O distanciamento social é o “maior desafio” da Humanidade

Homem de Gouveia / Lusa

O grande número de pessoas que vivem atualmente em quarentena, devido à pandemia de covid-19, representa um desafio sem precedentes para a Humanidade.

Uma equipa de neurocientistas e filósofos europeus garante que viver em isolamento representa uma ameaça sem precedentes e até agora desconhecida, que atropela o instinto humano básico de conexão. Por esse motivo, os especialistas defendem um maior reconhecimento por parte dos líderes mundiais.

No artigo científico, que será publicado na edição de maio da Current Biology, os especialistas argumentam que viver em quarentena e, consequentemente, separar as pessoas umas das outras, contradiz o desejo dos humanos de se unirem quando atravessam tempos difíceis.

“As condições perigosas tornam-nos mais – e não menos – sociais“, explicou Olivia Deroy, filósofa e neurocientista da Ludwigs-Maximilians Universitaet de Munique, em comunicado. “Lidar com esta contradição é o maior desafio que enfrentamos agora.”

De acordo com o Futurity, com este estudo a equipa não está a sugerir que as medidas de restrição sejam levantadas de modo a permitir que as pessoas se reúnam, uma vez que seria muito perigoso do ponto de vista da saúde pública.

Ainda assim, os investigadores defendem um melhor acesso às ferramentas que permitem que as pessoas se “reúnam” em tempos de pandemia, nomeadamente um melhor acesso à Internet de alta velocidade ou plataformas específicas que as pessoas possam usar para socializar.

“Quando as pessoas têm medo, procuram segurança em grupo”, explicou Guillaume Dezecache, psicólogo da Université Clermont Auvergne. “Mas, na situação atual, este impulso aumenta o risco de infeção. Este é o enigma evolutivo básico que descrevemos.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Estou envergonhada". Primeira invasora do Capitólio a ser julgada evita prisão

Um juiz federal proferiu esta quarta-feira a primeira sentença contra uma das pessoas acusadas de invadir o Capitólio dos Estados Unidos, mas a ré evitou a pena de prisão depois de expressar o seu arrependimento. A …

Arqueólogos encontram vestígios do vinho mais antigo do mundo na Grécia

Uma equipa de arqueólogos encontrou amostras de vinho no local arqueológico de Dikili Tash, no norte da Grécia. As evidências datam de há 4200 a.C e acredita-se que sejam os vestígios de vinho mais antigos …

Comunidade no céu. Um novo projeto irá ligar vários edifícios com pontes aéreas

As pontes aéreas que ligam edifícios não são uma novidade no mundo, mas agora poderão ganhar um novo destaque num projeto que será desenvolvido em Toronto. A empresa de arquitetura Safdie Architects irá desenvolver o projeto …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo. Festival da Emoção

O Campeão da Europa continua a defender o título. A palpitante última jornada da fase de grupos. Mais recordes para Ronaldo. Quem joga contra quem nos oitavos-de-final. Visto da Linha de Fundo. Portugal 2 – …

Sergio Ramos terá pedido 50 milhões de euros ao AC Milan

Antigo capitão do Real Madrid procura clube. Paolo Maldini afastou-se da contratação do espanhol. Sergio Ramos não vai continuar no Real Madrid e, por isso, está à procura de uma "casa" nova, depois de ter estado …

Oposições criticam anúncios "pomposos” e gestão mediática do Governo

PSD, Bloco e PEV criticaram hoje a "gestão mediática" feita pelo Governo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e o PCP considerou que este programa revela o "grau de submissão" de Portugal …

Paquistanesas querem melhores leis contra a violação. Primeiro-ministro diz para vestirem mais roupa

As mulheres paquistaneses pedem melhores leis contra a violação. Entretanto, o seu primeiro-ministro diz-lhes que têm de vestir mais roupa. O Paquistão tem uma taxa de condenação por violação de 0,3%, uma das mais baixas do …

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …