Dispositivo do MIT permite detetar remotamente movimento dos pacientes com covid-19

A covid-19 representa um desafio sem precedentes para os profissionais de saúde. Entre os principais desafios estão as questões de distanciamento social, que exigiram novas abordagens para diagnosticar e tratar doenças.

Para os pacientes infetados com covid-19, permanecer em casa é a melhor opção. Neste sentido, médicos e enfermeiros necessitam de ter ferramentas adequadas para continuarem a fornecer tratamento remotamente, mesmo com as limitações já conhecidas da telemedicina.

O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT desenvolveu um novo dispositivo para monitorizar os doentes de covid-19 dentro das suas próprias casas.

O Emerald assemelha-se a um router Wi-Fi e usa sinais sem fio para detetar várias atividades diferentes, como movimentos, padrões de sono e até respiração. O algoritmo desta ferramenta permitem também a medição de certos biomarcadores clínicos, como a frequência cardíaca.

Além disso, o Emerald consegue distinguir pessoas diferentes, usando Inteligência Artificial para rastrear o movimento. Um responsável da equipa adiantou ainda ao Tech Crunch que a filosofia desta tecnologia é “configure e esqueça“, não exigindo interação da parte do paciente após a configuração inicial.

À luz das diretrizes da Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, os hospitais e os sistemas de saúde estão a testar, cada vez mais, soluções domésticas de monitorização remota ativadas por IA.

O Emerald pode ser uma boa solução para minimizar a exposição dos profissionais de saúde a doentes infetados com o novo coronavírus e reduzir taxas de infeção. O sistema podia também permitir que os médicos fizessem triagem de pacientes menos graves, sem que estes saíssem das suas próprias casas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …

Regime sírio acusado de crimes contra a humanidade na Suécia

Quatro organizações não-governamentais apresentaram uma queixa junto da polícia da Suécia contra altos responsáveis do regime sírio por crimes contra a humanidade pelos ataques com armas químicas na Síria, em 2013 e 2017. A queixa foi …

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países da UE sem 5G

Portugal, Lituânia e Malta são os únicos países na União Europeia (UE) que ainda não têm qualquer oferta comercial de 5G, revelou o último relatório trimestral do Observatório Europeu do 5G, um organismo da Comissão …

Jair Bolsonaro diz que quem votar em Lula da Silva "merece sofrer"

No mês passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu que Lula da Silva pode voltar a candidatar-se à presidência do Brasil e Jair Bolsonaro, o atual presidente do país, considera que quem votar em Lula "merece …

Covid-19. Plano Nacional inclui testes em centros comerciais ou empresas

O Plano Nacional para a Testagem Massiva prevê a realização generalizada de testes para deteção precoce do coronavírus, passando a estar disponível em centros comerciais, estações de transportes públicos ou empresas, e podendo pode ser …

Seul vai aceitar descarga de água radioativa de Fukushima (se o Japão cumprir certas condições)

A Coreia do Sul aceitará, caso sejam cumpridas algumas condições, o plano do Governo japonês para despejar gradualmente no mar águas tratadas, mas ainda radioativas, da central nuclear destruída de Fukushima, segundo o Governo sul-coreano. O …

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …