/

Novo dirigente do CDS elogiou Salazar e PIDE (e acusou Aristides de Sousa Mendes de ser “agiota de judeus”)

26

Paulo Novais / Lusa

Abel Matos Santos e Francisco Rodrigues dos Santos

Entre 2012 e 2016, Abel Matos Santos escreveu no Facebook comentários contra o cônsul Aristides de Sousa Mendes, louvou Salazar e elogiou a PIDE.

A PIDE foi “uma das melhores polícias do mundo” e Aristides de Sousa Mendes um “agiota de judeus”. Segundo a edição desta quinta-feira do Expresso, estes comentários encontram-se em publicações de Abel Matos Santos feitas no Facebook, o dirigente nacional do CDS-PP que integra agora a Comissão Executiva do partido.

Questionado pelo semanário, Abel Matos Santos refere que todas as publicações tiveram “o seu contexto”, enquanto que a direção do CDS diz desconhecer as declarações – e lembra que o pensamento do dirigente já era “conhecido” do partido.

As publicações multiplicam-se, pelo menos, desde outubro de 2012. Nesta data, Matos Santos partilhou uma notícia do jornal Público – Embaixador de Israel diz que Portugal tem uma ‘nódoa’ que os judeus não esquecem – e fez um comentário sobre Aristides de Sousa Mendes, diplomata que concedeu contra a vontade de Salazar milhares de vistos a refugiados: “Porque será que defendem Sousa Mendes, que foi um agiota dos judeus?”.

A 27 de julho de 2015, Abel Matos Santos escreveu um publicação, a propósito de uma notícia da TSF – O que fazer com a memória de um ditador? – onde elogia o ditador português.

Viva Salazar! E ele vive mesmo! Façam o que fizerem, mudem o nome da ponte que ele fez, apaguem nomes de ruas, mintam sobre ele, façam o que fizerem nunca conseguirão apagar a sua memória e o seu vasto legado! Foi sem dúvida alguma um dos maiores e melhores portugueses de sempre!”, escreveu o atual dirigente centrista.

Nos comentários desta publicação, o Expresso refere que Matos Santos aconselhou uma das pessoas a consultar o site do SIS sobre a PIDE, “uma das melhores polícias do mundo”, que só provocaria problemas “aos comunistas e àqueles que atentavam contra a segurança do Estado”, “e muito bem”. Questiona ainda as brutais torturas da polícia política salazarista: “Quais torturas?“.

Matos fez ainda um post a 25 de Abril de 2016 – “dia de lavagem cerebral” – onde escreveu: “Mas o que comemoram eles? Háaa, já sei, é a Liberdade… A liberdade de abortar, de mudar de sexo de manhã e à tarde, de usar crianças de modo egoísta para satisfação de ideologias e projetos pessoais… (…) É isto tudo que hoje se comemora em Portugal! Um país outrora pluricontinental e pluriracial, hoje pluriendividado!”.

Depois de, num primeiro momento, ter confirmado a veracidade das declarações, Abel Matos Santos enviou um email ao semanário no qual defende que “expurgar frases desses textos e descontextualizá-las não é um exercício sério”. Deixou ainda de fora o presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos: “É totalmente alheio ao que escrevi”.

Matos Santos declarou o seu apoio ao atual líder centrista, depois de ter desistido da sua candidatura a favor de Francisco. Passou assim a integrar a nova Comissão Executiva do CDS-PP.

O vice Filipe Lobo d’Ávila disse ao matutino que a direção “desconhece” estas posições mas que o pensamento de Matos Santos, tendo exercido cargos locais e feito parte da Comissão Política anterior, é “conhecido” do partido.

ZAP //

26 Comments

      • Não sei se há cura para isso (ou sequer se isso é legal!!), mas, segundo reza a história, Cristo também era comunista!…
        Depois virem estes “advogadozecos” vigaristas e transformaram aquelas estorinhas medievais dos deuses, etc, num negócio (livre de impostos!) que ainda agora faz corar de inveja os maiores capitalitas do mundo!…

  1. E cada vez mais iremos assistir ao espetáculo folclórico de um bando putos betinhos, empurrados por uma máquina política em desespero, que observa e se inspira na forma como está a resultar a estratégia populista barata do Chega.

  2. Se o CDS precisava de uma BOA solução para o partido não se extinguir a breve prazo, a meu ver, escolheu a pior. Este senhor está mais que apresentado. Agora é que vão finalmente assumir a extrema direita a que sempre pertenceram?

  3. Temos uma solução para esta abécula, que seria colocá-lo exactamente nas mesmas condições daqueles que foram enviados para o Tarrafal, dos que foram privados do sono, dos que foram queimados com beatas de cigarros dos que foram espancados impiedosamente para confessarem actos que não cometeram. e só aí poderíamos perguntar a esta avestruz se houve ou não tortura. Queremos saber imediatamente do sr. Rui Rio e do sr. Passos Coelho se o PSD quer uma coligação com este CDS.

    • Como o meu comentário inicial não passou e nem sequer usei vernáculos (por muita vontade que continuo a ter de os aqui colocar!), o que tinha escrito vai na linha do que escreveu, ou seja: se tivessem dado aos progenitores deste “senhor” os “tratamentos de SPA” que acima descreve, (já que a criatura diz desconhecer práticas de tortura, portanto deveriam ser “tratamentos de beleza”), se calhar nem tinha nascido! PONTO.

  4. tem graça sem graça nenhuma… mas sera que esse novais veio a publico comentar os repetidos louvores de dirigentes politicos a lenine estaline mao,maduro, fidel, che e outros assassinos e ditadores?…. engraçado que ter uma opiniao desde que nao seja de acordo com o politicamente correto ja e crime?…. todos sabemos que portugal foi um dos paises nao alinhados , isto e nao beligerantes que receberam melhor judeus durante a guerra……o regime embora dito ditatorial e fascista, nunca impediu que um navio com judeus aportasse . nunca discriminou o acolhimento de judeus em portugal. o que me parece e que enquanto deixam loas aos yhatolas esses jornalistazecos…….vem com estas noticias absolutamente nojentas e a desproposito. a liberdade de opiniao ainda e um direito democratico. o direito ao oportunismo tambem e livre mas condenavel

  5. Sou de direita, subentenda-se progressista e liberal e em nada me identico com valores xenófobos e causas nacionalistas exacerbadas. Acredito no mercado (ainda que regulamentado e controlado pelo estado). Não acredito em empresas públicas (seja ou não na área financeira).
    Não sou conservador e não sou católico. Quero menos e melhor estado. Quero pagar menos impostos e quero que o estado tenha respeito pela forma como utiliza o dinheiro que me custa a ganhar.
    Olhando para o espectro partidário, até aqui revia-me em alguns PSD’s e alguns CDS’s. Neste momento apenas me revejo no iniciativa liberal. O PSD está no centro. O CHEGA é o que se sabe. Este CDS defende as dimensões de direita que eu repudio. O Aliança nem vale a pena comentar.
    Só me revejo assim no único partido que é efetivamente liberal, o IL.

  6. Sou natural da terra de Aristides Sousa Mendes. Tal como milhões de pessoas, Sei a história deste HOMEM. Pena que haja poucos como ele. Este miúdo, certamente, nao fosse as baboseiras que manda ca para fora nunca seria conhecido, porque obra minca iremos ver dele. Se o partido está pelas ruas da amargura, então com garotos destes à frente do partido, desaparece do mapa partidário com representação na Assembleia da República. E não fazem falta menuma, diga se de passagem. Um conselho a este miúdo: dedica te à pesca.

  7. Não misturem as coisas.
    Louvem a obra de Arestides.
    E respeitem quem não se pode defender.
    Ditaduras e ganância, não se devem misturar.
    Se analisarmos bem, não sei quem era mais socialistas.
    Salazar que descanse em paz, pois tudo o que ele fez pelo país, nunca cobrou.
    Dúvido que alguém tenha um historial tão limpo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.