Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser a resposta a este problema.

Quase como se fosse uma panela de pressão a alta temperatura e a alta pressão, as autoclaves são usadas ​​para matar germes a 121 °C de temperatura e 205 kPa de pressão como um procedimento padrão para esterilizar equipamentos médicos.

Os objetos são submetidos a vapor pressurizado durante, pelo menos, 30 minutos, e todas as bactérias são mortas no processo. O vapor provém da água aquecida eletricamente ou da queima de combustível, o que, por si só, é um problema em unidades de saúde do Terceiro Mundo, já que tanto a eletricidade como o combustível são escassos em regiões empobrecidas.

Desenhado por uma equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Instituto de Tecnologia da Índia, o novo dispositivo portátil, movido a energia solar, vem colmatar este grande problema. Segundo o New Atlas, esta autoclave tem um tanque que liberta água (por gravidade) num conjunto de tubos colados na parte inferior de uma placa de cobre, que possui um revestimento preto que absorve o calor na sua superfície superior.

Por sua vez, a superfície é coberta por um aerogel transparente à base de sílica, que permite a passagem da luz solar. A substância permite que a placa aqueça e impede, ao mesmo tempo, que o calor escape.

Além disso, os espelhos de alumínio polido em ambos os lados da placa ajudam a concentrar a luz do Sol. Como resultado, a placa fica muito quente, fazendo com que a água líquida nos tubos se transforme em vapor. Por sua vez, este sobre até ao topo do aparelho, passa por um cano e entra na própria autoclave, explica o EurekAlert.

Os investigadores testaram uma versão em pequena escala do dispositivo em Bombaim e, mesmo sob céu nublado, a autoclave movida a energia solar funcionou com sucesso.

O dispositivo tem um preço mais baixo e a maioria dos componentes está disponível comercialmente na indústria de aquecedores solares de água. O artigo científico foi recentemente publicado na Joule.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …