Dirigentes do Chega envolvem-se em confronto físico no Parlamento — Direito de Resposta

António Pedro Santos / Lusa

O deputado Rui Afonso, do partido Chega, requereu junto do nosso jornal Direito de Resposta à notícia “Dirigentes do Chega envolvem-se em confronto físico no Parlamento” — que transcrevemos abaixo.

Nos termos do disposto no artigo 25º nos nºs 1 e 3 do artigo 24ª da Lei da Imprensa, o deputado Rui Afonso vem “reclamar a publicação e emissão do Direito de Resposta” no decurso da notícia publicada no ZAP no dia 7 de janeiro, com o título “Dirigentes do Chega envolvem-se em confronto físico no Parlamento”, baseada numa notícia do jornal Observador.

No seguimento do requerimento recebido, o ZAP publica abaixo a resposta enviada pelo seu autor:

Informo V.Exa. que o artigo em causa contém um conjunto de factos falsos, deturpados e ofensivos, apresentados de forma sensacionalista e claramente exagerada, os quais têm como resultado evidente um dano à reputação da minha pessoa, do Grupo Parlamentar, do Partido que represento e, em última instância, à própria Assembleia da República.

Assim, cumpre-me esclarecer que:

1. Na notícia em apreço foi ostensivamente referido no seu título que somos ambos Dirigentes do Chega.

R: Trata-se de uma afirmação falsa, dado que Jerónimo Fernandes não possui qualquer cargo de Direção do Chega, seja Local, Distrital ou Nacional.

2. Na notícia em apreço foi referido que “De acordo com o Observador, os dirigentes locais do Chega discutiram num dos corredores da Assembleia da República…”

R: Trata-se de uma afirmação falsa. O que ocorreu foi a existência de uma reunião tensa, com alguns momentos de elevação do tom de voz, que decorreu num gabinete à porta fechada.

3. Na notícia em apreço foram usadas expressões como “confronto físico”, “ameaças” e “empurrões”.

R: Tratam-se de expressões com intuito depreciativo e que em nada correspondem à realidade dos factos. Caso tivessem ocorrido quaisquer dos casos supra descritos, seriam imediatamente acionados os Serviços de Segurança da Assembleia da República, o que manifestamente não ocorreu.

4. Na notícia em apreço foi referido que “Jerónimo Fernandes é muitas vezes o substituto de Rui Afonso nas reuniões, escreve o jornal. O problema é que Rui Afonso nem sempre pedirá para ser substituído e voltou mesmo a faltar na última sessão, o que terá levado ao aquecer dos ânimos no Parlamento”.

R: Trata-se de uma afirmação falsa e desprovida de qualquer sentido. O que despoletou os momentos de tensão foi a suposta lista de 21 nomes à V Convenção Nacional do Partido Chega que Jerónimo Fernandes queria entregar e não as minhas substituições na Assembleia Municipal do Porto.

Lisboa, 23 de janeiro de 2023,

Com os melhores cumprimentos

Rui Pedro da Silva Afonso.

ZAP //