Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser a resposta a este problema.

Quase como se fosse uma panela de pressão a alta temperatura e a alta pressão, as autoclaves são usadas ​​para matar germes a 121 °C de temperatura e 205 kPa de pressão como um procedimento padrão para esterilizar equipamentos médicos.

Os objetos são submetidos a vapor pressurizado durante, pelo menos, 30 minutos, e todas as bactérias são mortas no processo. O vapor provém da água aquecida eletricamente ou da queima de combustível, o que, por si só, é um problema em unidades de saúde do Terceiro Mundo, já que tanto a eletricidade como o combustível são escassos em regiões empobrecidas.

Desenhado por uma equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto de Tecnologia da Índia, o novo dispositivo portátil, movido a energia solar, vem colmatar este grande problema. Segundo o New Atlas, esta autoclave tem um tanque que liberta água (por gravidade) num conjunto de tubos colados na parte inferior de uma placa de cobre, que possui um revestimento preto que absorve o calor na sua superfície superior.

Por sua vez, a superfície é coberta por um aerogel transparente à base de sílica, que permite a passagem da luz solar. A substância permite que a placa aqueça e impede, ao mesmo tempo, que o calor escape.

Além disso, os espelhos de alumínio polido em ambos os lados da placa ajudam a concentrar a luz do Sol. Como resultado, a placa fica muito quente, fazendo com que a água líquida nos tubos se transforme em vapor. Por sua vez, este sobre até ao topo do aparelho, passa por um cano e entra na própria autoclave, explica o EurekAlert.

Os investigadores testaram uma versão em pequena escala do dispositivo em Bombaim e, mesmo sob céu nublado, a autoclave movida a energia solar funcionou com sucesso.

O dispositivo tem um preço mais baixo e a maioria dos componentes está disponível comercialmente na indústria de aquecedores solares de água. O artigo científico foi recentemente publicado na Joule.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …