Jovem ativista presa na Índia por partilhar documento de apoio aos agricultores

Disha Ravi / Facebook

A ativista climática Disha Ravi

A detenção da jovem ativista climática, que terá partilhado um documento para apoiar os protestos dos agricultores na Índia, está a provocar uma onda de indignação no país.

De acordo com a cadeia televisiva CNN, a polícia confirmou a prisão de Disha Ravi na sua conta do Twitter, este domingo, acusando a jovem de 22 anos de ser uma “conspiradora chave na formulação e disseminação” de uma lista com medidas de apoio aos agricultores, que estão em protesto há mais de dois meses contra as novas leis agrárias.

“O principal objetivo era criar desinformação e insatisfação contra o Governo legalmente eleito”, disse Prem Nath, comissário adjunto da polícia de Deli, numa conferência de imprensa esta segunda-feira.

O documento, inicialmente partilhado pela ativista sueca Greta Thunberg, instrui as pessoas a apelar à atenção dos representantes do Governo, a partilhar hashtags de solidariedade nas redes sociais, a participar em manifestações e a assinar petições.

Esta ferramenta chamou a atenção da polícia de Deli, que começou uma investigação criminal alegando que a lista incitava a uma “guerra económica, social, cultural e regional contra a Índia”, cita o jornal britânico The Guardian, acrescentando que a jovem foi acusada de sedição e conspiração.

A notícia da detenção de Ravi, co-fundadora do movimento Fridays For Future neste país, está a causar indignação entre vários ambientalistas e políticos, considerando que se trata de uma demonstração clara de “assédio e intimidação”.

“Esta detenção é um ataque sem precedentes à democracia”, escreveu no Twitter Arvind Kejriwal, o ministro chefe de Deli. “Apoiar os nossos agricultores não é um crime”, afirmou.

“A prisão de Disha Ravi é a última escalada da repressão da Índia contra a liberdade de expressão e a dissidência política, uma vez que procura abafar os protestos em massa dos agricultores”, disse também Shashi Tharoor, deputado do principal partido de oposição na câmara baixa do Parlamento, citado pelo jornal Público.

Quase 15 mil pessoas já assinaram uma petição que pede a libertação da ativista climática que, segundo a CNN, não é o único alvo da polícia de Deli. As autoridades já emitiram mandados de prisão contra Nikita Jacob e Shantanu, outros dois ativistas também acusados de ter na sua posse o documento e de o terem editado.

Os agricultores indianos estão contra as novas leis agrárias que, segundo afirmam, vão “privatizar” a agricultura e devastar o setor. O Executivo, por sua vez, insiste que as reformas vão beneficiá-los e aumentar a produção através do investimento privado.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Irão disponível para negociações sobre acordo nuclear nas próximas semanas

O Irão retornará às negociações sobre a retomada do acordo nuclear de 2015 nas próximas semanas, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros esta terça-feira, apesar das suspeitas das potências ocidentais sobre a estratégia de Teerão …

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …