Discurso de Poiares Maduro interrompido por autarcas

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro

O discurso do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, no encerramento do congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) foi hoje interrompido por protestos dos presentes.

Ao subir para o palco e ainda antes do início dos discursos, o governante já tinha sido vaiado pelos congressistas que enchiam o auditório principal do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Assim que chegou a vez de Poiares Maduro discursar, começaram a ouvir-se frases como “A luta continua, Governo para a rua” e “Fascismo nunca mais”.

Apesar dos apelos à calma do presidente da mesa do congresso, Diamantino Santos, os ânimos continuaram exaltados.

“O estar presente é um ato voluntário, respeitemos os que querem aqui estar e ouvir o ministro”, apelou Diamantino Santos.

Alguns dos presentes exibiram mesmo faixas com as inscrições “Defender os serviços públicos e servir as populações” e “Pelas freguesias 25 de Abril sempre”.

Cerca de metade das pessoas abandonaram a sala e o governante retomou o discurso minutos depois, defendendo que deve haver “tolerância por todos os pontos de vista”.

Cândido Moreira do PS é o novo presidente da Anafre com 94% de votos

O presidente da Junta de Freguesia de Padronelo, no concelho de Amarante, Joaquim Cândido Moreira, do PS, foi hoje eleito presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) com 94% dos votos (532 votos).

Cândido Moreira foi eleito numa lista única, depois de no sábado o independente Manuel Malícia Trindade, do Fundão, não ter conseguido reunir apoios suficientes para uma lista alternativa, que tinha como lema “em defesa da mudança e pela renovação”.

No conselho diretivo — órgão para o qual houve 34 votos em branco – Cândido Moreira ficará acompanhado pelo seu antecessor, Armando Vieira (Oliveirinha, Aveiro – PSD) e por Francisco Firmino Jesus (Castelo, Sesimbra – PCP).

Comparativamente ao conselho diretivo que agora terminou funções, de uma lista de 21 pessoas o novo repete 12 nomes.

O novo presidente da mesa do congresso e do conselho geral é Diamantino dos Santos, presidente da Junta de Viseu (PSD), que foi eleito com 531 votos a favor (93,82%) e 35 em branco.

O conselho geral vai ser presidido por Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa (PSD), que conseguiu 524 votos a favor (92,58%) e 42 votos em branco.

O conselho fiscal passa a ser liderado por Dinis Pinto, presidente da Junta do Alvito, em Beja (PCP), que reuniu 526 votos a favor (92,93%) e 40 em branco.

O congresso da Anafre contou com 699 votantes inscritos, tendo perto de 81% das votações sido consideradas válidas, ou seja, 566. A abstenção foi de 19%.

Tradicionalmente, a Anafre é dirigida por uma lista de consenso com representantes dos partidos mais votados e quem preside é escolhido pelo partido com mais juntas ganhas nas autárquicas. Este ano, pela primeira vez, um independente anunciou a intenção de se candidatar, o que não conseguiu concretizar.

No sábado de manhã, Manuel Malícia Trindade tinha apelado aos participantes no congresso que o ajudassem a levar a votação uma segunda lista, mas à hora limite para apresentação das listas candidatas aos órgãos da Anafre apenas tinha conseguido 44 juntas de freguesia apoiantes, quando precisava de 50.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …

Pavlenski, o artista que divulgou o vídeo sexual de candidato à câmara de Paris, foi detido

Piotr Pavlenski foi detido este sábado, em Paris. O ativista e artista russo era procurado pela polícia por ter estado envolvido numa rixa violenta na noite da passagem de ano. Segundo avança a AFP, Piotr Pavlenski …