“Trono de sinhá”. Diretora da Vogue demite-se depois de dar festa alusiva à escravatura

(dr)

A diretora da Vogue Brasil pediu demissão do cargo na sequência de uma festa que deu alusiva à escravatura. Donata Meirelles celebrava os seus 50 anos em Salvador, num evento onde também participou o músico Caetano Veloso.

É possível ver, em várias fotografias captadas durante o evento, Donata Meirelles sentada numa cadeira, ladeada por quatro mulheres negras à sua volta que vestem roupas tradicionais de baianas do acarajé. A imagem foi interpretada como a representação de uma “sinhá” rodeada das suas “mucamas”, remetendo para o período da escravatura, tal como escreve o Folha de São Paulo.

A festa em causa ocorreu na última sexta-feira, no Palácio de Aclamação, num jantar luxuoso, que contou com a presença de Caetano Veloso que deu um pequeno concerto. Dias depois, já nesta quarta-feira, Donata Meirelles pediu demissão.

“Com tristeza no coração, mas com a coragem e a cabeça erguida que sempre pautaram a minha vida, inicio um novo ciclo e peço demissão da Vogue Brasil, uma publicação que ajudei a construir”, escreveu em comunicado citado pelo portal UOL.

“Amo-te Vogue, amo-te desde de miúda. Conta comigo para continuar a fazer a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como continuarei a defender”, escreveu na mesma nota.

Donata Meirelles, que ocupou o cargo durante sete anos, disse que a sua intenção não foi ser racista, mas antes homenagear a cultura do Candomblé.

Um dia depois da festa, e através da sua conta de Instagram, a antiga diretora da revista respondeu à polémica explicando que, na fotografia, a cadeira em que está sentada não é de “sinhá” e que os trajes são de mulheres baianas e não de mucamas, pedindo contudo desculpa por “ter causado uma impressão diferente”.

A Vogue Brasil reagiu em comunicado, lamentando “profundamente” o ocorrido. A revista acrescentou ainda esperar que o debate em torno desta polémica sirva de aprendizagem. “Nós acreditamos em ações afirmativas e prepositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas”, acrescentou.

A repercussão da festa chegou a ser internacional: Shelby Ivey Christie, diretora de marketing da L’Óreal e ex-executiva de vendas da Vogue dos Estados Unidos, usou o Twitter para considerar de “nojento” o tema da festa de Meirelles.

A primeira vez que a edição brasileira da revista Vogue colocou uma mulher negra na capa foi em 2011, 36 anos depois de ser lançada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …