Nova tecnologia deixa as pessoas “invisíveis” durante a noite

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo capaz de tornar as pessoas invisíveis aos sensores térmicos, como aqueles usados nos óculos de visão noturna.

Um estudo foi publicado recentemente na revista científica Advanced Functional Materials. O vídeo divulgado pelos investigadores mostra o quão eficaz esta tecnologia consegue ser, evitando que a pessoa que a usa seja avistada pelo sensor térmico.

Embora o vídeo apenas mostre o material a camuflar o pulso de uma pessoa, os cientistas esperam criar uma fato que possa cobrir o corpo inteiro. Por enquanto, os investigadores procuram materiais mais leves para que o fato não fique demasiado pesado.

O dispositivo aquece ou arrefece conforme a temperatura ambiente, o que permite que funcione sempre, conseguindo ir dos 10ºC aos 37ºC em menos de um minuto.

“Para construir o dispositivo, a equipa concentrou-se num material semelhante à cera, mas com propriedades mais complexas. O ponto de fusão do material é de 30ºC, a mesma temperatura da superfície da pele humana” explicaram os investigadores num comunicado citado pelo Inverse. “Se a temperatura na parte externa do dispositivo for superior a isso, o material derreterá e estabilizará, isolando o utilizador; se estiver mais frio, solidificará lentamente, atuando ainda como uma camada isolante”.

O dispositivo usa eletricidade para mudar a temperatura conforme o necessário e funciona à base de bateria, podendo ainda ser controlado sem fios.

Esta tecnologia poderá ter aplicação úteis a nível militar, possivelmente conferindo aos soldados a capacidade de não serem vistos por sensores térmicos inimigos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …