Diretor dos serviços prisionais acusa funcionários de violar regras. Prisão da Carregueira tem 3 infetados

No mesmo dia em que se registaram 3 infetados na prisão de Carregueira, soube-se que o Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais enviou um e-mail aos diretores regionais e diretores de prisões de todo o país a avisar que há funcionários a violar as regras de proteção da covid-19.

De acordo com o e-mail enviado pelo Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais aos diretores regionais e diretores de prisões de todo o país, ao qual o Observador teve acesso, há funcionários a “abrandar as regras de prevenção” da covid-19, a retirarem as máscaras e a não ser repreendidos diretamente.

Segundo o Observador, Rómulo Mateus tem recebido informações sobre “trabalhadores que abrandam as regras de prevenção e retiram a máscara do rosto, no interior dos estabelecimentos” prisionais.

Segundo o responsável, se isso estiver a acontecer, “põe em causa todo o esforço que vimos fazendo há vários meses no sentido de evitar a entrada e a difusão da pandemia no interior das nossas instalações”.

“Não compreendo que um profissional em funções, no interior do estabelecimento, ou no exterior em missão, abrande as regras de prevenção, arriscando adoecer e transformar-se num foco difusor da pandemia”, escreveu, citado pelo Observador. Além disso, disse que menos percebe que “Diretores, Comissários, Chefes, Coordenadores, não reprimam imediatamente atitude tão irresponsável quanto esta”.

Segundo o Observador, Rómulo Mateus pediu que todos os diretores e chefes promovam “vigilância e disciplina cívica para proteção de todos” e que impeçam uso incorreto do equipamento de proteção individual.

O e-mail foi enviado na mesma semana em que surgiram os primeiros casos de infeção dentro de estabelecimentos prisionais. Há três casos de funcionários no Hospital Prisional de Caxias e outros três funcionários do Estabelecimento Prisional da Carregueira.

Em Caxias, foram feitos testes às pessoas que tiveram contactos com os infetados e todos deram negativo. Na Carregueira, foram feitos testes aos trabalhadores em contacto direto com contaminados. Só depois serão feitos testes aos reclusos. As visitas agendadas para esta sexta-feira foram canceladas.

Em declarações à Renascença, Jorge Alves, do Sindicato dos Guardas Prisionais, acusou a direção e chefia do Estabelecimento Prisional da Carregueira de ocultar a situação. “Ocultou o número de infetados e ocultou a infeção no pessoal, porque os testes foram realizados, o resultado terá vindo e, segundo parece – e esta é a preocupação do pessoal – as pessoas estiveram a trabalhar infetadas mesmo depois de ter vindo o resultado”, acusou.

Em abril, o Presidente da República aceitou conceder 14 indultos para libertação extraordinária de reclusos devido à pandemia de covid-19, dirigindo-se a reclusos que cumprem penas de prisão, que têm mais de 65 anos e que são doentes. Foram libertados cerca de 2.000 reclusos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vieira reeleito em votação histórica para o sexto (e último) mandato

O presidente do Benfica esta quarta-feira eleito para um sexto mandato, manifestou "orgulho" por vencer o ato eleitoral mais concorrido da história do clube e apelou a que os benfiquistas "respeitem os resultados" do escrutínio. "Vencer …

Bélgica anuncia confinamento parcial. Ministro visita hospital e mostra-se "chocado" com o que viu

O chefe do governo federal na Bélgica anunciou ontem novas medidas de confinamento que entraram em vigor à meia-noite em todo o território. Em causa está uma crescente preocupação com o aumento de infetados que, …

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …

Novas restrições serão circunscritas a territórios. Rui Moreira vai aguardar pelo Conselho de Ministros

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu esta quinta-feira que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser …