Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

Patrícia de Melo Moreira / AFP

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo.

Apesar de 42% da população portuguesa já estar vacinada com a primeira dose e 25% completamente inoculada contra a covid-19, o país está com muito mais infeções do que no ano passado, na mesma altura. A mortalidade está incomparavelmente mais baixa, relata a TSF.

Esta quarta-feira, Portugal tinha 26.248 infeções ativas, mais 108% que no mesmo dia do ano passado (12.602), segundo os relatórios da pandemia publicados diariamente pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início do mês registaram-se 11.302 casos positivos, de novo mais do dobro do período homólogo de 2020 (4.836), com especial força para aquilo que se passa em Lisboa e Vale do Tejo que reúne 59,8% dessas infeções, refere ainda a TSF.

Apesar do número de casos ser muito mais elevado, a vacinação da população mais velha tem travado a pressão sobre os hospitais e diminuído a taxa de mortalidade por covid-19, registando-se uma descida de 112 para 30 óbitos, ou seja, menos de um terço.

O Conselho de Ministros reúne esta quinta-feira para analisar a situação no país e definir o que acontece em cada concelho, com especial atenção para aquilo que se passa na região de Lisboa e Vale do Tejo.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Vacinação e menos mortos… É essa a razão para todos estarem-se nas tintas pelo número crescente de infetados. Mas, apesar da vacinação, os números continuam a aumentar… Mas está tudo bem… São jovens… Há poucos mortos. Siga! Mas pensar que no futuro haverá muitos que sofrerão das sequelas?… Nah! Pensar nos (poucos) mortos? Nah! São mortos! Mas a verdade que se está a deixar morrer “algumas” pessoas por causa da economia; o que quer dizer realmente, o lucro de meia dúzia de tubarões. É… E ainda dizem: “Isto (do confinamento) não pode durar sempre! É preciso desconfinar!” A que custo? Á custa de “poucos” mortos e uma geração que sofrerá, no futuro, as consequências da ganância. Mas… está tudo bem. Até o Presidente o “diz”!

RESPONDER

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …

Treze meses depois, Coreias voltam a falar ao telefone

As comunicações telefónicas estavam cortadas entre as duas Coreias desde junho de 2020, mas os dois países retomaram os contactos esta terça-feira. As duas Coreias retomaram esta terça-feira a comunicação telefónica 13 meses depois de ter …

Benfica: Kaio Jorge não quer jogar em Portugal (e alínea pode impedir saída)

Santos aceitou proposta vinda da Luz mas o jovem avançado prefere o campeonato italiano. E ainda há uma alínea no contrato que vai ser analisada. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com …

Quase 70% dos internados em UCI têm menos de 59 anos

Quase 70% dos doentes com covid-19 em unidades de cuidados intensivos (UCI) têm menos de 59 anos, revelou a Ordem dos Médicos, indicando que em enfermaria os doentes abaixo dessa faixa etária são cerca de …