O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 mil milhões de euros em abril, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Este valor é o mais alto desde 1995, quando começou a série estatística disponibilizada pelo banco central.

Em março, o endividamento público caiu por causa do uso da almofada financeira. No entanto, segundo o ECO, em abril, a pandemia determinou a maior subida em cinco anos: a dívida pública, na ótica de Maastricht, subiu 7.280 milhões de euros – a maior subida mensal desde o início de 2015 (7.782 milhões em janeiro de 2015).

O valor de dívida pública em abril traduz um aumento de quase 7.300 milhões de euros face a março. Segundo o Banco de Portugal, esse aumento deve-se, “essencialmente, às emissões de títulos de 7.200 milhões de euros efetuadas em abril”, com destaque para a emissão sindicada de Obrigações do Tesouro no valor de 5.000 milhões de euros (a 1 de abril).

Já a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1.900 milhões de euros de março para abril, totalizando 237.100 milhões de euros em abril, devido aos ativos em depósitos terem aumentado 5.300 milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou, no final de março, um reforço dos leilões de dívida de médio e longo prazo em 2020, ajustando o programa em resposta ao acréscimo de financiamento necessário para 2020 devido à pandemia da covid-19.

Comparando a dívida pública de abril com a registada no mesmo mês de 2019, o aumento homólogo foi de 5.400 milhões de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo sueco na corda bamba. Moção de censura pode fazê-lo cair

Depois de, neste domingo, ter falhado a tentativa de acordo parlamentar, o Governo sueco enfrenta hoje uma prova de fogo. Esta segunda-feira, o Governo da Suécia pode cair se o Parlamento aprovar a moção de censura. Segundo …

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …