Documentos secretos revelam que Israel vendeu armamento à Argentina durante a Guerra das Malvinas

(dr)

O RFA Sir Galahad foi afundado em 1982 na Guerra das Malvinas por um Skyhawk vendido por Israel à Argentina

Documentos oficiais do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido agora abertos ao público revelaram que Israel forneceu armamento à Argentina durante a Guerra das Malvinas, em 1982.

Antes do início da guerra, Israel exportou para a Argentina vários aviões de assalto Skyhawk, que foram usados para atacar as forças britânicas destacadas para o conflito, revelou o The Telegraph.

As bombas lançadas desses aviões afundaram quatro navios de guerra britânicos, matando dezenas de soldados, marinheiros e fuzileiros navais.

Segundo o jornalista argentino Hernan Dobry, autor de Operation Israel, um livro publicado em 2011 na Argentina, Israel fornecia clandestinamente armamento a Buenos Aires por via aérea através do Peru.

Os dados agora divulgados mostram que Israel continuou a exportar equipamento militar para a Argentina pelo menos até 1984.

Em vez de negar as vendas de armamento, Israel argumenta que os negócios com a Argentina eram essenciais para sustentar a sua indústria bélica nacional – e que o Reino Unido também fornecia munições para os inimigos árabes de Israel.

De acordo com a RT, o fornecimento de armas à Argentina pode ter sido alimentado pelo velho ódio que os britânicos tinham pelo primeiro-ministro israelita Menachem Begin, líder da milícia judia Irgun que na década de 1940 lutou contra a presença britânica na Palestina.

A Guerra das Malvinas – ou Falklands, como os britânicos lhe chamam – teve início em 1982, depois de a Argentina ter ocupado três arquipélagos – Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul – e terminou 72 dias mais tarde, com a vitória do Reino Unido.

O conflito causou a morte de 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se não fossem os israelitas seriam os russos, os chineses, os americanos ou os próprios britânicos e tudo seria normal como normal é uns e outros andarem a alimentar guerras sem se importarem das suas consequências.

RESPONDER

Dívidas de hospital de Lisboa travam compra de dois medicamentos para cancro

As dívidas do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que inclui os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, levaram o Tribunal de Contas (TdC) a chumbar a compra de dois medicamentos para um cancro …

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões da Sonangol para uma empresa de Isabel dos Santos

Em 15 dias, foram transferidos 73 milhões das contas da petrolífera estatal Sonangol no private banking do Eurobic, em Lisboa, para uma empresa de Isabel dos Santos, avança o Correio da Manhã esta terça-feira. …

Livro de John Bolton pode prolongar julgamento de Donald Trump

  Ao segundo dia de defesa dos advogados da Casa Branca no julgamento do impeachment de Donald Trump, caiu uma "bomba" no Senado. O livro escrito por John Bolton, ex-conselheiro de segurança nacional do Presidente dos …

Afinal, Bruno Fernandes pode rumar ao Barcelona (e fazer escala no Valência)

Afinal, o futuro do internacional português Bruno Fernandes pode passar por Espanha e não por Inglaterra, onde foi dado como quase certo. O negócio envolve dois emblemas espanhóis e o avançado ex-Benfica Rodrigo Moreno. De …

Coronavírus já matou 106 pessoas na China. E já chegou à Alemanha

A China elevou para 106 o número de mortos causados pelo coronavírus e o número de infetados já chegou aos quatro mil. Esta segunda-feira, confirmou-se um caso na Alemanha, sendo agora o segundo país da …

Iniciativa Liberal quer privatizar CGD, TAP e RTP

O Iniciativa Liberal quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos, a TAP e a RTP. Esta segunda-feira, no Parlamento, o deputado único João Cotrim Figueiredo defendeu ainda a redução do IVA na eletricidade para uma …

PSD convidou BE e PCP para negociar. Teme-se uma "perigosa" coligação negativa no IVA da luz

O PSD está disponível para "conversar" com a esquerda parlamentar para negociar uma solução que permita baixar o IVA da eletricidade. A garantia foi dada por um dos coordenadores do processo orçamental do PSD, Duarte Pacheco, …

Cientistas fazem múmia de 3.000 anos "falar" (e já a podemos ouvir)

Uma equipa de cientistas recriou o som da voz de um antigo padre egípcio com a ajuda de uma múmia com três mil anos e usando uma combinação de tomografias computadorizadas, impressão 3D e uma laringe …

PS propõe aumento extra das pensões a partir de agosto

O PS propôs esta segunda-feira um aumento extraordinário de seis ou dez euros para os pensionistas com reformas mais baixas a partir de agosto, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 …

Partidos apresentam quase 1300 alterações ao Orçamento. PCP é o campeão

As propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020 atingiram um número recorde. O PCP ultrapassou as três centenas. De acordo com o Diário de Notícias, o Orçamento do Estado para 2020 conta com 1296 …