui algumas curiosidades …

Investigadores escrevem carta na Science para pressionar o Governo a desistir do aeroporto do Montijo

Investigadores portugueses acusam o governo português de ir contra os objetivos do Pacto Ecológico Europeu ao persistir na construção do aeroporto no Montijo, apontando sobretudo o efeito destrutivo em centenas de milhares de aves no …

Aos 20 anos, Duplantis bate mítico recorde do mundo de salto com vara

O saltador com vara sueco Armand Duplantis continua a fazer história e esta quinta-feira, no decorrer do 'meeting' de Roma, da Liga Diamante, conseguiu o melhor salto de sempre ao ar livre, com 6,15 metros. O …

PSD vai votar contra propostas para legalizar o lobbying

O PSD vai votar contra a legalização do lobbying. Os sociais-democratas defendem que as regras criam um maior afastamento entre cidadãos e entidades públicas e políticas. CDS, PAN e PS querem discutir propostas para legalizar o …

Feitiço vira-se contra o feiticeiro. Flamengo é humilhado na Libertadores

O Flamengo sofreu a mais pesada derrota do clube na Taça Libertadores, após ter sido goleado por 5-0 pelos equatorianos do Independiente del Valle. Depois da eliminação do SL Benfica da Liga dos Campeões, às mãos …

Governo sabia do amianto em carruagens compradas à Renfe. É de fácil remoção, diz ministro

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo sabia que carruagens compradas à espanhola Renfe contêm amianto, mas que é de fácil remoção e voltou a considerar …

PJ pediu ajuda à Doyen para identificar Rui Pinto. Aníbal Pinto diz-se "chocado"

Em mais uma sessão do julgamento de Rui Pinto, esta quinta-feira, o investigador da Polícia Judiciária (PJ) José Amador admitiu ter contactado um advogado da Doyen para que o fundo de investimento acelerasse uma investigação …

Gareth Bale está de regresso ao Tottenham

O extremo galês Gareth Bale regressa ao Tottenham num empréstimo válido por uma temporada. Os Spurs também compraram Sergio Reguillon ao Real Madrid. Gareth Bale despediu-se na quinta-feira dos companheiros do Real Madrid, avança a imprensa …