“Trono de sinhá”. Diretora da Vogue demite-se depois de dar festa alusiva à escravatura

(dr)

A diretora da Vogue Brasil pediu demissão do cargo na sequência de uma festa que deu alusiva à escravatura. Donata Meirelles celebrava os seus 50 anos em Salvador, num evento onde também participou o músico Caetano Veloso.

É possível ver, em várias fotografias captadas durante o evento, Donata Meirelles sentada numa cadeira, ladeada por quatro mulheres negras à sua volta que vestem roupas tradicionais de baianas do acarajé. A imagem foi interpretada como a representação de uma “sinhá” rodeada das suas “mucamas”, remetendo para o período da escravatura, tal como escreve o Folha de São Paulo.

A festa em causa ocorreu na última sexta-feira, no Palácio de Aclamação, num jantar luxuoso, que contou com a presença de Caetano Veloso que deu um pequeno concerto. Dias depois, já nesta quarta-feira, Donata Meirelles pediu demissão.

“Com tristeza no coração, mas com a coragem e a cabeça erguida que sempre pautaram a minha vida, inicio um novo ciclo e peço demissão da Vogue Brasil, uma publicação que ajudei a construir”, escreveu em comunicado citado pelo portal UOL.

“Amo-te Vogue, amo-te desde de miúda. Conta comigo para continuar a fazer a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como continuarei a defender”, escreveu na mesma nota.

Donata Meirelles, que ocupou o cargo durante sete anos, disse que a sua intenção não foi ser racista, mas antes homenagear a cultura do Candomblé.

Um dia depois da festa, e através da sua conta de Instagram, a antiga diretora da revista respondeu à polémica explicando que, na fotografia, a cadeira em que está sentada não é de “sinhá” e que os trajes são de mulheres baianas e não de mucamas, pedindo contudo desculpa por “ter causado uma impressão diferente”.

A Vogue Brasil reagiu em comunicado, lamentando “profundamente” o ocorrido. A revista acrescentou ainda esperar que o debate em torno desta polémica sirva de aprendizagem. “Nós acreditamos em ações afirmativas e prepositivas e também que a empatia é a melhor alternativa para a construção de uma sociedade mais justa, em que as desigualdades históricas do País sejam debatidas e enfrentadas”, acrescentou.

A repercussão da festa chegou a ser internacional: Shelby Ivey Christie, diretora de marketing da L’Óreal e ex-executiva de vendas da Vogue dos Estados Unidos, usou o Twitter para considerar de “nojento” o tema da festa de Meirelles.

A primeira vez que a edição brasileira da revista Vogue colocou uma mulher negra na capa foi em 2011, 36 anos depois de ser lançada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …