O distanciamento social é o “maior desafio” da Humanidade

Homem de Gouveia / Lusa

O grande número de pessoas que vivem atualmente em quarentena, devido à pandemia de covid-19, representa um desafio sem precedentes para a Humanidade.

Uma equipa de neurocientistas e filósofos europeus garante que viver em isolamento representa uma ameaça sem precedentes e até agora desconhecida, que atropela o instinto humano básico de conexão. Por esse motivo, os especialistas defendem um maior reconhecimento por parte dos líderes mundiais.

No artigo científico, que será publicado na edição de maio da Current Biology, os especialistas argumentam que viver em quarentena e, consequentemente, separar as pessoas umas das outras, contradiz o desejo dos humanos de se unirem quando atravessam tempos difíceis.

“As condições perigosas tornam-nos mais – e não menos – sociais“, explicou Olivia Deroy, filósofa e neurocientista da Ludwigs-Maximilians Universitaet de Munique, em comunicado. “Lidar com esta contradição é o maior desafio que enfrentamos agora.”

De acordo com o Futurity, com este estudo a equipa não está a sugerir que as medidas de restrição sejam levantadas de modo a permitir que as pessoas se reúnam, uma vez que seria muito perigoso do ponto de vista da saúde pública.

Ainda assim, os investigadores defendem um melhor acesso às ferramentas que permitem que as pessoas se “reúnam” em tempos de pandemia, nomeadamente um melhor acesso à Internet de alta velocidade ou plataformas específicas que as pessoas possam usar para socializar.

“Quando as pessoas têm medo, procuram segurança em grupo”, explicou Guillaume Dezecache, psicólogo da Université Clermont Auvergne. “Mas, na situação atual, este impulso aumenta o risco de infeção. Este é o enigma evolutivo básico que descrevemos.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …