“Trono de sinhá”. Diretora da Vogue demite-se depois de dar festa alusiva à escravatura

(dr)

A diretora da Vogue Brasil pediu demissão do cargo na sequência de uma festa que deu alusiva à escravatura. Donata Meirelles celebrava os seus 50 anos em Salvador, num evento onde também participou o músico Caetano Veloso.

É possível ver, em várias fotografias captadas durante o evento, Donata Meirelles sentada numa cadeira, ladeada por quatro mulheres negras à sua volta que vestem roupas tradicionais de baianas do acarajé. A imagem foi interpretada como a representação de uma “sinhá” rodeada das suas “mucamas”, remetendo para o período da escravatura, tal como escreve o Folha de São Paulo.

A festa em causa ocorreu na última sexta-feira, no Palácio de Aclamação, num jantar luxuoso, que contou com a presença de Caetano Veloso que deu um pequeno concerto. Dias depois, já nesta quarta-feira, Donata Meirelles pediu demissão.

“Com tristeza no coração, mas com a coragem e a cabeça erguida que sempre pautaram a minha vida, inicio um novo ciclo e peço demissão da Vogue Brasil, uma publicação que ajudei a construir”, escreveu em comunicado citado pelo portal UOL.

“Amo-te Vogue, amo-te desde de miúda. Conta comigo para continuar a fazer a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como continuarei a defender”, escreveu na mesma nota.

Donata Meirelles, que ocupou o cargo durante sete anos, disse que a sua intenção não foi ser racista, mas antes homenagear a cultura do Candomblé.

Um dia depois da festa, e através da sua conta de Instagram, a antiga diretora da revista respondeu à polémica explicando que, na fotografia, a cadeira em que está sentada não é de “sinhá” e que os trajes são de mulheres baianas e não de mucamas, pedindo contudo desculpa por “ter causado uma impressão diferente”.

A Vogue Brasil reagiu em comunicado, lamentando “profundamente” o ocorrido. A revista acrescentou ainda esperar que o debate em torno desta polémica sirva de aprendizagem. “Nós acreditamos em ações afirmativas e prepositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas”, acrescentou.

A repercussão da festa chegou a ser internacional: Shelby Ivey Christie, diretora de marketing da L’Óreal e ex-executiva de vendas da Vogue dos Estados Unidos, usou o Twitter para considerar de “nojento” o tema da festa de Meirelles.

A primeira vez que a edição brasileira da revista Vogue colocou uma mulher negra na capa foi em 2011, 36 anos depois de ser lançada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …