Novo dispositivo para invisuais é uma espécie de “cão-guia robótico”

No futuro, as pessoas com deficiência visual poderão movimentar-se com a ajuda de Theia, um dispositivo auxiliar que replica as funções de um cão-guia.

Os cães-guia são verdadeiros aliados da mobilidade dos deficiente visuais, mas não são a solução perfeita para todos. O custo, o alojamento e até as alergias são problemas que tornam estes amigos de quatro patas pouco úteis para muitos invisuais.

Agora, um novo dispositivo, atualmente em desenvolvimento na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, é a mais recente aposta, já que canaliza as funções de um cão-guia num dispositivo robótico que pode ser segurado por uma só mão.

O Theia foi desenhado pelo estudante de design industrial Anthony Camu, que se inspirou em consolas de jogos de realidade virtual e em veículos autónomos.

Segundo o New Atlas, a tecnologia encontra-se em forma de protótipo, mas a premissa básica é que o dispositivo atua como um cão-guia robótico para ajudar os utilizadores com deficiência visual a caminhar até ao seu destino.

O giroscópio CMG permite que Theia forneça feedback de força e mova a mão do utilizador como uma forma simples de o guiar para a direção desejada. A tecnologia LIDAR e a câmara permitem que este dispositivo crie uma imagem tridimensional do ambiente ao seu redor, tal como um carro autónomo.

Através dos comandos de voz, os utilizadores podem inserir o destino pretendido e os processadores determinam o melhor caminho a seguir, tendo em conta dados em tempo real sobre o tráfego de pedestres, de carros e até o clima.

Ainda resta algum trabalho pela frente até que o dispositivo seja capaz de oferecer este tipo de funcionalidades. No futuro, Theia vai ser capaz de lidar com configurações mais complexas, como elevadores, passadeiras e escadas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo insiste para que se acelere a auditoria ao Novo Banco

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou esta segunda-feira o apelo para que se acelere a "auditoria e todo o tipo de investigação e apuramento da realidade relativamente ao Novo Banco". À margem de …

Atlético de Madrid revela nomes de jogadores que testaram positivo à covid-19

Para acabar com a especulação, o Atlético de Madrid anunciou a identidade dos jogadores do plantel que testaram positivo à covid-19. O Atlético de Madrid anunciou que o plantel e a equipa técnica tiveram resultados …

35 anos depois, Toshiba deixa de fabricar portáteis

Depois de 35 anos a produzir e vender computadores, a empresa japonesa vai abandonar o negócio. O comunicado à imprensa divulga que a Toshiba vendeu as ações da Dynabook à Sharp, concluindo assim um processo …

Governo do Líbano demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, vai entregar ainda esta segunda-feira ao Presidente Michel Aoun a demissão do Governo, disse esta segunda-feira o ministro da Saúde do Líbano, Hamad Hassan. Falando aos jornalistas após uma reunião do …

Portugal fora da lista de países que querem proibir robôs assassinos

Apesar de apoiar a realização de negociações para o fim do uso de robôs assassinos em conflitos militares, Portugal está fora da lista de países que procuram explicitamente proibir armas totalmente autónomas. A constatação consta de …

Portugal com mais três mortes e 157 novos casos de covid-19

Portugal regista esta segunda-feira mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Há ainda a registar 89 pessoas recuperadas. O …

Covid-19. Singapura começa a testar vacinas em humanos na próxima semana

Singapura anunciou este sábado que inicia na próxima semana a primeira fase de testes em humanos de uma nova vacina contra a covid-19, período experimental que se vai prolongar até outubro, prevendo a administração do …

Cem milhões e um jogador. Real Madrid quer "roubar" Dybala à Juventus

De olhos postos na próxima temporada, o Real Madrid de Zinedine Zidane estará a sondar Paulo Dybala, estando disposto a pagar à Juventus 100 milhões de euros e a "oferecer" um outro jogador para garantir …

Depois da Microsoft, Twitter também está interessado em adquirir o TikTok

As redes sociais Twitter e TikTok tiveram discussões preliminares com vista a uma eventual "combinação" entre as duas, segundo uma notícia revelada no sábado pelo Wall Street Journal. Das informações obtidas pelo jornal não foi possível …

Vulcão Sinabung entra em atividade. Cinza cobre aldeias num raio de 20 quilómetros

O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da ilha indonésia de Sumatra, expeliu, esta segunda-feira, fumo e cinzas a uma altura de cinco quilómetros, não havendo, para já, registo de feridos, informou a agência de …