Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser a resposta a este problema.

Quase como se fosse uma panela de pressão a alta temperatura e a alta pressão, as autoclaves são usadas ​​para matar germes a 121 °C de temperatura e 205 kPa de pressão como um procedimento padrão para esterilizar equipamentos médicos.

Os objetos são submetidos a vapor pressurizado durante, pelo menos, 30 minutos, e todas as bactérias são mortas no processo. O vapor provém da água aquecida eletricamente ou da queima de combustível, o que, por si só, é um problema em unidades de saúde do Terceiro Mundo, já que tanto a eletricidade como o combustível são escassos em regiões empobrecidas.

Desenhado por uma equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto de Tecnologia da Índia, o novo dispositivo portátil, movido a energia solar, vem colmatar este grande problema. Segundo o New Atlas, esta autoclave tem um tanque que liberta água (por gravidade) num conjunto de tubos colados na parte inferior de uma placa de cobre, que possui um revestimento preto que absorve o calor na sua superfície superior.

Por sua vez, a superfície é coberta por um aerogel transparente à base de sílica, que permite a passagem da luz solar. A substância permite que a placa aqueça e impede, ao mesmo tempo, que o calor escape.

Além disso, os espelhos de alumínio polido em ambos os lados da placa ajudam a concentrar a luz do Sol. Como resultado, a placa fica muito quente, fazendo com que a água líquida nos tubos se transforme em vapor. Por sua vez, este sobre até ao topo do aparelho, passa por um cano e entra na própria autoclave, explica o EurekAlert.

Os investigadores testaram uma versão em pequena escala do dispositivo em Bombaim e, mesmo sob céu nublado, a autoclave movida a energia solar funcionou com sucesso.

O dispositivo tem um preço mais baixo e a maioria dos componentes está disponível comercialmente na indústria de aquecedores solares de água. O artigo científico foi recentemente publicado na Joule.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …