Discurso de Poiares Maduro interrompido por autarcas

Rodrigo Gatinho / portugal.gov

Miguel Poiares Maduro

Miguel Poiares Maduro

O discurso do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, no encerramento do congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) foi hoje interrompido por protestos dos presentes.

Ao subir para o palco e ainda antes do início dos discursos, o governante já tinha sido vaiado pelos congressistas que enchiam o auditório principal do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

Assim que chegou a vez de Poiares Maduro discursar, começaram a ouvir-se frases como “A luta continua, Governo para a rua” e “Fascismo nunca mais”.

Apesar dos apelos à calma do presidente da mesa do congresso, Diamantino Santos, os ânimos continuaram exaltados.

“O estar presente é um ato voluntário, respeitemos os que querem aqui estar e ouvir o ministro”, apelou Diamantino Santos.

Alguns dos presentes exibiram mesmo faixas com as inscrições “Defender os serviços públicos e servir as populações” e “Pelas freguesias 25 de Abril sempre”.

Cerca de metade das pessoas abandonaram a sala e o governante retomou o discurso minutos depois, defendendo que deve haver “tolerância por todos os pontos de vista”.

Cândido Moreira do PS é o novo presidente da Anafre com 94% de votos

O presidente da Junta de Freguesia de Padronelo, no concelho de Amarante, Joaquim Cândido Moreira, do PS, foi hoje eleito presidente do conselho diretivo da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) com 94% dos votos (532 votos).

Cândido Moreira foi eleito numa lista única, depois de no sábado o independente Manuel Malícia Trindade, do Fundão, não ter conseguido reunir apoios suficientes para uma lista alternativa, que tinha como lema “em defesa da mudança e pela renovação”.

No conselho diretivo — órgão para o qual houve 34 votos em branco – Cândido Moreira ficará acompanhado pelo seu antecessor, Armando Vieira (Oliveirinha, Aveiro – PSD) e por Francisco Firmino Jesus (Castelo, Sesimbra – PCP).

Comparativamente ao conselho diretivo que agora terminou funções, de uma lista de 21 pessoas o novo repete 12 nomes.

O novo presidente da mesa do congresso e do conselho geral é Diamantino dos Santos, presidente da Junta de Viseu (PSD), que foi eleito com 531 votos a favor (93,82%) e 35 em branco.

O conselho geral vai ser presidido por Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Lisboa (PSD), que conseguiu 524 votos a favor (92,58%) e 42 votos em branco.

O conselho fiscal passa a ser liderado por Dinis Pinto, presidente da Junta do Alvito, em Beja (PCP), que reuniu 526 votos a favor (92,93%) e 40 em branco.

O congresso da Anafre contou com 699 votantes inscritos, tendo perto de 81% das votações sido consideradas válidas, ou seja, 566. A abstenção foi de 19%.

Tradicionalmente, a Anafre é dirigida por uma lista de consenso com representantes dos partidos mais votados e quem preside é escolhido pelo partido com mais juntas ganhas nas autárquicas. Este ano, pela primeira vez, um independente anunciou a intenção de se candidatar, o que não conseguiu concretizar.

No sábado de manhã, Manuel Malícia Trindade tinha apelado aos participantes no congresso que o ajudassem a levar a votação uma segunda lista, mas à hora limite para apresentação das listas candidatas aos órgãos da Anafre apenas tinha conseguido 44 juntas de freguesia apoiantes, quando precisava de 50.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …