Novo dispositivo para invisuais é uma espécie de “cão-guia robótico”

No futuro, as pessoas com deficiência visual poderão movimentar-se com a ajuda de Theia, um dispositivo auxiliar que replica as funções de um cão-guia.

Os cães-guia são verdadeiros aliados da mobilidade dos deficiente visuais, mas não são a solução perfeita para todos. O custo, o alojamento e até as alergias são problemas que tornam estes amigos de quatro patas pouco úteis para muitos invisuais.

Agora, um novo dispositivo, atualmente em desenvolvimento na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, é a mais recente aposta, já que canaliza as funções de um cão-guia num dispositivo robótico que pode ser segurado por uma só mão.

O Theia foi desenhado pelo estudante de design industrial Anthony Camu, que se inspirou em consolas de jogos de realidade virtual e em veículos autónomos.

Segundo o New Atlas, a tecnologia encontra-se em forma de protótipo, mas a premissa básica é que o dispositivo atua como um cão-guia robótico para ajudar os utilizadores com deficiência visual a caminhar até ao seu destino.

O giroscópio CMG permite que Theia forneça feedback de força e mova a mão do utilizador como uma forma simples de o guiar para a direção desejada. A tecnologia LIDAR e a câmara permitem que este dispositivo crie uma imagem tridimensional do ambiente ao seu redor, tal como um carro autónomo.

Através dos comandos de voz, os utilizadores podem inserir o destino pretendido e os processadores determinam o melhor caminho a seguir, tendo em conta dados em tempo real sobre o tráfego de pedestres, de carros e até o clima.

Ainda resta algum trabalho pela frente até que o dispositivo seja capaz de oferecer este tipo de funcionalidades. No futuro, Theia vai ser capaz de lidar com configurações mais complexas, como elevadores, passadeiras e escadas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …

Ivo Rosa indigna colegas ao revogar decisões tomadas por tribunais superiores

Ivo Rosa, juiz de instrução da Operação Marquês, revogou decisões tomadas por tribunais superiores, o que resultou numa onda de indignação dos seus colegas e do Conselho Superior da Magistratura. Na decisão que deixou cair 25 …

Marques Mendes diz que Ivo Rosa "é um perigo à solta". Governo deve avançar para confinamentos locais

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes teceu duras críticas à decisão do juiz de instrução Ivo Rosa, no âmbito da Operação Marquês. Sobre a atual situação epidemiológica, o antigo líder do …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Líder da CSU quer cadeira de Merkel (e vai disputar corrida com líder da CDU)

Se a aliança democrata-cristã CDU/CSU vencer nas eleições legislativas de setembro, o próximo chanceler alemão será um homem: o líder da CDU Armin Laschet ou o homólogo da CSU, Markus Soeder. O líder da CSU, Markus …

Irão acusa Israel de ataque a central nuclear e promete "vingança"

O Irão acusou Israel de responsabilidade num ataque que atingiu, este domingo, a instalação de enriquecimento de urânio de Natanz, deixando entender que se registaram danos nas centrifugadoras, e prometendo "vingança". "Com esta ação, o regime …

Abel Ferreira expulso e Palmeiras perde Supertaça para o Flamengo

O Flamengo bateu o Palmeiras nos penáltis, este domingo, depois de um empate 2-2 no tempo regulamentar, na final da Supertaça do Brasil, na qual o treinador português acabou expulso por protestos. O médio Raphael Veiga, …