Discurso de Poiares Maduro interrompido por autarcas

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro

O discurso do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, no encerramento do congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) foi hoje interrompido por protestos dos presentes.

Ao subir para o palco e ainda antes do início dos discursos, o governante já tinha sido vaiado pelos congressistas que enchiam o auditório principal do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Assim que chegou a vez de Poiares Maduro discursar, começaram a ouvir-se frases como “A luta continua, Governo para a rua” e “Fascismo nunca mais”.

Apesar dos apelos à calma do presidente da mesa do congresso, Diamantino Santos, os ânimos continuaram exaltados.

“O estar presente é um ato voluntário, respeitemos os que querem aqui estar e ouvir o ministro”, apelou Diamantino Santos.

Alguns dos presentes exibiram mesmo faixas com as inscrições “Defender os serviços públicos e servir as populações” e “Pelas freguesias 25 de Abril sempre”.

Cerca de metade das pessoas abandonaram a sala e o governante retomou o discurso minutos depois, defendendo que deve haver “tolerância por todos os pontos de vista”.

Cândido Moreira do PS é o novo presidente da Anafre com 94% de votos

O presidente da Junta de Freguesia de Padronelo, no concelho de Amarante, Joaquim Cândido Moreira, do PS, foi hoje eleito presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) com 94% dos votos (532 votos).

Cândido Moreira foi eleito numa lista única, depois de no sábado o independente Manuel Malícia Trindade, do Fundão, não ter conseguido reunir apoios suficientes para uma lista alternativa, que tinha como lema “em defesa da mudança e pela renovação”.

No conselho diretivo — órgão para o qual houve 34 votos em branco – Cândido Moreira ficará acompanhado pelo seu antecessor, Armando Vieira (Oliveirinha, Aveiro – PSD) e por Francisco Firmino Jesus (Castelo, Sesimbra – PCP).

Comparativamente ao conselho diretivo que agora terminou funções, de uma lista de 21 pessoas o novo repete 12 nomes.

O novo presidente da mesa do congresso e do conselho geral é Diamantino dos Santos, presidente da Junta de Viseu (PSD), que foi eleito com 531 votos a favor (93,82%) e 35 em branco.

O conselho geral vai ser presidido por Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa (PSD), que conseguiu 524 votos a favor (92,58%) e 42 votos em branco.

O conselho fiscal passa a ser liderado por Dinis Pinto, presidente da Junta do Alvito, em Beja (PCP), que reuniu 526 votos a favor (92,93%) e 40 em branco.

O congresso da Anafre contou com 699 votantes inscritos, tendo perto de 81% das votações sido consideradas válidas, ou seja, 566. A abstenção foi de 19%.

Tradicionalmente, a Anafre é dirigida por uma lista de consenso com representantes dos partidos mais votados e quem preside é escolhido pelo partido com mais juntas ganhas nas autárquicas. Este ano, pela primeira vez, um independente anunciou a intenção de se candidatar, o que não conseguiu concretizar.

No sábado de manhã, Manuel Malícia Trindade tinha apelado aos participantes no congresso que o ajudassem a levar a votação uma segunda lista, mas à hora limite para apresentação das listas candidatas aos órgãos da Anafre apenas tinha conseguido 44 juntas de freguesia apoiantes, quando precisava de 50.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …