/

Nova tecnologia deixa as pessoas “invisíveis” durante a noite

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo capaz de tornar as pessoas invisíveis aos sensores térmicos, como aqueles usados nos óculos de visão noturna.

Um estudo foi publicado recentemente na revista científica Advanced Functional Materials. O vídeo divulgado pelos investigadores mostra o quão eficaz esta tecnologia consegue ser, evitando que a pessoa que a usa seja avistada pelo sensor térmico.

Embora o vídeo apenas mostre o material a camuflar o pulso de uma pessoa, os cientistas esperam criar uma fato que possa cobrir o corpo inteiro. Por enquanto, os investigadores procuram materiais mais leves para que o fato não fique demasiado pesado.

O dispositivo aquece ou arrefece conforme a temperatura ambiente, o que permite que funcione sempre, conseguindo ir dos 10ºC aos 37ºC em menos de um minuto.

“Para construir o dispositivo, a equipa concentrou-se num material semelhante à cera, mas com propriedades mais complexas. O ponto de fusão do material é de 30ºC, a mesma temperatura da superfície da pele humana” explicaram os investigadores num comunicado citado pelo Inverse. “Se a temperatura na parte externa do dispositivo for superior a isso, o material derreterá e estabilizará, isolando o utilizador; se estiver mais frio, solidificará lentamente, atuando ainda como uma camada isolante”.

O dispositivo usa eletricidade para mudar a temperatura conforme o necessário e funciona à base de bateria, podendo ainda ser controlado sem fios.

Esta tecnologia poderá ter aplicação úteis a nível militar, possivelmente conferindo aos soldados a capacidade de não serem vistos por sensores térmicos inimigos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.