Diretor dos serviços prisionais acusa funcionários de violar regras. Prisão da Carregueira tem 3 infetados

No mesmo dia em que se registaram 3 infetados na prisão de Carregueira, soube-se que o Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais enviou um e-mail aos diretores regionais e diretores de prisões de todo o país a avisar que há funcionários a violar as regras de proteção da covid-19.

De acordo com o e-mail enviado pelo Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais aos diretores regionais e diretores de prisões de todo o país, ao qual o Observador teve acesso, há funcionários a “abrandar as regras de prevenção” da covid-19, a retirarem as máscaras e a não ser repreendidos diretamente.

Segundo o Observador, Rómulo Mateus tem recebido informações sobre “trabalhadores que abrandam as regras de prevenção e retiram a máscara do rosto, no interior dos estabelecimentos” prisionais.

Segundo o responsável, se isso estiver a acontecer, “põe em causa todo o esforço que vimos fazendo há vários meses no sentido de evitar a entrada e a difusão da pandemia no interior das nossas instalações”.

“Não compreendo que um profissional em funções, no interior do estabelecimento, ou no exterior em missão, abrande as regras de prevenção, arriscando adoecer e transformar-se num foco difusor da pandemia”, escreveu, citado pelo Observador. Além disso, disse que menos percebe que “Diretores, Comissários, Chefes, Coordenadores, não reprimam imediatamente atitude tão irresponsável quanto esta”.

Segundo o Observador, Rómulo Mateus pediu que todos os diretores e chefes promovam “vigilância e disciplina cívica para proteção de todos” e que impeçam uso incorreto do equipamento de proteção individual.

O e-mail foi enviado na mesma semana em que surgiram os primeiros casos de infeção dentro de estabelecimentos prisionais. Há três casos de funcionários no Hospital Prisional de Caxias e outros três funcionários do Estabelecimento Prisional da Carregueira.

Em Caxias, foram feitos testes às pessoas que tiveram contactos com os infetados e todos deram negativo. Na Carregueira, foram feitos testes aos trabalhadores em contacto direto com contaminados. Só depois serão feitos testes aos reclusos. As visitas agendadas para esta sexta-feira foram canceladas.

Em declarações à Renascença, Jorge Alves, do Sindicato dos Guardas Prisionais, acusou a direção e chefia do Estabelecimento Prisional da Carregueira de ocultar a situação. “Ocultou o número de infetados e ocultou a infeção no pessoal, porque os testes foram realizados, o resultado terá vindo e, segundo parece – e esta é a preocupação do pessoal – as pessoas estiveram a trabalhar infetadas mesmo depois de ter vindo o resultado”, acusou.

Em abril, o Presidente da República aceitou conceder 14 indultos para libertação extraordinária de reclusos devido à pandemia de covid-19, dirigindo-se a reclusos que cumprem penas de prisão, que têm mais de 65 anos e que são doentes. Foram libertados cerca de 2.000 reclusos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …