“Trono de sinhá”. Diretora da Vogue demite-se depois de dar festa alusiva à escravatura

(dr)

A diretora da Vogue Brasil pediu demissão do cargo na sequência de uma festa que deu alusiva à escravatura. Donata Meirelles celebrava os seus 50 anos em Salvador, num evento onde também participou o músico Caetano Veloso.

É possível ver, em várias fotografias captadas durante o evento, Donata Meirelles sentada numa cadeira, ladeada por quatro mulheres negras à sua volta que vestem roupas tradicionais de baianas do acarajé. A imagem foi interpretada como a representação de uma “sinhá” rodeada das suas “mucamas”, remetendo para o período da escravatura, tal como escreve o Folha de São Paulo.

A festa em causa ocorreu na última sexta-feira, no Palácio de Aclamação, num jantar luxuoso, que contou com a presença de Caetano Veloso que deu um pequeno concerto. Dias depois, já nesta quarta-feira, Donata Meirelles pediu demissão.

“Com tristeza no coração, mas com a coragem e a cabeça erguida que sempre pautaram a minha vida, inicio um novo ciclo e peço demissão da Vogue Brasil, uma publicação que ajudei a construir”, escreveu em comunicado citado pelo portal UOL.

“Amo-te Vogue, amo-te desde de miúda. Conta comigo para continuar a fazer a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como continuarei a defender”, escreveu na mesma nota.

Donata Meirelles, que ocupou o cargo durante sete anos, disse que a sua intenção não foi ser racista, mas antes homenagear a cultura do Candomblé.

Um dia depois da festa, e através da sua conta de Instagram, a antiga diretora da revista respondeu à polémica explicando que, na fotografia, a cadeira em que está sentada não é de “sinhá” e que os trajes são de mulheres baianas e não de mucamas, pedindo contudo desculpa por “ter causado uma impressão diferente”.

A Vogue Brasil reagiu em comunicado, lamentando “profundamente” o ocorrido. A revista acrescentou ainda esperar que o debate em torno desta polémica sirva de aprendizagem. “Nós acreditamos em ações afirmativas e prepositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas”, acrescentou.

A repercussão da festa chegou a ser internacional: Shelby Ivey Christie, diretora de marketing da L’Óreal e ex-executiva de vendas da Vogue dos Estados Unidos, usou o Twitter para considerar de “nojento” o tema da festa de Meirelles.

A primeira vez que a edição brasileira da revista Vogue colocou uma mulher negra na capa foi em 2011, 36 anos depois de ser lançada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …