//

Discurso de Poiares Maduro interrompido por autarcas

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro

O discurso do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, no encerramento do congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) foi hoje interrompido por protestos dos presentes.

Ao subir para o palco e ainda antes do início dos discursos, o governante já tinha sido vaiado pelos congressistas que enchiam o auditório principal do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Assim que chegou a vez de Poiares Maduro discursar, começaram a ouvir-se frases como “A luta continua, Governo para a rua” e “Fascismo nunca mais”.

Apesar dos apelos à calma do presidente da mesa do congresso, Diamantino Santos, os ânimos continuaram exaltados.

“O estar presente é um ato voluntário, respeitemos os que querem aqui estar e ouvir o ministro”, apelou Diamantino Santos.

Alguns dos presentes exibiram mesmo faixas com as inscrições “Defender os serviços públicos e servir as populações” e “Pelas freguesias 25 de Abril sempre”.

Cerca de metade das pessoas abandonaram a sala e o governante retomou o discurso minutos depois, defendendo que deve haver “tolerância por todos os pontos de vista”.

Cândido Moreira do PS é o novo presidente da Anafre com 94% de votos

O presidente da Junta de Freguesia de Padronelo, no concelho de Amarante, Joaquim Cândido Moreira, do PS, foi hoje eleito presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) com 94% dos votos (532 votos).

Cândido Moreira foi eleito numa lista única, depois de no sábado o independente Manuel Malícia Trindade, do Fundão, não ter conseguido reunir apoios suficientes para uma lista alternativa, que tinha como lema “em defesa da mudança e pela renovação”.

No conselho diretivo — órgão para o qual houve 34 votos em branco – Cândido Moreira ficará acompanhado pelo seu antecessor, Armando Vieira (Oliveirinha, Aveiro – PSD) e por Francisco Firmino Jesus (Castelo, Sesimbra – PCP).

Comparativamente ao conselho diretivo que agora terminou funções, de uma lista de 21 pessoas o novo repete 12 nomes.

O novo presidente da mesa do congresso e do conselho geral é Diamantino dos Santos, presidente da Junta de Viseu (PSD), que foi eleito com 531 votos a favor (93,82%) e 35 em branco.

O conselho geral vai ser presidido por Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa (PSD), que conseguiu 524 votos a favor (92,58%) e 42 votos em branco.

O conselho fiscal passa a ser liderado por Dinis Pinto, presidente da Junta do Alvito, em Beja (PCP), que reuniu 526 votos a favor (92,93%) e 40 em branco.

O congresso da Anafre contou com 699 votantes inscritos, tendo perto de 81% das votações sido consideradas válidas, ou seja, 566. A abstenção foi de 19%.

Tradicionalmente, a Anafre é dirigida por uma lista de consenso com representantes dos partidos mais votados e quem preside é escolhido pelo partido com mais juntas ganhas nas autárquicas. Este ano, pela primeira vez, um independente anunciou a intenção de se candidatar, o que não conseguiu concretizar.

No sábado de manhã, Manuel Malícia Trindade tinha apelado aos participantes no congresso que o ajudassem a levar a votação uma segunda lista, mas à hora limite para apresentação das listas candidatas aos órgãos da Anafre apenas tinha conseguido 44 juntas de freguesia apoiantes, quando precisava de 50.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.