Nova tecnologia deixa as pessoas “invisíveis” durante a noite

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, criaram um dispositivo capaz de tornar as pessoas invisíveis aos sensores térmicos, como aqueles usados nos óculos de visão noturna.

Um estudo foi publicado recentemente na revista científica Advanced Functional Materials. O vídeo divulgado pelos investigadores mostra o quão eficaz esta tecnologia consegue ser, evitando que a pessoa que a usa seja avistada pelo sensor térmico.

Embora o vídeo apenas mostre o material a camuflar o pulso de uma pessoa, os cientistas esperam criar uma fato que possa cobrir o corpo inteiro. Por enquanto, os investigadores procuram materiais mais leves para que o fato não fique demasiado pesado.

O dispositivo aquece ou arrefece conforme a temperatura ambiente, o que permite que funcione sempre, conseguindo ir dos 10ºC aos 37ºC em menos de um minuto.

“Para construir o dispositivo, a equipa concentrou-se num material semelhante à cera, mas com propriedades mais complexas. O ponto de fusão do material é de 30ºC, a mesma temperatura da superfície da pele humana” explicaram os investigadores num comunicado citado pelo Inverse. “Se a temperatura na parte externa do dispositivo for superior a isso, o material derreterá e estabilizará, isolando o utilizador; se estiver mais frio, solidificará lentamente, atuando ainda como uma camada isolante”.

O dispositivo usa eletricidade para mudar a temperatura conforme o necessário e funciona à base de bateria, podendo ainda ser controlado sem fios.

Esta tecnologia poderá ter aplicação úteis a nível militar, possivelmente conferindo aos soldados a capacidade de não serem vistos por sensores térmicos inimigos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Após "humilhação" frente ao Ajax, Sporting abre caça a novo reforço

O Sporting tem apenas quatro jogadores para a posição de defesa-central. Rúben Amorim vai ter de esperar pelo mercado de inverno para trazer um reforço. As opções para o trio de centrais do Sporting são escassas. …

"Tempestade perfeita" ajuda a explicar "descontrole" nos preços da luz (mas as eléctricas deixam uma promessa)

Os preços da electricidade no mercado de energia atingiram, neste mês de Setembro, um valor recorde e estão "completamente descontrolados" numa altura em que se formou o que os especialistas dizem ser uma "tempestade perfeita". …

Bolsonaro garante que irá à Assembleia Geral da ONU mesmo sem estar vacinado

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que recusa vacinar-se contra a covid-19, afirmou que participará ainda assim na Assembleia Geral da ONU, na próxima semana, em Nova Iorque, onde deverá ser exigido um certificado de vacinação. "Estarei …

PCP e Bloco defendem que há mais vida além do défice (e exigem "resposta aos problemas sociais")

A frase é de Jorge Sampaio, mas PCP e Bloco de Esquerda têm defendido a mesma ideia a cada oportunidade: há mais vida além do défice e combater as consequências económicas, sociais e financeiras da …

Roma ganhou por 5-1 mas Mourinho avisa: "Temos de falar com São Pedro"

Estreia dos italianos na fase de grupos Liga Conferência Europa da UEFA terminou com goleada sobre o CSKA Sofia mas, mesmo assim, o treinador da Roma não gostou do que viu. Nuno Espírito Santo e José …

Patrões querem testes obrigatórios nas empresas (com trabalhador a cobrir os custos)

António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), defende a criação de legislação que obrigue os trabalhadores a serem testados à covid-19. Em declarações à Renascença, o líder do CIP conta que há empresas com …

Uma cidade romana submersa renasce na Turquia

Uma parte submersa da antiga cidade romana de Augusta ressurgiu depois de o nível da água do lago Seyhan ter descido devido à seca em Adana, no sul da Turquia. A cidade foi fundada por Tibério, …

Apoio a pais de crianças em isolamento profilático mantém-se a 100%

Os pais de crianças que têm de ficar em isolamento profilático têm direito a subsídio pago. A regra é válida para crianças menores de 12 anos. O subsídio pago aos trabalhadores que têm de ficar em …

Barbosa Ribeiro, que não quer ser o Rei Sol, distribuiu álcool gel para "desinfetar" a Câmara

Tiago Barbosa Ribeiro, candidato socialista à Câmara Municipal do Porto, rejeita a ideia de que não é muito conhecido, afasta a ambição de querer ser o "Rei Sol" e admite ficar na Invicta nos próximos …

Coronavírus: há 21 mil anos a causar pandemias

Os coronavírus só foram identificados como distintos dos vírus da gripe nos anos 60 do século passado, e neste houve apenas duas pandemias de coronavírus —  MERS e SARS — registadas antes da atual, mas …