Nova tecnologia deixa as pessoas “invisíveis” durante a noite

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo capaz de tornar as pessoas invisíveis aos sensores térmicos, como aqueles usados nos óculos de visão noturna.

Um estudo foi publicado recentemente na revista científica Advanced Functional Materials. O vídeo divulgado pelos investigadores mostra o quão eficaz esta tecnologia consegue ser, evitando que a pessoa que a usa seja avistada pelo sensor térmico.

Embora o vídeo apenas mostre o material a camuflar o pulso de uma pessoa, os cientistas esperam criar uma fato que possa cobrir o corpo inteiro. Por enquanto, os investigadores procuram materiais mais leves para que o fato não fique demasiado pesado.

O dispositivo aquece ou arrefece conforme a temperatura ambiente, o que permite que funcione sempre, conseguindo ir dos 10ºC aos 37ºC em menos de um minuto.

“Para construir o dispositivo, a equipa concentrou-se num material semelhante à cera, mas com propriedades mais complexas. O ponto de fusão do material é de 30ºC, a mesma temperatura da superfície da pele humana” explicaram os investigadores num comunicado citado pelo Inverse. “Se a temperatura na parte externa do dispositivo for superior a isso, o material derreterá e estabilizará, isolando o utilizador; se estiver mais frio, solidificará lentamente, atuando ainda como uma camada isolante”.

O dispositivo usa eletricidade para mudar a temperatura conforme o necessário e funciona à base de bateria, podendo ainda ser controlado sem fios.

Esta tecnologia poderá ter aplicação úteis a nível militar, possivelmente conferindo aos soldados a capacidade de não serem vistos por sensores térmicos inimigos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …

Libertação de reclusos. Esquerda ao lado do Governo garante aprovação

PSD, CDS-PP, PAN e Iniciativa Liberal manifestaram reservas ao diploma que prevê a concessão de indultos e antecipação do fim das penas para reclusos que tenham cometido crimes pouco graves. A proposta do Governo que cria …

Galp anuncia cortes de 500 milhões de euros por ano devido à pandemia

A Galp Energia decidiu cortar mais de 500 milhões de euros por ano dos seus custos operacionais e investimentos para 2020 e 2021, visando fazer face ao impacto da pandemia de Covid-19 na procura de …

Bombeiros de Beja admitem recusar transportar suspeitos e doentes

As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja admitem recusar transportar utentes suspeitos e doentes com covid-19 por falta de condições e apoios. As 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja referem que, "por …

Ministra sul-africana suspensa por violar medidas de contenção

A ministra das Comunicações sul-africana, Stella Ndabeni-Abrahams, foi suspensa depois de ter sido apanhada em flagrante desobediência numa fotografia publicada no Instagram, onde é vista a almoçar com outras cinco pessoas. O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou …

Suécia já tem acordo para impor medidas restritivas (mas ainda não está convencida)

A Suécia vai recuar na sua abordagem light à covid-19 e prepara-se para aplicar medidas restritivas. Os partidos já chegaram a acordo, mas o Governo não tem planos para usar já os novos poderes. Os partidos …

Bernie Sanders desiste da candidatura à Casa Branca

Bernie Sanders desistiu da corrida à nomeação para as eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos, abrindo assim o caminho para que Joe Biden venha a competir com Donald Trump. Bernie Sanders desistiu da candidatura à …

Se o turismo contrair 25%, a economia portuguesa recua 2,9%

Em Portugal, o setor do turismo tem um peso de 11,3% no PIB. Com o setor fechado, o impacto no crescimento português será significativo. Uma redução de 25% na atividade turística, quer do turismo de visitantes …

Federação Portuguesa de Futebol dá por concluídos campeonatos não profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) explica que não existem condições que permitam finalizar as provas não profissionais, pelo que as dá por concluídas, sem vencedores. Os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal da …