O distanciamento social é o “maior desafio” da Humanidade

Homem de Gouveia / Lusa

O grande número de pessoas que vivem atualmente em quarentena, devido à pandemia de covid-19, representa um desafio sem precedentes para a Humanidade.

Uma equipa de neurocientistas e filósofos europeus garante que viver em isolamento representa uma ameaça sem precedentes e até agora desconhecida, que atropela o instinto humano básico de conexão. Por esse motivo, os especialistas defendem um maior reconhecimento por parte dos líderes mundiais.

No artigo científico, que será publicado na edição de maio da Current Biology, os especialistas argumentam que viver em quarentena e, consequentemente, separar as pessoas umas das outras, contradiz o desejo dos humanos de se unirem quando atravessam tempos difíceis.

“As condições perigosas tornam-nos mais – e não menos – sociais“, explicou Olivia Deroy, filósofa e neurocientista da Ludwigs-Maximilians Universitaet de Munique, em comunicado. “Lidar com esta contradição é o maior desafio que enfrentamos agora.”

De acordo com o Futurity, com este estudo a equipa não está a sugerir que as medidas de restrição sejam levantadas de modo a permitir que as pessoas se reúnam, uma vez que seria muito perigoso do ponto de vista da saúde pública.

Ainda assim, os investigadores defendem um melhor acesso às ferramentas que permitem que as pessoas se “reúnam” em tempos de pandemia, nomeadamente um melhor acesso à Internet de alta velocidade ou plataformas específicas que as pessoas possam usar para socializar.

“Quando as pessoas têm medo, procuram segurança em grupo”, explicou Guillaume Dezecache, psicólogo da Université Clermont Auvergne. “Mas, na situação atual, este impulso aumenta o risco de infeção. Este é o enigma evolutivo básico que descrevemos.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …