/

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

Miguel A. Lopes / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal.

A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 mil milhões de euros em abril, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Este valor é o mais alto desde 1995, quando começou a série estatística disponibilizada pelo banco central.

Em março, o endividamento público caiu por causa do uso da almofada financeira. No entanto, segundo o ECO, em abril, a pandemia determinou a maior subida em cinco anos: a dívida pública, na ótica de Maastricht, subiu 7.280 milhões de euros – a maior subida mensal desde o início de 2015 (7.782 milhões em janeiro de 2015).

O valor de dívida pública em abril traduz um aumento de quase 7.300 milhões de euros face a março. Segundo o Banco de Portugal, esse aumento deve-se, “essencialmente, às emissões de títulos de 7.200 milhões de euros efetuadas em abril”, com destaque para a emissão sindicada de Obrigações do Tesouro no valor de 5.000 milhões de euros (a 1 de abril).

Já a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1.900 milhões de euros de março para abril, totalizando 237.100 milhões de euros em abril, devido aos ativos em depósitos terem aumentado 5.300 milhões de euros.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou, no final de março, um reforço dos leilões de dívida de médio e longo prazo em 2020, ajustando o programa em resposta ao acréscimo de financiamento necessário para 2020 devido à pandemia da covid-19.

Comparando a dívida pública de abril com a registada no mesmo mês de 2019, o aumento homólogo foi de 5.400 milhões de euros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.