Documentos secretos revelam que Israel vendeu armamento à Argentina durante a Guerra das Malvinas

(dr)

O RFA Sir Galahad foi afundado em 1982 na Guerra das Malvinas por um Skyhawk vendido por Israel à Argentina

Documentos oficiais do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido agora abertos ao público revelaram que Israel forneceu armamento à Argentina durante a Guerra das Malvinas, em 1982.

Antes do início da guerra, Israel exportou para a Argentina vários aviões de assalto Skyhawk, que foram usados para atacar as forças britânicas destacadas para o conflito, revelou o The Telegraph.

As bombas lançadas desses aviões afundaram quatro navios de guerra britânicos, matando dezenas de soldados, marinheiros e fuzileiros navais.

Segundo o jornalista argentino Hernan Dobry, autor de Operation Israel, um livro publicado em 2011 na Argentina, Israel fornecia clandestinamente armamento a Buenos Aires por via aérea através do Peru.

Os dados agora divulgados mostram que Israel continuou a exportar equipamento militar para a Argentina pelo menos até 1984.

Em vez de negar as vendas de armamento, Israel argumenta que os negócios com a Argentina eram essenciais para sustentar a sua indústria bélica nacional – e que o Reino Unido também fornecia munições para os inimigos árabes de Israel.

De acordo com a RT, o fornecimento de armas à Argentina pode ter sido alimentado pelo velho ódio que os britânicos tinham pelo primeiro-ministro israelita Menachem Begin, líder da milícia judia Irgun que na década de 1940 lutou contra a presença britânica na Palestina.

A Guerra das Malvinas – ou Falklands, como os britânicos lhe chamam – teve início em 1982, depois de a Argentina ter ocupado três arquipélagos – Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul – e terminou 72 dias mais tarde, com a vitória do Reino Unido.

O conflito causou a morte de 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se não fossem os israelitas seriam os russos, os chineses, os americanos ou os próprios britânicos e tudo seria normal como normal é uns e outros andarem a alimentar guerras sem se importarem das suas consequências.

RESPONDER

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …