/

Diretores adjuntos do SEF demitem-se. Ministra nomeia novo diretor

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, com a directora nacional do SEF, Luísa Maia Gonçalves

Depois de a diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves, ter apresentado a demissão, seguem-se os dois diretores adjuntos. Esta segunda-feira, o MAI anunciou Carlos Alberto Matos Moreira como novo diretor.

A ministra da Administração Interna nomeou Carlos Alberto Matos Moreira para diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), anunciou hoje o MAI.

Segundo uma nota enviada pelo Ministério, o novo diretor era oficial de Ligação do MAI junto da União Europeia, na Representação Permanente de Portugal, em Bruxelas. Ingressou no SEF em 1991, onde foi diretor regional do centro do SEF entre 2003 e 2007.

Este domingo, o Diário de Notícias avançou que os dois diretores adjuntos do SEF, Joaquim Pedro Oliveira e António Carlos Patrício, apresentaram a sua demissão.

A decisão surgiu quatro dias depois da demissão da ex-diretora Luísa Maia Gonçalves, anunciada em comunicado na quarta-feira pelo Ministério da Administração Interna.

“A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, convocou hoje a diretora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves, para uma reunião com o propósito de lhe comunicar a sua intenção de a exonerar, tendo Luísa Maia Gonçalves apresentado a sua demissão”, lia-se na nota do MAI.

No SEF desde 1990, a ex-diretora foi nomeada em janeiro de 2016, em substituição de António Beça Pereira, que apresentou a demissão. Na altura, era inspetora coordenadora superior da carreira de investigação e fiscalização do serviço.

Segundo o DN, a decisão foi tomada devido à falta de confiança e crescente mal-estar que ambas reconheceram existir, acentuado nos últimos tempos pela nova Lei dos Estrangeiros, que permite concessão de residência a quem tenha uma promessa de trabalho.

Joaquim Pedro Oliveira e António Carlos Patrício são inspetores superiores do SEF e assumiram funções como diretores adjuntos de Luísa Maia Gonçalves na altura em que foi nomeada pelo Governo.

Na sexta-feira, o PSD pediu a audição parlamentar urgente da ministra da Administração Interna e da ex-diretora.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.