/

Diretora da Segurança Social de Setúbal demite-se após polémica com vacinas

Mário Cruz / Lusa

A diretora do Centro Distrital de Setúbal do Instituto da Segurança Social (ISS), Natividade Coelho, apresentou esta sexta-feira um pedido de “cessação de funções” que já foi aceite Conselho Diretivo do Instituto da Segurança Social.

A mais recente polémica relativa à vacinação contra a covid-19 de pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, aconteceu na Segurança Social de Setúbal e já motivou a abertura de um inquérito interno urgente.

De acordo com a TSF, a diretora do Centro Distrital de Setúbal do Instituto da Segurança Social (ISS) apresentou, entretanto, um pedido de “cessação de funções”, que já foi aceite.

A decisão surge um dia após ter sido tornado público que 126 funcionários da Segurança Social de Setúbal terão sido vacinados contra a covid-19, integrando uma lista que deveria ser exclusiva para idosos e trabalhadores de lares.

Num comunicado enviado às redações, o ISS adianta que esta demissão “produz efeitos na próxima segunda-feira”.

Além disso, teve já início nesta quinta-feira “um processo de averiguações urgente” com o objetivo de apurar o que levou à “vacinação de funcionários no Centro Distrital de Setúbal e eventuais responsabilidades”.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) tinha confirmado esta sexta-feira à agência Lusa a vacinação de 126 pessoas do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal (CDSSS), que integravam uma lista de que também fazia parte a diretora Natividade Coelho e diretores de unidade e de núcleo.

“A aplicação do Plano de Vacinação contra a covid-19, em especial a vacinação de residentes e profissionais de lares, envolve diversas entidades”, esclareceu a ARSLVT, adiantando que o ACES Arrábida (Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida) “recebeu a listagem onde constava o nome da instituição, bem como o número de pessoas a vacinar, tendo, assim, vacinado 126 pessoas da referida instituição, no dia 21 de janeiro”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.