Documentos secretos revelam que Israel vendeu armamento à Argentina durante a Guerra das Malvinas

(dr)

O RFA Sir Galahad foi afundado em 1982 na Guerra das Malvinas por um Skyhawk vendido por Israel à Argentina

Documentos oficiais do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido agora abertos ao público revelaram que Israel forneceu armamento à Argentina durante a Guerra das Malvinas, em 1982.

Antes do início da guerra, Israel exportou para a Argentina vários aviões de assalto Skyhawk, que foram usados para atacar as forças britânicas destacadas para o conflito, revelou o The Telegraph.

As bombas lançadas desses aviões afundaram quatro navios de guerra britânicos, matando dezenas de soldados, marinheiros e fuzileiros navais.

Segundo o jornalista argentino Hernan Dobry, autor de Operation Israel, um livro publicado em 2011 na Argentina, Israel fornecia clandestinamente armamento a Buenos Aires por via aérea através do Peru.

Os dados agora divulgados mostram que Israel continuou a exportar equipamento militar para a Argentina pelo menos até 1984.

Em vez de negar as vendas de armamento, Israel argumenta que os negócios com a Argentina eram essenciais para sustentar a sua indústria bélica nacional – e que o Reino Unido também fornecia munições para os inimigos árabes de Israel.

De acordo com a RT, o fornecimento de armas à Argentina pode ter sido alimentado pelo velho ódio que os britânicos tinham pelo primeiro-ministro israelita Menachem Begin, líder da milícia judia Irgun que na década de 1940 lutou contra a presença britânica na Palestina.

A Guerra das Malvinas – ou Falklands, como os britânicos lhe chamam – teve início em 1982, depois de a Argentina ter ocupado três arquipélagos – Ilhas Malvinas, Geórgia do Sul e Sandwich do Sul – e terminou 72 dias mais tarde, com a vitória do Reino Unido.

O conflito causou a morte de 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

BZR, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se não fossem os israelitas seriam os russos, os chineses, os americanos ou os próprios britânicos e tudo seria normal como normal é uns e outros andarem a alimentar guerras sem se importarem das suas consequências.

RESPONDER

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite …

Professor acusado de agredir aluno surdo em Penafiel

Um estudante surdo foi agredido, na terça-feira, por um professor dentro de uma das salas de aula da escola secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel. Um estudante de 16 anos, da escola secundária Joaquim de Araújo, …

Presidente da Colômbia disse que o Governo ouviu protestos em massa

O Presidente da Colômbia, Iván Duque, garantiu que ouviu as exigências dos manifestantes que saíram há rua na quinta-feira para um protesto maciço contra a política económica e social do atual governo. "Hoje [quinta-feira], os colombianos …

Detido mais um suspeito do caso do camião do Reino Unido

Foi detida mais uma pessoa por suspeitas de ligação ao caso do camião encontrado em Essex, Inglaterra, com 39 cadáveres no seu interior. A polícia britânica prendeu, hoje de manhã, um homem de 23 anos, …

Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país. Entre os crimes está …

César, Louçã, Domingos Abrantes, Rio e Balsemão eleitos para Conselho de Estado

O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República composto por 19 membros, cinco dos quais eleitos pela Assembleia da República. Carlos César (PS), Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Rui Rio …

China já está a trabalhar no desenvolvimento de redes 6G

As autoridades chinesas divulgaram esta sexta-feira que já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de redes sem fio de sexta geração, apenas algumas semanas depois de as três principais operadoras de telecomunicações do país terem lançado …

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …