Dispositivo do MIT permite detetar remotamente movimento dos pacientes com covid-19

A covid-19 representa um desafio sem precedentes para os profissionais de saúde. Entre os principais desafios estão as questões de distanciamento social, que exigiram novas abordagens para diagnosticar e tratar doenças.

Para os pacientes infetados com covid-19, permanecer em casa é a melhor opção. Neste sentido, médicos e enfermeiros necessitam de ter ferramentas adequadas para continuarem a fornecer tratamento remotamente, mesmo com as limitações já conhecidas da telemedicina.

O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT desenvolveu um novo dispositivo para monitorizar os doentes de covid-19 dentro das suas próprias casas.

O Emerald assemelha-se a um router Wi-Fi e usa sinais sem fio para detetar várias atividades diferentes, como movimentos, padrões de sono e até respiração. O algoritmo desta ferramenta permitem também a medição de certos biomarcadores clínicos, como a frequência cardíaca.

Além disso, o Emerald consegue distinguir pessoas diferentes, usando Inteligência Artificial para rastrear o movimento. Um responsável da equipa adiantou ainda ao Tech Crunch que a filosofia desta tecnologia é “configure e esqueça“, não exigindo interação da parte do paciente após a configuração inicial.

À luz das diretrizes da Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, os hospitais e os sistemas de saúde estão a testar, cada vez mais, soluções domésticas de monitorização remota ativadas por IA.

O Emerald pode ser uma boa solução para minimizar a exposição dos profissionais de saúde a doentes infetados com o novo coronavírus e reduzir taxas de infeção. O sistema podia também permitir que os médicos fizessem triagem de pacientes menos graves, sem que estes saíssem das suas próprias casas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …