Dirigentes europeus pedem que Blatter deixe o cargo

thesportreview / Flickr

Presidente da FIFA, Joseph Sepp Blatter

Presidente da FIFA, Joseph Sepp Blatter

A dois dias do início do Mundial de Futebol, dirigentes das associações de futebol da Europa criticaram o presidente da FIFA, Joseph Sepp Blatter, e pediram que deixe o cargo em 2015.

As declarações vieram à tona durante o congresso anual da FIFA, que teve lugar em São Paulo, na sequência de uma onda de suspeitas de corrupção contra o órgão.

A FIFA está a investigar acusações de corrupção na eleição do Qatar como país-sede do Mundial 2022.

O presidente da associação holandesa de futebol, Michael van Praag, disse que Blatter não deve tentar a reeleição no próximo ano e que já está na altura de colocar um fim ao seu reinado.

“A imagem da FIFA deteriorou-se devido a tudo o que tem acontecido nos últimos anos”, disse van Praag, que também é membro do comité executivo da UEFA. “As pessoas relacionam a FIFA a corrupção e subornos. Poucas pessoas ainda levam a FIFA a sério e, não importa o ponto de vista, Blatter é o principal responsável.”

Num discurso, van Praag dirigiu-se a Blatter afirmando que “não está a tornar as coisas fáceis para si mesmo, e considero que não seja mais o homem certo para esse cargo.”

Inaceitável

Greg Dyke, presidente da federação inglesa de futebol, também criticou Blatter em público, qualificando como “totalmente inaceitável” o fato do dirigente ter dito que as acusações contra ele tinham motivações racistas. “As acusações feitas não têm nada a ver com racismo, são alegações de corrupção”.

O dirigente britânico ainda afirmou que as acusações precisam ser investigadas com seriedade. “Muitos de nós estamos profundamente preocupados com estas acusações. Já é hora de a FIFA parar de atacar o mensageiro e considerar a mensagem – e compreendê-la”, atacou.

Escândalo

Durante o encontro em São Paulo, Blatter teria dito a delegados da FIFA que gostaria de se candidatar para um quinto mandato nas eleições de 2015

O vice-presidente da UEFA, David Gill, também pediu a Blatter que não tente reeleger-se.

“Pessoalmente, acho que sim [que ele deve sair]. Devemos seguir em frente.”

O escândalo envolvendo a escolha do Qatar ganhou um novo capítulo na semana passada, quando o Sunday Times publicou que Mohammed Bin Hammam, ex-principal dirigente de futebol do Qatar que está no centro das acusações, pagou 3 milhões de libras a autoridades de futebol de todo o mundo para conseguir o apoio para a escolha do país.

O ex-dirigente é acusado de ter usado seus contatos na família real e no governo do Qatar para conseguir acordos e favores e, assim, garantir a realização do torneio no país.

Segundo os emails obtidos pelo jornal, alguns deles vistos pela BBC, Bin Hammam:

  • Visitou o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir “relações bilaterais entre a Rússia e o Qatar um mês antes da votação para os países-sede das Copas de 2018 e 2022;
  • Intermediou conversas entre o governo e o executivo da FIFA na Tailândia, Worawi Makudi, para concretizar um acordo de importação de entre o país e o Qatar;
  • Convidou o ex-executivo da FIFA na Alemanha, Franz Beckenbauer, a ir a Doha apenas cinco meses antes da votação juntamente com empresários do setor do petróleo e do gás, que o haviam contratado como consultor. A empresa disse que explorava investimentos no Qatar, mas não chegou a fechar negócios. Beckenbauer negou-se a comentar o assunto;
  • Intermediou encontros entre nove executivos da FIFA, entre eles o presidente Joseph Blatter, e membros da família real do Qatar;
  • Intermediou um encontro entre a equipa de campanha do Qatar e o presidente da UEFA, Michel Platini. Platini, que admite ter votado pelo Qatar, diz que Bin Hammam não participou da reunião e diz não ter nada a esconder.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Arquipélago na "Atlântida britânica" sobreviveu a tsunami há 8 mil anos

Cientistas acreditam que uma parte de Doggerland, uma antiga civilização conhecida como a "Atlântida britânica", tenha sobrevivido ao tsunami que inundou a região há 8 mil anos. Doggerland foi uma civilização antiga no Mar do Norte, …

Plano de vacinação pode prolongar-se até março de 2022. Normalidade pode regressar já no próximo verão

Portugal vai receber 22,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 que chegam para imunizar toda a população, mas o processo vai decorrer em três fases, a última das quais poderá prolongar-se até ao …

Partidos concordam com o alívio no Natal (mas plano de vacinação não satisfaz Marcelo)

Com o voto favorável do PSD assegurado, o Parlamento vai aprovar, esta sexta-feira, o decreto presidencial com a segunda renovação do estado de emergência desta segunda fase da pandemia. Depois da reunião no Infarmed, Marcelo Rebelo …

Vespas "buraco de fechadura" conseguem fazer um avião despenhar-se

Conhecidas como vespas "buraco de fechadura", estes insetos constroem os seus ninhos em sítios minúsculos. Em alguns casos raros, podem mesmo levar a que um avião se despenhe. As Pachodynerus nasidens, mais conhecidas por vespas "buraco …

Estado de emergência até 7 de janeiro será idêntico ao que está em vigor. Marcelo só mudou introdução

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou à Assembleia da República a proposta de renovação do estado de emergência que deverá ficar em vigor até 7 de janeiro. “Depois de ouvido o Governo, …

Cidade chinesa com mais de 10.500 infetados com brucelose após bactéria "escapar" de laboratório

Mais de 10.500 pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de a bactéria ter "escapado" de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram as autoridades. A cidade de …

Movimento "A Pão e Água" termina greve de fome de 7 dias após reunião com Medina

Os elementos do movimento "Sobreviver a Pão e Água" terminaram esta quinta-feira a greve de fome que durava há quase uma semana, em frente à Assembleia da República, disse à agência Lusa o porta-voz, José …

Cientistas transformam lixo em medicamento para o Parkinson e aminoácido

Uma equipa de investigadores descobriu uma maneira inovadora de transformar resíduos em num medicamento para tratar a doença de Parkinson e no aminoácido prolina. E que resíduos são estes que podem ser aproveitados? Segundo a Futurity, …

Desafiando todas as teorias, uma galáxia distante resiste ao "banquete" do seu buraco negro

O telescópio aerotransportado SOFIA (Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy) encontrou uma galáxia que sobrevive às forças vorazes de um quasar, continuando a "dar à luz" cerca de 100 novas estrelas do tamanho do Sol por …

O Sistema Solar vai desintegrar-se completamente (muito) mais cedo do que se pensava

Astrónomos e físicos têm tentado desvendar o destino final do Sistema Solar há centenas de anos. De acordo com novas simulações, o nosso sistema vai desintegrar-se mais cedo do que se pensava. Um dia, o nosso …